TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EJA - Educação de Jovens e Adultos Atividade prática supervisionada (ATPS)

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP-CENTRO

 DE EDUCAÇÃOA DISTÂNCIA

[pic 1][pic 2]       

 CURSO: PEDAGOGIA

EJA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CREUZA BISPO DO NASCIMENTO RA: 6945444972

FRANCISCA ANTÔNIA ALVES POMPEU RA: 6503214211

MARTINHA APARECIDA ELAIS RA: 6751359733

NATALI APARECIDA SOUZA FERREIRA RA: 6942015219

ROSELI MARIA ROSA DE ALENCAR RA: 6731329548

VALÉRIA MARQUES DA SILVA RA: 6782383652

SANTO ANDRÉ
SETEMBRO/2015

CREUZA BISPO DO NASCIMENTO

FRANCISCA ANTÔNIA ALVES POMPEU

NATALI APARECIDA SOUZA FERREIRA

MARTINHA APARECIDA ELAIS

ROSELI MARIA ROSA DE ALENCAR

VALÉRIA MARQUES DA SILVA

EJA

Educação de Jovens e Adultos

Atividade prática supervisionada (ATPS)

Entregue como requisito para conclusão da Disciplina “EJA, Educação de Jovens e Adultos” sob orientação da Professora - tutor à distância Norelei Frutuoso.

SANTO ANDRÉ
SETEMBRO/2015

SÚMARIO

INTRODUÇÃO......................................................................... 4
DESENVOLVIMENTO............................................................. 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................... 10
BIBLIOGRAFIA........................................................................ 11

Introdução

     O presente estudo tem como enfoque principal uma reflexão em torno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, os conjuntos de processos de aprendizagem, formais ou não formais, graças aos quais as pessoas, cujo entorno social consideram adultos, desenvolvem suas capacidades.  A educação de adultos compreende a educação formal e permanente, a educação não formal e toda a gama de oportunidades de educação informal e ocasional existentes em uma sociedade educativa e multicultural, na qual se reconhecem os enfoques teóricos na prática.

     Esta modalidade de ensino tem também como objetivo fornecer subsídios para que os educandos tornem-se ativos, críticos, criativos e democráticos.

     Por isso, ao longo dessa pesquisa, pretende-se conhecer, analisar e refletir sobre as características e os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos

Fazer um texto reflexivo sobre a EJA na sociedade atual

APRESENTAÇÃO:

     A EJA foi implementada para que jovens e adultos tenham a oportunidade de iniciar ou continuar seus estudos, uma vez que não freqüentaram a escola em idade apropriada. 

HISTÒRIA DA EJA NO BRASIL

A PARTIR DA DÉCADA 30, A POPULAÇÃO COMEÇA A VIVENCIAR UM FENÔMENO QUE SE CHAMA ÊXODO RURAL, SENDO A SAÍDA DAS PESSOAS NO CAMPO, HAVENDO UMA DEMANDA  NA INDÚSTRIA DE TRABALHADORES ESCOLARIZADOS, ONDE A GRANDE MAIORIA DOS TRABALHADORES ERAM ANALFABETOS, OS GOVERNOS ENTÃO PASSAM  A VOLTAR O SEU OLHAR PARA UMA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).

 ANÁLISE REFLEXIVA

     Vivemos numa sociedade de contrastes, um predomínio enorme nas mãos de poucos e por outro lado, a grande massa com tão pouco, tendo um grande índice de analfabetismo. Qual o perfil deste brasileiro analfabeto? Pobres, muito pobres, negros, trabalhadores, entre outros exemplos, e a exclusão vitima quem já é de fato excluído da sociedade. A exclusão tende a ser um ciclo vicioso, então, são as pessoas mais pobres que são evadidas sucessivamente, vão e tentam ir para a escola, mas acabam repetindo, sendo vitimadas pelo trabalho excessivo, cansaço e inadequação da escola.

      A escola precisa andar no mesmo tempo que este perfil de aluno, caso contrário, se sentirá um estranho na escola. Então, a exclusão vitima os pobres, os que repetiram mais, os que evadiram a escola, as pessoas que fazem trabalho braçal, se tornando um ciclo muito vicioso nesse processo, portanto, é importante assegurar esta política e entender que a EJA possui uma função reparadora, que na verdade repara os danos sociais causados pela exclusão.

O QUE FAZER PARA MUDAR ESTE QUADRO?

     Hoje, a EJA é como uma política, além de ser um conceito de educação, também é política pública, e então, essa vontade passa por um sentido de apropriação por parte dos governos de acreditar que esses jovens e adultos que no tempo devido foram excluídos do processo educativo, eles têm o direito de efetivamente terem acesso a um processo de escolarização. Importante numa sociedade que acabou excluindo grande parte da sua população, não sendo possível um país se fazer digno de fato, se este país não tiver um compromisso em educar não só a minoria mas a totalidade da população que compõem esse país.

     É preciso que nós acreditemos que a EJA se constitui uma modalidade da educação das mais importantes para serem efetivamente alavancadas com muita seriedade, precisamos também de educadores críticos e conscientes, conscientes do seu papel social, atuando na EJA, promovendo aquilo que nós denominamos de valorização do ser humano em oposição à opressão, então acreditar na educação da EJA como um caminho possível, valorizar essa modalidade de ensino, comprometer efetivamente com a formação de novos e bons profissionais nessa área e suscitar reflexões para erradicar o analfabetismo no nosso país.

Objetivos da EJA em uma proposta curricular

     Revelou-se uma preocupação mundial, onde fossem fomentadas políticas públicas em relação ao ensino de educação básica para todos. Houve uma intencionalidade de se criar metas decenais para a educação, a educação infantil, ensino fundamental ciclo I e II e ensino médio, foram concretizados no Brasil em 1994. Chamando para um olhar da realidade do alcance dessa modalidade de ensino, e realiza um verdadeiro convite para as pessoas que não puderam por qualquer motivo não concluir o ensino básico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com