TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM DE MATERIAIS E LOGISTICA

Artigos Científicos: ATPS ADM DE MATERIAIS E LOGISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

A administração de recursos de materiais engloba a seqüência de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como o produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

Na fase de fatores de produção é importantíssimo definir o que vem a ser recursos, entende por recurso tudo aquilo que gera ou tem capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo. O Capital e a Tecnologia são considerados um diferencial dentro dos fatores de produção.

A administração de materiais tem uma preocupação constante em procurar medidas de seu desempenho.

ETAPA 2

Gestão de Estoque e Compras.

A armazenagem dos materiais assumiu grande importância na obtenção de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior é a armazenagem. Na armazenagem suprimentos é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. Na de produção, são gerados estoques de produtos em processo, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto é mais complexa, pois exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências do mercado. A armazenagem leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam melhor integração entre as cadeias de suprimento, produção, e distribuição. Além de reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente, a armazenagem correta fornece muitos outros benefícios indiretos tais como centralização de remessas, o que aumenta a visibilidade dos pedidos, fornecendo informações que não eram capturadas.

Fatores que podem auxiliar a reduzir tal risco em relação ao estoque e nível de serviço ao cliente: é medido pelas vendas perdidas por falta de mercadoria, que pode gerar vários impactos negativos. Cadeia de suprimentos: Quando um produto passou pelo caixa e definitivamente chegou às mãos do cliente, pressupõe que tudo correu muito bem nesse longo caminho, envolve desde o fornecedor de minúsculo parafusos até a loja, com eficácia em todas as suas etapas.

O processo de utilização de um sistema de gerenciamento de armazém como reposicionamento estratégico devido à grande expansão do volume de produtos estocados a operação ficaria lenta para ser controlado sem um sistema de gerenciamento que analise a influencia entre a implantação de sistema e as dificuldades encontradas no decorrer do processo, assunto esse abordado na área de sistemas de informações, administração de matérias especificamente, podendo ainda ser aplicados em grande variedade de indústrias tais como: terceirização logística, automotivas, alta tecnologia. Analisando a influência da posição geográfica do fornecedor em relação a seu cliente, assunto esse abordado na área de administração de materiais (logística ) e administração de produção. Além disso, outro fator chave explica esta evolução: a modernização dos meios de transporte e o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação estão permitindo a real globalização da economia. Esta evolução na fabricação está mudando os mercados para um ambiente caracterizado para: a cadeia logística é o canal de movimento do produto ao longo do processo industrial até os clientes.

A cadeia logística pode ser dividida em três partes:

1. Suprimentos, que gerencia a matéria-prima e os componentes. Compreende o pedido ao

fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição.

2. Produção, que administra o estoque do produto semi-acabado no processo de fabricação. Compreende o fluxo de materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com