TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica de Microbiologia Aplicada

Por:   •  14/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO FEDERAL GOIANO - Campus Rio Verde

GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

MICROBIOLOGIA APLICADA

Profa Jéssika M. M. Ribeiro

ROTEIROS DE PRÁTICAS  

ROTEIRO I. ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE CONSUMO

1. Locais de coleta:

Bebedouros da bovinocultura (um recém limpo e um sujo) e um destinado ao consumo humano.

1.1 Procedimento de coleta

Para a coleta das amostras de água, as torneiras devem ser lavadas com sabão, deixadas abertas de modo a permitir que a água corra por três minutos e, posteriormente, higienizadas com álcool 70%. Utilizar Frascos com capacidade para 200mL, previamente esterilizados por autoclavação a 121ºC por 15 minutos. Após a coleta, encaminhar imediatamente as amostras ao laboratório em caixas isotérmicas com gelo reciclável.

2. Determinação do NMP

A técnica do Número Mais Provável (NMP), também chamada de técnica dos tubos múltiplos, é bastante utilizada pelos laboratórios de microbiologia de alimentos para estimar a contagem de alguns tipos de microrganismos, como coliformes totais, coliformes termotolerantes (fecais), E.coli e Staphylococcus aureus.

2.1 Teste presuntivo para Coliformes Totais

Princípio: Inoculação da amostra em caldo lauril sulfato de sódio, onde a presença presuntiva de coliformes é evidenciada pela formação de gás nos tubos de Durham, produzido pela fermentação da lactose contida no meio. O caldo lauril sulfato de sódio apresenta em sua composição uma mistura de fosfatos que lhe confere um poder tamponante impedindo a sua acidificação. A seletividade se deve à presença de lauril sulfato de sódio, um agente surfactante aniônico que atua na membrana plasmática de microrganismos Gram positivos, inibindo o seu crescimento.

São preparadas séries de três tubos, contendo caldo Lauril Sulfato de Sódio (LST) em concentração dupla e simples.

A inoculação de cada amostra de água nas séries de três tubos obedece ao esquema abaixo:

                                                           AMOSTRA  

[pic 1]

* É feita a diluição prévia de 25mL de água em 225mL de diluente (salina peptonada 0,1%), diluição 10-1. A partir desta diluição, retira-se o inoculo de 1mL para a terceira série de tubos.

Os inóculos são incubados a 37ºC por 24 a 48 horas. A presença de coliformes totais é indicada pela formação de gases nos tubos Durhan (mínimo 1/10 do volume total) ou efervescência quando agitado gentilmente. Os tubos positivos em cada série devem ser anotados.

2.2 Teste Confirmativo

Repica-se através de alçada, a partir dos tubos positivos no caldo LST, para o caldo verde brilhante 2% lactose (BRILA). Os tubos são incubados a 37º C por 24 a 48 horas. Anotar o número de tubos positivos por série (diluição) e, reportar a tabela do número mais provável para séries de três tubos na proporção de amostra: 10, 1 e 0,1mL. Os resultados são expressos como NMP/ 100 ml

2.3 Determinação do NMP de Coliformes Termotolerantes (fecais)

Princípio: A confirmação da presença de coliformes fecais é feita através da inoculação em caldo EC com incubação em temperatura seletiva de 45°C ± 0,2ºC, a partir dos tubos positivos obtidos na prova presuntiva para coliformes totais. A presença de gás nos tubos de Durham evidencia a fermentação da lactose presente no meio. O caldo EC apresenta em sua composição uma mistura de fosfatos que lhe confere um poder tamponante impedindo a sua acidificação. A seletividade se deve à presença de sais biliares responsáveis pela inibição de microrganismos Gram positivos.

Repica-se através de alçada, a partir dos tubos positivos no caldo LST, para tubos com 5mL de caldo EC. Os tubos são incubados a 45º C por 24 a 48 horas em banho-maria com agitação.

A presença de coliformes termotolerantes é confirmado pela formação de gás nos tubos de Durhan ou efervescência quando agitado. Anotar o número de tubos positivos por série (diluição) e, reportar a tabela do número mais provável para séries de três tubos na proporção de amostra: 10, 1 e 0,1mL. Os resultados são expressos como NMP / 100 ml

        

2.4 Diferenciação de bactérias do grupo coliforme:

  • Inocule por esgotamento, a partir de cada um dos tubos positivos com meio EC, em uma placa com meio BEM. Incube as placas invertidas por 24 horas a 37º C.
  • Colônia típica de E. coli: nucleada com brilho metálico.
  • Colônia atípica: anucleada, opaca, rosada e de consistência gomosa.
  • Colete uma colônia de cada tipo da placa e faça uma coloração de Gram.

3. Contagem de bactérias heterotróficas

        Máximo permitido em água potável: 500 UFC/ml (Brasil, 2005).

Inoculação em profundidade de 1ml da amostra de água e, acrescentar 12 a 15 ml/placa de meio PCA. Inocular em duplicata, incubar as placas invertidas por 48 horas a 35-37º C. A contagem é expressa em UFC/ml da amostra.

4. Determinação de pH

Utilizar fita dosadora. O ph deve estar entre 6,0 e 9,5 para consumo humano de acordo com a Portaria 518 do MS (Brasil, 25/03/2004).

ROTEIRO II. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE RAÇÕES ANIMAIS

1. Locais de coleta:

Depósito de ração da suinocultura e bovinocultura.

1.1 Procedimento de coleta

        Homogeneizar o saco de ração e coletar amostra de 200g em saco de papel. Fechar imediatamente e encaminhar ao laboratório.

2. Contagem de fungos filamentosos e leveduras

2.1 Preparo de meio de cultura

Preparar meio Agar Batata (BDA) de acordo com o fabricante, autoclavar a 121ºC por 15 minutos e verter em placas de Petri estéreis.

2.2 Diluição seriada da amostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com