TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE PSICOLOGIA-RESUMO CAPITULOS 3,4 e 5 DO LIVRO “PSICOLOGIAS”

Por:   •  2/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

DISCIPLINA: História da Educa

[pic 3]

DISCIPLINA: PSICOLOGIA

PROFESSOR (A): DRª MARIA JUCILENE SILVA G SOUSA

ALUNO (A): ANDERSON OLIVEIRA

CURSO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA

ATIVIDADE I PARA RECUPERAÇÃO DE NOTA

ATIVIDADE DE PSICOLOGIA-RESUMO CAPITULOS 3,4 e 5 DO LIVRO “PSICOLOGIAS”

ORIENTADOR

 PROF° DRª MARIA JUCILENE SILVA G SOUSA

CARUTAPERA 2022

O Behaviorismo

O termo Behaviorismo se origina do termo em inglês Behavior, que significa comportamento. O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B.
Watson, em artigo publicado em 1913, o Behaviorismo, também chamado de Psicologia Comportamental, é uma teoria que estuda a psicologia através da observação do comportamento humano, Watson na época entregou o que muitos psicólogos da época procuravam um objeto observável, mensurável, cujos experimentos
poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos e foi dessa forma com essas características de estudo que a psicologia ganhara status de ciência.

        Apesar do termo behaviorismo ter relação com o comportamento que é o objeto de estudo da psicologia, houveram grandes mudanças desde seu aparecimento com Watson, o behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações), Watson cunhou o termo behaviorismo para deixar claro que sua preocupação era com aspectos observáveis do comportamento; Vale ressaltar que Watson em nenhum momento negou a importância dos processos mentais na psicologia, mas apenas os considerava pouco práticos para a realização de estudos objetivos.

        Apesar de haver diversas outras ramificações, há duas grandes vertentes behavioristas principais estudadas a clássica formulada por Watson cujo defendia que  o comportamento é um fenômeno observável, passível de mensuração e concordância entre todos os observadores; Esse comportamento surge a partir de um estimulo presente no ambiente externo ao indivíduo, ou seja, os estímulos ambientais são as causas dos comportamentos, no behaviorismo clássico se adota o e a resposta como partes integrantes do comportamento. E a outra grande vertente do behaviorismo é a de B. F. Skinner A publicação do livro Science and Human Behavior por B. F. Skinner em 1953 inaugura essa vertente comportamentalista chamada de radical.

Em linhas gerais, enquanto que para Watson a compreensão da realidade se dava por meio de consenso social, como na frase a verdade é observável a todos, Skinner baseia suas pesquisas nas respostas que o indivíduo analisado apresenta. Ou seja, o que o indivíduo diz ou responde deve ser analisado individualmente, diferente do Behaviorismo Clássico, que tenta universalizar as causas do comportamento usando a observação consensual, o Behaviorismo Radical se interessa pela influência que o comportamento exerce na experiência de um determinado sujeito, skinner propões varias e varias teorias a qual sempre levou como base behaviorismo.

São características do behaviorismo as seguintes ideias o meio externo determina grande parte do comportamento humano; realidade subjetivas e espirituais não são analisadas na teoria positivismo; realidades não comportamentais, como genética e outros aspectos biológicos, possuem pouca ou nenhuma importância para a personalidade; experimentos exercem grande importância na elaboração das teorias; Três experimentos behavioristas são considerados principais. Eles trouxeram novas informações fisiológicas e psicológicas, sustentando aspectos da teoria behaviorista. Eles são o cão de Pavlov; experimento com o pequeno Albert; a caixa de Skinner. 

        O behaviorismo via na educação uma ótima maneira de analisar e modificar o comportamento humano. Segundo Watson, ao alterar determinadas variáveis do ensino maneira de transmitir o conteúdo ou diferentes formas de estudar, por exemplo, seria possível haver incrementos na aprendizagem das crianças. O behaviorismo rechaça a ideia de que a personalidade humana é formada a partir de fatores genéticos, químicos ou outros fatores semelhantes.

        

        

A Gestalt

        Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria forma ou configuração, que não é utilizado, por não corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia; Ernst Mach (1838-1916), físico, e Christian von Ehrenfels (1859-1932), filósofo e psicólogo, desenvolviam uma psicofísica com estudos sobre as sensações de espaço-forma e tempo-forma e podem ser considerados como os mais diretos antecessores da Psicologia da Gestalt. A teoria da Gestalt é uma das correntes de pensamento mais conhecidas para estudar a percepção. Além disso, ela traz uma filosofia e leis gerais que são aplicados em diversos campos da psicologia humana. A Gestalt ou Teoria da Forma é uma corrente de pensamento que propõe que a simples união das partes não explica o todo. Conforme um de seus principais autores, Max Wertheimer, a percepção humana é estruturada e organizada e, por isso, não deve ser reduzida a elementos menores.

        Ao tentar entender o que nos rodeia, o que a Gestalt sugere é que não nos concentremos em cada componente pequeno, mas sim em como eles interagem uns com os outros, em sistemas complexos. O princípio de Gestalt desempenha, por isso, um papel importante no desenvolvimento moderno do estudo da sensação e da percepção humana, encontramos vários temas importantes dentro das percepções gestaltianas como a percepção que foi o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria, a Boa Forma a gestalt encontra nesses fenômenos da percepção as condições
para a compreensão do comportamento humano. a maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento, o meio Geográfico é o meio enquanto tal, o meio físico em termos objetivos, o meio comportamental é o meio resultante da interação do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção equilíbrio, simetria, estabilidade e
simplicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (272 Kb)   docx (116.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com