TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DO DIA A DIA QUE IMPACTAM MEIO AMBIENTE

Ensaios: ATIVIDADES DO DIA A DIA QUE IMPACTAM MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES DO DIA A DIA QUE IMPACTAM O MEIO AMBIENTE

Independente da forma que nos comportamos em relação às questões ambientais, no mundo atual, estamos, mesmo que sem intenção, ajudando a denegrir o planeta. Encontramos-nos num estado em que somos dependentes das tecnologias e serviços atuais, dos quais muitos impactam no meio ambiente de forma negativa. A grande questão não o que é feito para ajudar, mas sim o que se pode fazer para não piorar, já que querendo ou não nós compartilhamos juntos dessa grande devastação do nosso planeta.

Citamos alguns exemplos de situações em que vivenciamos diariamente. Alguma delas não pode ser totalmente evitada, mas pode ser suavizada.

1) Deslocamento para o trabalho/faculdade: Combustíveis fósseis usados pelos veículos que nos servem de transporte para se descolar ao trabalho, causando poluição atmosférica;

2) Uso de energia elétrica: Iluminação e dispositivos (computador, celular, TV, ar-condicionado) são algumas variantes que consomem energia elétrica numa quantia bem considerável. Além do uso muitas vezes inadequado dessas tecnologias, existe o impacto ambiental muito negativo causado pelas usinas geradoras de energia ao represar a água, causando uma mudança brusca no ecossistema local.

3) Consumo de água: O consumo deveria ser realizado para atender as nossas necessidades físicas, entretanto, o uso inconseqüente da água tem causado um impacto muito forte nos armazenamentos de água do estado, chegando a ponto de estarmos beirando uma crise na distribuição de água em diversas cidades do estado. Ou seja, aqueles banhos de vários minutos, aquela lavada na calçada pode nos custar um preço muito caro.

4) Impressão de documentos: as folhas de papel onde os documentos são impressos impactam no meio ambiente pelo fato que a matéria-prima deste papel é madeira das árvores;

5) Produção de resíduos: Praticamente tudo o que de alguma forma consumimos gera algum resíduo. O problema é que todo resíduo vai para o aterro sanitário, e o lixo reciclável que deveria ter um destino diferente acaba tendo o mesmo destino. Os impactos ambientais são tremendos, já que os materiais que deveriam ser reciclados demoram muito mais para se decompor (papel: três a seis meses; plástico: cem anos; latas: dez anos; isopor: oito anos; pneus: seiscentos anos; vidro: indeterminado). Sendo assim, os materiais que deveriam ser reciclados e reutilizados em outras formas, acabam simplesmente ocupando o espaço da natureza sem trazer o menor benefício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com