TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Ambiente Virtual Aprendizagem

Ensaios: Atividade Colaborativa Ambiente Virtual Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE COLABORATIVA

A.V.A.

AMBIENTE VIRTUAL DE PRENDIZAGEM

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

REDE HOTELEIRA E O MEIO AMBIENTE

APRESENTAÇÃO

Tomamos como objetivo deste estudo o contrato que nossa empresa de consultoria firmou com o Hotel Gañan-güera, que está preocupado com uma questão que até então não consideravam relevante, a sustentabilidade. Para identificar quais os setores que poderemos modificar, precisamos diagnosticar minuciosamente as principais etapas, entender qual a visão da gestão até o momento, e com base nas informações, idealizar métodos de implantação de uma gestão voltada para a visão ambiental na hotelaria.

O intuito deste trabalho é descrever no primeiro caso os principais impactos que um hotel restaurante pode causar ao meio ambiente e consequentemente à população, e em seguida apresentar um projeto sobre o que poderemos oferecer para amenizar esses impactos. Acreditamos que o prazo para a implantação será entre seis ou oito meses. Após esse período, sabemos que uma empresa com uma boa estrutura em sua gestão terá boas noções para atingir os propósitos da sustentabilidade, envolvendo as dimensões econômicas, sociais e ambientais da atividade. Nosso intuito é mostrar que um hotel pode prosperar com retorno financeiro junto com a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, para que tanto a geração presente como a futura satisfaça as suas necessidades.

Através de consultas na internet, obtivemos inúmeros conteúdos bibliográficos que nos deram base para esse trabalho, sendo assim, fizemos uso de algumas em nosso texto.

SISTEMA BRASILEIRO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM

“O HOTEL de categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, o HOTEL deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.” (MINISTÉRIO DO TURISMO, outubro de 2012)

Fonte: http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/Entenda?tipo=1

JUSTIFICATIVA

Um dos maiores desafios da nossa geração é a proteção do meio ambiente, dessa forma temos que nos unir e não poderemos aceitar que nenhum setor de atividade fique indiferente. A situação de degradação atingida pelo nosso planeta em decorrência da exploração inadequada dos recursos naturais e, a necessidade de sobrevivência aplicando medidas que ajudem a minimizar esses efeitos são alguns dos temas abordados nesse trabalho.

O segmento hoteleiro está em processo de amadurecimento, considerando que o mercado turístico está em crescimento constante sendo necessário dinamizar novos produtos/serviços para atender os mais diversos modelos de turistas. Com o crescimento desses empreendimentos vem a competitividade nesse mercado que por sua vez cada qual tem que agir idealizando e projetando novos produtos/serviços para renovar sua imagem por meio de diversas ações para que possam fidelizar os clientes e garantir a sobrevivência.

Com a internet as informações são cada vez mais acessíveis no nosso cotidiano, tanto entre as pessoas entre si, como também junto às instituições e organizações, fazendo com que as pessoas possam aceitar ou rejeitar o consumo de determinados produtos/serviços. Por isso a boa qualidade nesse produtos/serviços não podem mais ser considerada uma vantagem ou diferencial competitivo, na verdade devem ser obrigações das empresas diante dos seus consumidores.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Descrever no primeiro caso os principais impactos ambientais causados pela operação de um hotel restaurante ao meio ambiente, caso o administrador não haja com essa preocupação que aparentemente os administradores do Hotel Gañan-güera já estão mais conscientizados a esse respeito. E em seguida apresentar um projeto sobre o que poderemos alterar desde que possamos criar atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcançar um objetivo.

Concluímos através dos estudos realizados no Gañan-güera que há uma inexistência de informações sobre a destinação dos resíduos sólidos, junto à falta das licenças de operação (LO) de terceiros para coletar e tratar os resíduos dos meios de hospedagem. Mostra também a falta de clareza dos administradores sobre a responsabilidade desses empreendimentos e a geração e manejo desses resíduos; Já os locais para o armazenamento dos resíduos sólidos não são específicos para essa função. Também não há programas de conscientização para a alta administração e muito menos para os colaboradores sobre gerenciamento dos resíduos sólidos que possam enfatizar a importância de se minimizar a geração dos resíduos reaproveitando as embalagens dos produtos de limpeza e matéria orgânica.

Considerando a competitividade nesse mercado que por sua vez cada qual tem que agir idealizando e projetando novos produtos/serviços para renovar sua imagem por meio de diversas ações para que possam fidelizar os clientes e garantir a sobrevivência.

Com a internet as informações são cada vez mais acessíveis no nosso cotidiano, tanto entre as pessoas entre si, como também junto às instituições e organizações, fazendo com que as pessoas possam aceitar ou rejeitar o consumo de determinados produtos/serviços. Por isso a boa qualidade nesse produtos/serviços não podem mais ser consideradas vantagens ou diferenciais competitivos, na verdade devem ser obrigações das empresas diante dos seus consumidores.

Segundo Maurício N. Souza: “A ilusão do homem de que os recursos disponíveis na natureza eram ilimitados, foi um dos precursores à exploração exacerbada dos mesmos - desde então, sofremos com as externalidades negativas geradas por esse modelo. Frente a este contexto, surge a preocupação com os processos produtivos e as questões ambientais, o que se tornou alvo de discussões entre os países, considerando que o mundo atravessa uma época de crise econômica internacional e os atuais modelos de desenvolvimento demonstram a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com