TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  17/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

5º/6º SEMESTRE

EDUACAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ATIVIDADE AVALIATIVA

                           ADRIANA TESTOLIN                            RA: 3900605113

        IVAN HAZIME FILHO                            RA: 3986471886

             JACQUELINE COELHO DE SOUZA       RA: 4098127238

Campo Grande/MS

Setembro de 2016

  1. Quem são os alunos?

Os alunos da EJA são aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada, ou que por algum motivo abandonou a escola antes de terminar a Educação Básica. Aqueles também que não sabem ler e escrever e pretendem ser alfabetizados. As salas da EJA são bastante heterogêneas, há quem já teve contato com a tecnologia — os jovens principalmente — e os que nunca lidaram com computador. Em comum há o fato de todos terem mais de 15 anos, trabalharem em atividades não qualificadas e trazerem histórias de fracasso escolar.

  1. Como pensam e aprendem?

Os sujeitos da EJA têm uma particularidade cultural e não somente uma especificidade relacionada à faixa etária. O Grupo na maioria é construído culturalmente. Viveram mais experiências e acumularam mais conhecimentos. Têm uma visão formada de si mesmo, do outro e do mundo. Existe pouca produção de conhecimento sobre os processos de aprendizagem do adulto.

  1. Como deve ser o trabalho pedagógico?

A escola precisa considerar as especificidades econômicas e culturais dos sujeitos da EJA. Esse aspecto deve ser considerado como fundamental na elaboração da proposta pedagógica. Este público geralmente resiste a situações de imposição de conteúdo, ordens, críticas, julgamentos. O professor deve ajudá-los a descobrir suas reais necessidades a partir da busca de casos, experiências e situações de suas vidas que podem suscitar temas sobre os quais se pretende ensinar. Também deve investigar o que os alunos fazem e o que pretendem fazer com os estudos, bem como construir uma prática para atender às diferentes necessidades de aprendizagem. Deixar que cada estudante contribua com suas lembranças e vivências é fundamental para que todos se sintam inseridos. O professor deve resgatar o que cada aluno sabe a respeito da leitura e da escrita, legitimar o conhecimento de todos e encorajá-los a mostrar e confrontar suas hipóteses com as dos colegas.

  1. Como é chamado o campo da Pedagogia que estuda os processos de ensino e aprendizagem do adulto?

O caminho educacional que busca compreender o adulto é a Andragogia. É a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida). Nesse processo os alunos adultos aprendem compartilhando conceitos, e não somente recebendo informações a respeito. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com