TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

GEOGRAFIA – 80h

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

  1. Quando você frequentava o ensino fundamental, o ensino de Geografia era prazeroso? Justifique.

Não. Porque era de explicada forma tradicional, era apenas apresentado o conteúdo.

  1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

A alimentação.

A água que consumimos.

Clima.

Industrialização.

Rio, mares, bacias, nascentes.

Estudos geográficos do espaço da terra.

Planaltos, planícies.

Paisagens natural e artificial.

O homem e o meio ambiente.

Subdesenvolvimento dos países.

Politica do Brasil e do mundo.

A economia, indicadores de gastos e lucros em cada clima.

Clima e tipos de vegetação dominante em casa clima.

E muito mais...

  1. Em sua opinião, quais estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos poderiam ser utilizados para tornar mais prazeroso o ensino da Geografia?

Pesquisa de campos, pesquisa na internet, desenhos para pintar, vídeo aulas, casa palavras, cruzadinha, etc...

  1. Quando surgiram as primeiras ideias geográficas e quais eram seus objetivos?

Surgiram entre os grupos, com a necessidade do homem se situa no espaço e devido os fenômenos da natureza.

  1. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

Das ideias de Retzel surgiu a escola determinista, para a qual o meio determinava o homem. Paul Vidal de La Blache, francês, definia o objeto da Geografia como a relação entre homem e natureza, na perspectiva da paisagem.

A Geografia passou a ser ensinada por professores licenciados, com as influencia de Vidal de La Blache. Essa Geografia tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza de forma Objetiva, buscando leis gerais sem envolver as relações sociais no processo.

  1. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista da Geografia Crítica, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

            Milton Santos: o espaço é a morada do homem, Santo argumenta que é necessário discutir o espaço social, e ver a produção do espaço como objetivo. Segundo ele, toda atividade produtiva do homem implica numa ação sobre a superfície terrestre, numa criação de novas formas. Entretanto, a proposta de Milton Santos é apenas uma das perspectivas de Geografia Critica, convivendo com outras, muitas vezes até antagônicas em alguns pontos, trazendo a dialética e a diversidade para o interior da geografia critica. Segundo Santos, 1996, o espaço não é uma coisa, nem um sistema de coisa, senão uma realidade relacional: coisas e relações juntas. Sua definição não pode ser encontrada senão em relação a outras realidades, a natureza e a sociedade.

  1. Quando e onde surgiram as primeiras tendências geográficas no Brasil?

          A Geografia é uma disciplina que nasceu na própria época em que surgiu o           homem. Mas o homem só categorizou a Geografia como ciências depois que a civilização grega florestou.

  1. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente-as em 15 linhas.

           Zona rural: é a região de um município que não integra a zona urbana ou o espaço considerado como urbano. É utilizada em atividades voltadas para as agropecuárias ou agroindustriais, podendo ainda ser de extrativismo, silvicultura, e conservação ambiental como as reservas florestais, demarcação de terras indígenas ou ainda áreas destinadas ao turismo rural, práticas de ecoturismo, entre outras aplicações.    E assume o nome de fazenda, sítio ou chácara. As construções de casas nessas propriedades geralmente não estão sujeitas às regulamentações de construções como ocorre na zona urbana. As medidas de propriedades rurais são feitas em alqueire ou hectare.

            Zona urbana: É o espaço do município destinado à construção devidamente regulamentada de moradias, indústria, espaços públicos de lazer, via de tráfegos de     pedestres, veículos, entre outros. Caracteriza-se pelo desenvolvimento industrial, o espaço urbano exerce seu próprio limite das cidades, já que se formam grandes áreas metropolitanas fabrica agrupadas na zona urbana, abastecimento de agua, sistema de esgoto, cemitérios, rede de iluminação publica, também havendo pontos negativos na zona urbana como grande produção de lixo em áreas proibidas.

UNIDADE 2

OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) NO ENSINO DA GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Segundo os PCNs (1997), qual é o objetivo da Geografia? E quanto ao ensino fundamental, o que é importante levar em consideração para ensinar Geografia?

Seu objetivo é que a Geografia possa explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza como que a sociedade se própria da natureza, agindo sobre ela, fazendo assim relações das nações de espaço e tempo dos fenômenos naturais, culturais e naturais para que sua dinâmica seja entendida.

Para o ensino fundamental, é priorizar as categorias, mais adequadas para os alunos em relação a sua faixetaria, podendo desenvolver melhor suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (347 Kb)   docx (419.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com