TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATLETISMO

Trabalho Universitário: ATLETISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

Lançamento de peso

1. História

O lançamento do peso foi inventado por soldados para ocupação dos tempos livres. No tempo do cerco a Troia, entre os séculos XIII e XII a. C., já havia relatos de concursos de lançamento de pedras entre os soldados que pretendiam exibir a sua força. A invenção do canhão de guerra, já no século XIV d. C., permitiu desenvolver este jogo, já que os soldados passaram a usar as balas para fazer os lançamentos. Aliás, foi este tipo de bola, com cerca de 7,5 quilos de peso, que os universitários ingleses adotaram nos torneios que realizavam em meados do século XIX, jogo que foi o verdadeiro precursor do atual lançamento do peso, uma vez que as bolas pesam 7,26 quilos.

O primeiro recorde mundial foi registado pela Federação Internacional de Atletismo em 1876, tendo sido o norte-americano J. M. Mann o autor de um lançamento de 9,44 metros. Sem espanto, esta modalidade integrou desde o início, em 1896, em Atenas, os Jogos Olímpicos da era moderna. As mulheres só a partir de 1948, em Londres, é que puderam lutar por uma medalha olímpica, atirando um peso de cerca de 4 quilos.

Até finais da década de 40, o lançamento era feito com o atleta virado de frente para o campo de lançamento, mas nos anos 50, um outro americano, Parry O'Brien, desenvolveu um novo estilo, em que o atirador roda 180º, conseguindo fazer lançamentos mais longos. Essa estratégia foi adotada até aos dias de hoje.

Os melhores atletas mundiais, que medem por norma dois metros e pesam cerca de 150 quilos, conseguem atingir marcas à volta dos 23 metros.

2. INTRODUÇÃO

3. FASES DO LANÇAMENTO DE PESO

O lançamento do peso pode ser dividido em quatro fases fundamentais:

 Preparação;

 Deslizamento;

 Lançamento ou arremesso;

 Recuperação do equilíbrio.

.

3.1 FASE DE PREPARAÇÃO

A fase da preparação tem início quando o atleta se coloca na parte posterior do círculo de lançamento, de costas para o local para onde vai lançar. Nesta fase, é importante apoiar o peso na base do maxilar, mantendo o cotovelo alto e o membro superior livre descontraído. Os apoios devem ser colocados na mesma linha, com o peso do corpo sobre a perna correspondente ao braço do lançamento, que deve estar flectida.

3.2 FASE DE DESLIZAMENTO

O deslizamento consiste na realização de um pequeno salto que origina o deslocamento à retaguarda. Este deslocamento deve ser rápido e rasante, e resulta de uma impulsão para trás da perna de impulsão. Os ombros mantêm-se virados para o ponto de partida. Após a impulsão, os pés apoiam-se rapidamente um a seguir ao outro (primeiro o pé de impulsão e depois o da perna livre) e juntos rodam na direção do lançamento.

3.3 FASE DE ARREMESSO

A fase do lançamento tem início

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com