TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPD DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Artigo: ATPD DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 12

SUMARIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO...............................................................................................................5

CONSIDERAÇÓES FINAIS.........................................................................................................12

REFERENCIAS...........................................................................................................................13

INTRODUÇÃO

Em primeiro lugar falaremos das partes do projeto, ou seja, conceituaremos cada parte do projeto dizendo suas finalidades.

Em segundo lugar apresentaremos um relatório da educação básica na visita de nossa equipe na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Carmo Barbosa.

Em terceiro lugar o apresentaremos PROJETO FAMÍLIA E ESCOLA, UMA PARCERIA DE SUCESSO, onde descreveremos todas as etapas que compõe o projeto.

E finalizando apresentaremos um pequeno levantamento de projetos transdiciplinares falando sobre os projetos que deram certo em sua efetivação.

AS PARTES DO PROJETO E SEUS CONCEITOS.

TEMA é uma área de conhecimento no qual se deseja desenvolver, investigar. É o assunto do qual será referido e aprofundado durante o estudo. Deve ser escolhido como uma parcela de um assunto, com limites e restrições para o desenvolvimento da pesquisa pretendida.

O PROBLEMA é algo não resolvido, que deverá ser questionado e buscado respostas através da pesquisa. Deve ser elaborado na forma de questionamento, claro e conciso, identificando as dificuldades encontradas e que será alvo de busca de solução. É essencial que sejam feitas leituras prévias sobre o tema. Deve apresentar o que mais intriga em relação ao tema. Deve ser definido de tal forma que a solução seja possível. É necessário que apresente relações entre variáveis e outros elementos com os quais possa lidar, colocando as tarefas em proporções acessíveis.

OBJETIVO GERAL é o que se pretende alcançar com a realização do estudo. São divididos em objetivo geral, que quando alcançado dá a resposta ao problema que foi definido e, objetivos específicos, que são os passos que devem ser percorridos para alcançar o objetivo geral.

OBJETIVO ESPECIFICO: especificar os principais itens que garantirão atingir o objetivo geral.

JUSTIFICATIVA: Apresentação inicial do projeto que pode incluir fatores que determinam a escolha do tema, argumentos que justifiquem a importância da pesquisa, do ponto vista, teórico, metodológico ou empírico.

A REVISÃO DE LITERATURA: é utilizada para a discussão dos resultados. Faz-se o levantamento do assunto do tema pesquisado e apresentado no projeto com mais profundidade e rigor. Diz respeito à fundamentação teórica que visa dar sustentação ao desenvolvimento da pesquisa.

METODOLOGIA: é descrever como será realizada a pesquisa, para atingir o objetivo do trabalho. Será informado o tipo de pesquisa realizada (qualitativa, quantitativa, descritiva, etc.).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E BIBLIOGRAFIA: informam a origem de uma citação (todo ou em partes), com o objetivo de localizar os documentos consultados em um determinado texto, trabalho, etc.

RELATÓRIO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA DO CARMO BARBOSA

A Escola escolhida por nossa equipe foi a ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA DO CARMO BARBOSA, situada no Jardim America, Rua Paraguai, s/n, que tem como diretora a Profª: Cristiana Silva da Rocha, a escola atende crianças da comunidade do conjunto e das comunidades em torno da escola , a mesma atende desde o 1º ano ate ao 5º ano no turno da manhã. E do 5º ao 9º ano a tarde, e a noite trabalha com a EJA.

A Seguir um relato da professora: Milene Andrade que faz parte da equipe de professores da escola:

A Educação Infantil, atualmente, adquiriu nova dimensão, com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, com as crianças chegando à Escola e também se alfabetizando cada vez mais cedo. Sabe-se que para educar, necessitamos de um suporte que vá além dos significados e conteúdos de diferentes disciplinas. Isso só será possível realmente se a profissão de educar/ensinar estiver de acordo com atitudes éticas abertas à ação e à reflexão sobre o que realizamos no nosso dia a dia na escola. Para responder as novas demandas e exigências da educação, precisamos de estratégias, habilidades e procedimentos que respondam na prática as novas necessidades e expectativas da educação, inclusive da Educação Infantil. Atualmente as pessoas necessitam de habilidades, recursos e estratégias para aprender com autonomia, então a educação não deve mais se fundamentar na simples repetição de respostas, mas na formulação e construção de perguntas e conhecimentos.

Trabalho com a educação infantil, no turno da tarde, a sala conta atualmente com 20 alunos, freqüentando diariamente, na faixa etária de 05 a 06 anos. Na entrada os alunos formam filas fazem uma oração, cantam música e entram para as salas.

A aula é conduzida com organização e promovo atividades que favorecem o aprendizado , busco formas diferenciadas de ensinar os educando, trabalho com o lúdico e assim torno a aula prazerosa, e valorizo muito o brincar, na sala tem um armário cheio de brinquedos, meia hora antes de eles saírem, permito que eles brinquem, antes de ir embora todos colocam os brinquedos no lugar, assim eles se divertem e aprendem a organizar a sala de aula.

Todos os dias eu escolho dois ajudantes, um de cada sexo. Nas paredes da sala estão expostas as produções de trabalho realizado pelos alunos, e painel de figuras geométricas, alfabeto colorido, números e quantidades de 1 a 10, chamadinha, painel de aniversariante e Normas de como devem se comportar na sala e escola, feitos em E.V.A.

Nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com