TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DA FACULDADE

Trabalho Escolar: ATIVIDADES DA FACULDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 4

Gilberto Freyre é um autor que se preocupou em expor a contribuição luso-brasileiro à humanidade, segundo o pensador o Brasil contribui oferecendo ao mundo um novo tipo de democracia que é a democracia racial. Para Freyre a democracia racial se dá pela ausência de distinções rígidas entre negros e brancos.

Com base no texto acima assinale a alternativa que pode ser considerada como exemplo de democracia racial.

Alternativas:

a)

Perto de mim, um preto exausto pelo esforço do dia, deixava cair sua cabeça pesada, coberta de suor e adormecida, sobre o ombro de um empregado de escritório, um branco que ajeitava cuidadosamente suas espáduas de maneira a receber esta cabeça como num ninho, como numa carícia. (Roger Bastides)

b)

Entendo que o negro e o mulato – os homens de cor – precisam, devem ter uma contra-ideologia racial e uma contra-posição em matéria econômico-social (Abdias Nascimento).

c)

O brasileiro de cor tem de se bater simultaneamente por uma dupla mudança: a) a mudança econômico-social do país; b) a mudança nas relações de raça e cor. (Florestan Fernandes)

d)

O status de raça, manipulado pelos brancos, impede que o negro tome consciência do logro que no Brasil chamam de democracia racial e de cor (Abdias Nascimento)

2)

Octavio Ianni ao debater a questão racial no Brasil aponta que o desenvolvimento do de nosso país se deu de forma desigual e combinado em que formas modernas de trabalho ainda convive com formas arcaicas. Para compreender o Brasil é preciso compreender o desenvolvimento dialético da história e perceber que a questão de classe, a questão racial e as desigualdades regionais marcam essa história.

Compreender o Brasil moderno é uma questão complexa, assinale a alternativa que melhor se relaciona com pensamento de Octavio Ianni.

Alternativas:

a)

Compreender o Brasil moderno é compreender que o desenvolvimento que aqui se teve foi marcado pelo respeito mutuo e cada uma das culturas que ajudaram o país a crescer foi preservada

b)

O Brasil se desenvolveu como resultado da relação harmoniosa entre as três raças fundantes (negros, brancos e indígenas) e qualquer explicação deve enaltecer esta evidência histórica.

c)

Para compreender a sociedade brasileira em sua totalidade é preciso um corte temporal em que se possa pensar apenas no fato sem se preocupar com a historicidade das conformações sociais

d)

Para compreender a sociedade brasileira, com todas as suas características e problemas, é preciso entender os elementos constitutivos das relações sociais em nosso país ao longo do tempo.

3)

Atualmente no Brasil, segundo dados mais recentes do IBGE e da Funai, há mais de 200 etnias indígenas diferentes entre si, com uma imensa diversidade de línguas, de conformação social, de tradições e costumes.

Assinale a alternativa que melhor define a situação deste povos hoje em nosso território

Alternativas:

a)

Os povos indígenas vivem hoje, no Brasil, em condições de grande vulnerabilidade, expostos a várias formas de violência, exclusão e adoecimento

b)

Os indígenas representam mais de 30% da população brasileira

c)

Como legítimos representantes da sociedade brasileira, seus modos de vida são preservados e respeitados por parte do governo federal e das empresas privadas

d)

O respeito às terras indígenas tem sido constante durante toda história do Brasil

4)

Observe a Charge abaixo:

Assinale a alternativa que melhor se aproxima do que está presente na Charge.

Alternativas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com