TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINÁRIA INDIVIDUAL

Relatório de pesquisa: ATIVIDADE INTERDISCIPLINÁRIA INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

para o planejamento.

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Diamantina

2013

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Atividade interdisciplinar para conclusão de curso apresentado a UNOPAR Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharelado em Administração ás disciplinas de Administração Estratégica, Administração de Sistema de Informação e Gestão de Negócios.

Diamantina

2013

INTRODUÇÃO

Tomando por base os conhecimentos adquiridos neste ultimo semestre do Curso de Administração de Empresas, pode-se apresentar algumas contribuições importantes sobre as disciplinas da Administração Estratégia, Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Negócios.

O desenvolvimento deste trabalho permitiu realizar um estudo sobre o comportamento dos consumidores de forma que os futuros administradores possam entender sobre a importância da empresas atuarem de modo a satisfazer as necessidades e vontades de seu mercado-alvo, além de contribuir para o processo de troca.

Os sistemas de informação também foram abordados, onde buscou-se ressaltar sobre a importância destes Sistemas e tecnologias como um componente vital para o sucesso de empresas e organizações

A informação foi tratada como sendo uma exímia ferramenta para a Gestão de Negócios, mediante a sua capacidade de agregar valor para subsidiar processos de tomada de decisão.

PRIMEIRO DESAFIO – ADMISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

1) C0MPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Compreender os consumidores e o processo de consumo proporciona uma série de benefícios. Entre esses benefícios, segundo Mowen e Minor (2003) estão o auxílio aos gerentes em suas tomadas de decisão, o fornecimento de uma base de conhecimento a partir do qual os pesquisadores de marketing podem analisar os consumidores, o apoio aos legisladores e controladores na criação de leis e regulamentos referentes à compra e à venda de mercadorias e serviços e o auxílio ao consumidor médio na tomada de decisões de compra.

Os autores Schiffman e Kanuk (2000) ressaltam que como consumidores, nos tornamos mais sábios, ou seja, melhores consumidores, pois nos beneficiamos de percepções acerca de nossas próprias decisões. Considerando a argumentação do mesmo autor, as empresas se beneficiam, pois tornam-se capazes de “predizer a probabilidade de os consumidores reagirem a vários sinais informacionais e ambientais, e, portanto, podem planejar suas estratégias de marketing coerentemente”.

Ao destacar a importância de estudar o comportamento do consumidor, Sérgio Dias (2004) ressalta que o profissional de marketing deve se atentar mais aos tipos de clientes, suas necessidades e expectativas de atendimento e no relacionamento que deseja ter com eles. Ainda de acordo com Dias (2004), a partir dessas informações é que se deve focar na mídia, propaganda, promoção e estratégias de comercialização.

2. MATRIZ SWOT

A Análise S.W.O.T. Ou também denominada análise F.O.F.A. (português) é uma ferramenta estrutural da administração usada na análise do ambiente interno, com a finalidade de formulação de estratégias. Nesta análise identificamos as Forças e Fraquezas da empresa, extrapolando então Oportunidades e Ameaças internas para a mesma.

Block (1191) traz contribuições importantes acerca da Matriz Swot dentre elas:

SWOT é uma sigla do idioma inglês, e representa : Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Sua origem desse tipo de análise, não é bem explicada, mas, o que os estudiosos aceitam é que a análise SWOT foi fundamentada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen.

A aplicação se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).

As forças e fraquezas são avaliadas pela observação da situação atual da organização, em geral avaliadas , a fatores internos.

As oportunidades e ameaças são previsões futurísticas e estão intimamente ligada a fatores externos.

O ambiente interno é um meio supervisionado e controlado pelos dirigentes da organização, pois essa supervisão e controle é o próprio resultado das estratégias de atuação empresarial .

Na análise os pontos fortes, são enfatizados ao máximo; e um ponto fraco,quando evidente, deverá os dirigentes da empresa proceder a objetivos estratégicos que irão reduzir ou minimizá-los.

SEGUNDO DESAFIO – ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Um administrador, precisa entender o papel dos diversos tipos de Sistemas de Informação existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais, sejam elas desktop ou via web

Eles provocam mudanças organizacionais e administrativas trazendo desafios para administração, como Integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com