TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS, OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉM‏

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO MACAÉ

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ATPS – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS, OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉM‏

 SEMESTRE – 2015

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Macaé, 13 de Outubro de 2015

Sumário

INTRODUÇÃO – Pág. 3
PASSO 1 - VERIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DA TINTEIROS S/A – Pág. 5
PASSO 2 – NORMAS E REGULAMENTAÇÕES VIGENTES – Pág. 6
PASSO 3 - PROPOSTA DE MELHORIAS-PROCESSOS DA TINTEIROS S/A – Pág. 9
PASSO 4 - CHECK LIST DOS PROCESSOS DA TINTEIROS S/A – Pág. 12
PASSO 5 – RELATÓRIO FINAL DA CONSULTORIA – Pág. 13
REFERÊNCIAS – Pág. 15

        

INTRODUÇÃO

Administrar estoques é um dos maiores desafios dos gestores atuais, devido principalmente a fatores ligados às novas tecnologias e tendências, que interferem diretamente nos custos e nas demandas dos produtos. As empresas buscam continuamente novas soluções objetivando a redução dos custos e uma maior eficiência no controle de seus estoques.
Este projeto foi elaborado pela Fronteiras S/A, através da consultoria de Analice Dias, a partir de análises feitas nos processos existentes de armazenamento e distribuição da Tinteiros do Brasil S/A, uma das maiores forças no mercado de fabricação de tintas imobiliárias e automotivas do mundo. 
Com a concorrência cada vez mais acirrada no mercado, a Tinteiros do Brasil sentiu a necessidade de otimizar e corrigir falhas adquiridas ao longo de anos de existência, a identificação de gargalos em toda a sequência logística através da análise crítica justifica e muito a necessidade da empresa se reorganizar.

Foi acordado, entre a empresa e a consultoria, que seriam disponibilizados relatórios periódicos desta análise, o passo-a-passo de cada objeto de estudo e ao final do trabalho, um relatório definitivo com soluções viáveis e propostas de melhorias em todos os processos estudados.
O objetivo da logística é fazer com que a empresa ofereça um bom nível de serviço ao seu cliente tornando o mesmo um poderoso elemento promocional para suas vendas (DORNIER, 2000). Diante desta visão, a responsabilidade da consultoria se torna ainda maior, fazendo com que a empresa assessorada evolua e alcance patamares ainda maiores em excelência.

Para que o objetivo dessa consultoria seja atingido é necessário executar uma metodologia adequada aos processos, identificando técnicas utilizadas, dentro destas técnicas, as perdas ocorridas. O mapeamento do processo logístico como um todo, caracterizando as principais atividades e entendimento das mesmas.

Deverá ser feita uma revisão bibliográfica sobre técnicas de análise e identificação de perdas, para uma nova aplicabilidade aos processos. Após a análise será refeita toda a documentação de cada processo, manualizando a nova logística a ser empregada.

Onde o objetivo é a elaboração de um plano de melhorias, para a empresa que criamos:

Nome, localização, segmento em que atua, porte/tamanho, missão e valor, produtos comercializados, publico alvo (característica e comportamento de compra), nome responsável que seria um parceiro para a loja.

Vamos explicar como funciona nossa rede de logística.

Explicaremos sobre os Gargalos, como foi percebido e como afetaram nosso empreendimento, onde apresentamos proposta de melhorias através de um sistema Benchmarking, onde nos ajudou a ter visão e planejamento fazendo com chegássemos ao objetivo de melhoria e resultado, para o nosso cliente, loja e equipe.

PASSO 1 - VERIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DA TINTEIROS S/A

A logística e sua correta administração, nos dias de hoje, é considerada o grande diferencial competitivo de uma empresa.

De acordo com Ballou (1993), para compreender as rotinas logísticas e sua ligação com as outras áreas da empresa, algumas perguntas devem ser respondidas, tais como:

  • Quando e onde um item deve ser produzido?
  • Quando e onde um item deve ser armazenado?
  • Quando e para onde um item deve ser transportado?

Sabendo que hoje a logística é compreendida desde a matéria-prima, até a entrega final do produto, deve-se ter um maior controle dos processos intermediários entre estes dois pontos, como a armazenagem, a embalagem de proteção, a programação de produtos, a distribuição física e o manuseio de materiais.

A análise da Tinteiros do Brasil pôde verificar que, apesar de cumprir todas as etapas principais do processo logístico como as operações e administração de almoxarifado e a gestão de materiais, o maior gargalo da empresa se encontra no controle de seu estoque.
De acordo com Brown (2005), manter estoque pode significar um risco em função dos custos de armazenamento, do produto ficar obsoleto e também de se deteriorar, ocupando um espaço físico valioso para a empresa, mas por outro lado, pode representar um bom nível de segurança a fim de atender a demanda dos clientes. Entendendo esta questão é totalmente relevante salientar a constante falta de produtos no depósito central, muitos pedidos foram postergados ou mesmo cancelados mediante a demora no atendimento da clientela, há que se reorganizar o layout para manter cada linha de produto com uma quantidade suficiente de acordo com um estudo estatístico e com boas projeções mercadológicas para os itens mais importantes da linha de produção.
Os atuais administradores logísticos da Tinteiros S/A consideram que o estoque é o ponto crítico e atinge diretamente a visão financeira dos gestores, comprometendo o capital da empresa à medida que atinge um patamar numérico mais alto.

PASSO 2 – NORMAS E REGULAMENTAÇÕES VIGENTES

Para Ballou (1995), um sistema de transporte adequado contribui para aumentar a competição do mercado, garantir a economia de escala na produção e reduzir o preço das mercadorias.
Em empresas como a Tinteiros do Brasil S/A, além de um sistema adequado e bem planejado de transporte, deve-se cuidar para que o mesmo esteja de acordo com as normas e regulamentações vigentes, os produtos químicos transportados possuem alto risco de contaminação e alto poder de combustão podendo causar sérios danos ao meio ambiente.
O único modal utilizado para o transporte de cargas da Tinteiros do Brasil é o terrestre, porém a empresa cogita ampliar o sistema de transporte para os modais ferroviário e marítimo, o estudo de custos já está em andamento restando apenas o estudo das normas regulamentadoras para cargas perigosas nestes modais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (415.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com