TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Casos: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

Considerações sobre os conceitos e papéis do gestor

As mudanças ocorrem a todo o momento, e dentro das organizações essas mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente. A dinâmica que envolve desenvolver novas tecnologias, novos produtos e serviços, buscando atender às novas necessidades e aos desejos dos consumidores, e até a própria sobrevivência da empresa frente à concorrência, está inteiramente ligada ao papel do gestor, como esse profissional irá administrar o andamento adequado dos processos e alcançar os objetivos desejados.

Hoje o papel do gestor é tema importante dentro das universidades, e estar à frente de uma equipe leva o gestor a exercer aqueles princípios adquiridos dentro da sala de aula, como planejamento, organização, liderança e controle. Planejar é definir o futuro da empresa ou projeto, os recursos que serão utilizados, as pessoas que participarão do desenvolvimento do projeto e os caminhos para alcançar os objetivos com sucesso.

O gestor precisa conhecer tudo acerca do projeto para organizar o seu andamento – os recursos físicos, humanos e financeiros. A organização deve ser bem desempenhada para evitar contratempos durante a execução do projeto, como por exemplo, gastos excessivos ou não previstos.

Nunca um tema foi tão abordado como liderança. As pessoas mudaram a forma de pensar, trabalhar e viver em sociedade ou grupo. Tornou-se cada vez mais desafiante para os líderes gerenciar uma equipe de diferentes culturas, hábitos, personalidades e costumes, trabalhando dentro do mesmo time. Além de administrar conflitos, o gestor ainda desenvolve o papel motivacional para sua equipe, e talvez essa seja a tarefa mais difícil dentre as atividades do líder, pois pessoas diferentes sentem necessidades distintas, e suprir necessidades individuais não é nada fácil, pois a empresa tem políticas padronizadas, que buscam atender a maior proporção de colaboradores.

No processo controle, o papel do gestor é averiguar se as atividades estão ocorrendo dentro da programação, se os resultados prévios estão dentro do esperado para o projeto, como prazos e custos. Exercendo o controle o gestor, junto com sua equipe, pode identificar se as etapas do projeto estão sendo realizadas conforme planejado.

O gestor precisa possuir todas essas habilidades? Sim, é necessário ter o conhecimento para dominar a situação e desenvolver um bom projeto ou gerenciar uma equipe. Porém, como ninguém nasce preparado para desempenhar esse papel de múltiplas atividades, o caminho é a busca pelo constante de conhecimento e aperfeiçoamento. Para se tornar um excelente gestor o caminho está em desenvolver habilidades técnicas, humanas e conceituais.

O gestor, conforme várias definições, é a pessoa dentro de uma organização que tem por objetivo gerir recursos limitados, sejam eles bens materiais ou pessoas; que visa atingir metas, sejam elas provenientes dos acionistas, dos clientes, do governo, da sociedade ou de todos eles em conjunto.

O desenvolvimento de habilidades é um processo longo e contínuo, que pode ser iniciado ainda na universidade. O conhecimento atribuído às experiências adquiridas ao longo da vida ajudará na formação do profissional que deseja ser. O importante para ser um excelente gestor é gostar do que está fazendo e amar sua equipe. A dedicação e a disciplina são fatores de sucesso para obtenção de resultados. Fazer sempre as melhores escolhas possíveis também, pois, em todo projeto, ser o gestor é carregar a responsabilidade de sucesso do projeto, da equipe e da organização como todo. E, mais do que tudo isso, ter satisfação do sucesso na obtenção dos objetivos.

O grande desafio do gestor é conseguir exatamente um equilíbrio entre os recursos existentes e os objetivos a serem alcançados. Os gestores começam sua carreira dominando o gerenciamento de manutenção, ou seja, mantendo uma relação saudável entre as pessoas e seu ânimo de trabalho e depois avançam no sentido de influenciar seus subordinados, superiores e colegas, enquanto iniciam e lideram a reforma.

Sugestões da equipe sobre a terceirização na empresa

A maneira que as organizações vêm sofrendo transformações ao longo do tempo, devido às novas tecnologias, os novos concorrentes e um mercado cada vez mais fechado, as empresas precisam se atualizar e procurar novas técnicas, métodos e recursos para se fortalecerem, há também uma constante pressão sobre os líderes empresariais para que agreguem valor a sua empresa através da minimização de processos e se concentrem em processos estratégicos. Acreditamos que a área mais beneficiada pela empresa em caso de terceirização seja o departamento de entregas. Pois uma empresa com maior conhecimento de logística, traria grandes benefícios na agilidade da prestação do serviço, aumentando a qualidade do serviço prestado pela empresa.

Indicação de uma tecnologia de gestão que deveria ser adotada pela empresa

A tecnologia de gestão tem prestado um relevante papel na vida de toda a população com um cenário de muita competição.

A Tecnologia de gestão apresenta-se como umas das importantes ferramentas já a disposição de todas as empresas.

Ao analisar a empresa Sacolão da Fartura vimos questões que são relevantes de uso de tecnologias, como Ferramenta de Gestão. No estudo realizado na percebemos que a empresa esta sendo bem conduzida e utilizando de forma ampla as tecnologias de gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com