TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM E GERENCIAIS

Exames: ATPS ADM E GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Os administradores devem aproveitar os ativos de melhor retorno para que rendam mais rápidos e de menores riscos. Para gerar um maior valor total para a empresa é importante levar em consideração a maneira com que a empresa produz fundos internos e externos, já que a capacidade da empresa de saldar divida pode ser afetada por níveis altos de endividamento que, por sua vez, podem aumentar o risco da organização. Deve-se balancear risco e o retorno ao tentar atingir uma meta. A maximização deve ser levada em consideração. Deve-se, também, usar todas as ferramentas e informações disponíveis para alcançar os objetivos e realizar as estratégias da empresa de forma eficaz. A globalização pode significar diversificação e riscos menores. Os administradores não devem se expandir em excesso no exterior, pois as empresas têm se tornado mais sensíveis a crise devido a aproximação econômica entre os países. Os administradores devem saber proteger-se contra riscos estrangeiros empregando futuros e swaps (trocas). Devem-se harmonizar as necessidades sociais e ambientais visando à obtenção de riqueza, pois, a adesão aos valores sociais melhora a imagem da organização.

Vamos demonstrar nesse trabalho a parte administrativa, financeiros, recursos humanos iremos aborda temas que vão demonstrar a importância de se elaborar um planejamento financeiro que dê suporte ao gestor das pequenas empresas as quais caracteristicamente não tem o hábito de faze-lo pelo menos formalmente.

1°ETAPA

2.1. Administração de Caixa.

2.1.1. O texto apresentou um estudo de caso de uma pequena empresa do setor de construção civil, cuja eficiência da elaboração de um planejamento financeiro, pode ser utilizado como instrumento de gestão, prevendo-se o lucro líquido a ser obtido através de previsão de vendas e despesas a ser realizado pela matriz e representação, no período mensal. Com isto, através das projeções, o gestor poderá ter acesso ás informações sobre necessidades ou excessos de caixa, sendo capaz de planejar formas de financiamento ou investimentos adequados ás atividades das empresas.

O Administrador Financeiro é o relativo à tesouraria da empresa, ou seja, cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Neste sentindo é necessário buscar um pleno entendimento da Administração de Caixa da empresa e Custo ao qual este fluxo está submetido. A grande maioria dos fracassos empresariais tem fortalecido a convicção de que a principal razão da chamada mortalidade precoce das pequenas e médias empresas é falta da habilidade gerencial de seus administradores. É essencial a essa função administrativa o conhecimento dos procedimentos financeiros e contábeis disponível.

Uma constante comunicação entre os diversos setores e o setor financeiro é fundamental para o sucesso do gerenciamento das disponibilidades.Com a entrada das diversas informações diárias e dos documentos internos provenientes do setor financeiro, inicia-se a fase de controle de dados relativos a :

1° Movimentação Financeira: Registro de entradas e saídas etc..

2° Controle do Pessoal: Estrutura de recursos humanos, efetivos, trainees etc..

3° Controle de máquinas , veículos e equipamentos: Consumo de combustível ou energia etc..

4° Controle de Estoques: Entradas e saídas de insumos e matérias-primas, Níveis de estoque etc..

Analisando o texto Administração Financeira de Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz concebe-se a idéia de que o desafio de uma empresa é justamente a administração financeira, que figura como um dos pilares do sucesso principalmente das pequenas empresas. Assim, KUSTER E NOGACZ garantem que dois pontos são fundamentais nesse processo: o cuidado efetivo com o dinheiro, suas entradas e saídas e também garantir o retorno esperado pelos acionistas.

Um dos pontos a ser levado em consideração é o controle e administração de caixa através do monitoramento do equilíbrio entre as entradas e saídas de dinheiro durante um dado período temporal a fim de se precaver com medidas capazes de satisfazerem as necessidades da empresa. Assim é necessário estabelecer uma previsão do fluxo de caixa estabelecendo um cronograma de despesas e investimentos e provisionamento de despesas até mesmo aquelas que ainda serão contratadas, havendo possibilidade ainda de se alocar os períodos de baixo faturamento.

Para tanto, é necessário o engajamento dos diversos setores da empresas, juntando previsões de vendas, previsões de despesas com pessoal, com custos variáveis, com propaganda entre outros. Assim, a troca de informações diárias e o aproveitamento máximo de cada setor contribuirão de forma determinante para o sucesso do controle de caixa.

Desta forma torna-se viável o desenvolvimento de outro ponto fundamental ao sucesso do planejamento financeiro, que é o Controle de Dados como o controle da Movimentação Financeira, Controle do Pessoal, Controle de Máquinas, Veículos e Equipamentos, Controle de Estoque, etc.

De acordo com o texto “Planejamento financeiro como estratégia para a obtenção de resultados nas pequenas empresas – um estudo de caso” de RENATA GAMA, GUIMARO MOURA e OSMAR FRANCISCO DE OLIVEIRA, reforça a idéia já tratada no texto anterior descrito, pela qual se percebe a importância de se elaborar um planejamento financeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com