TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.203 Palavras (17 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LÍNGUA PORTUGUESA I – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

INTRODUÇÃO AOS GÊNEROS DO DISCURSO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Reflita sobre o conteúdo estudado nesta unidade, complemente as informações lidas e acesse o artigo “Quando um texto se torna texto”, por João Batista Vaz, disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos/105/artigo314961-1.asp.  Em seguida, analise a mensagem da tirinha e responda, com suas palavras e com base na definição de texto e de não texto, se a mesma é um texto ou um não texto. Se necessário, acesse outras informações, mas não se esqueça de citar as referências dos sites consultados.

[pic 6]

(http://www.portugues.com.br/upload/conteudo/images/tira-mafalda.jpg)

 R: Sim, e um texto narrativo, a historia em quadrinhos que  tem como objetivo a diversão, podendo transmitir uma informaça. Os quadrinhos são compostos por uma linguagem verbal e não verbal fazendo uma associação em imagens e palavras procurando facilitar o entendimento do leitor.

  1. Você estudou os gêneros do discurso. Além das informações do fascículo, leia o artigo “Tipos de texto ou gêneros de discurso: uma questão a discutir”, disponível em  e responda: 
  1. Defina gêneros do discurso;

R: Gênero de discurso é qualquer texto que circula em determinada esfera de atividades humanas e que com pequenas variações aprenda tema, estrutura e linguagem semelhante alguns exemplos de gêneros do discurso são as cartas pessoas, e-mail, intrevistas, debates etc.

b) De acordo com a autora, qual é a questão a se discutir? 

R: Valores espirituais, artísticos e humanos.

  1. Leia os textos a seguir e resolva as questões propostas com base na teoria estudada nesta Unidade, que define texto em verso e texto em prosa e no conteúdo do vídeo da teleaula “Línguas oral, falada e escrita. Diferenças entre verso e prosa”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=J8l4C8TzRFI 

TEXTO A

TEXTO B

A nuvenzinha

Uma nuvenzinha

passeava sozinha...

Estava um céu lindo,

o sol estava abrindo.

O sol sorriu para ela

achando uma coisa bela,

aquele toquinho de algodão

passeando pela imensidão...

E lá ia a nuvenzinha

sentindo-se a rainha

antes que as outras chegassem.

O que mais ela queria

era que aquele dia

nunca mais terminasse.

A J. Cardiais  (http://ajcardiais.blogspot.com.br/p/poemas-infantis_25.html)

Era uma menina do seu tamanho

Ana Maria Machado

E era sempre assim. Na hora de ir ajudar no trabalho da roça, ela era bem grande. Na hora de ir tomar banho no rio e nadar no lugar mais fundo, ela ainda era muito pequena. Na hora que os grandes ficavam de noite conversando no terreiro até tarde, ela era pequena e tinha que ir dormir. Na hora em que espetava o pé com um espinho e queria ficar chorando no colo de alguém, só com dengo e carinho, sempre dizia que já estava muito grande para ficar fazendo manha. Se ela tivesse um espelho mágico, que nem rainha madrasta da Branca de Neve, bem que podia perguntar: - Espelho meu, espelho meu, que tamanho tenho eu?


(
http://www.mensagenscomamor.com/poemas-e-poesias/ana_maria_machado.htm#ixzz3Q33N1FiO)

  1. Justifique a afirmação: O texto A está escrito em verso.

R: Sim, porque é uma poesia.

  1. Justifique a afirmação: O Texto B está escrito em prosa.

R: Sim, porque e um texto,  sem estrofe e sem rima.

  1. Agora é sua vez! Escreva um texto de sua autoria em verso (5 versos no mínimo). Não esqueça de dar um título a sua poesia.

R:A borbolera

Uma borboleta

Voava sozinha...

Estava um ceu maravilhoso,

O sol estava radiante.

O sol sorriu para ela

Achando que ela era a mas bela,

Aquela colorida borboleta

Voava na imensidão do céu

E lá ia a borboleta

Sentindo-se a mas bela

De todas as borboletas

O que mas ela queria

Era que aquele dia

Nunca mais terminasse.

  1. Reescreva o texto de maneira que apresente coesão, ou seja, preencha as lacunas, para que a leitura do texto tenha coerência e coesão (tenha sentido). Destaque as palavras que você usou.

“Aproximadamente 15 pessoas protestaram _na___ manhã de hoje (26) __em__ frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. A manifestação, organizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste), chegou _á___ bloquear parte da Avenida Morumbi. Maria Inês Dolci, coordenadora institucional do ProTeste, defende ____que___ o racionamento de água na cidade seja decretado oficialmente __pelo_____ governador de São Paulo, Geraldo Alckmim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (451.9 Kb)   docx (465.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com