TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA  

Por:   •  7/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  7.373 Palavras (30 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 30

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ATPS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA  

[pic 1]

                                                    Cilene Aparecida Pereira Alves                         RA 7252613400                                                                                                                                                                                                                                          Denis de Oliveira Seixas                                    RA 8068825887

     Osni de Araujo Romão                                      RA 8206970277

   Valdinei Magela Souza                                     RA  7252613439

Professor Maneo

Santo André, 01 de Abril de 2015

Etapa 1

Passo 1

1 – OBEJTIVO

Identificar os principais componentes do motor a diesel Efatizar a peça denomidade casquilho, destacando sua utilidade e consequência desgaste.

Nome do componente do motor

Figura do componente

Descrição (função e material formador)

Pistão

Componente onde ocorre a combustão através da compressão do diesel, o mesmo se move linearmente no interior do cilindro.

Os modernos pistões são elaborados de alumínio fundido.

Biela

A biela do motor é o componente responsável por transmitir a força recebida pelo pistão e repassar à árvore de manivelas ou virabrequim.

Com a exclusiva função de inverter o sentido de movimento, pois ligada ao pistão através de um pino a biela sobe e desce e ligada ao virabrequim, preso com uma capa entre bronzinas, a biela transmite a força em forma de movimento rotativo ou circular. Geralmente feita de aço forjado.

Bronzina (casquilho)

Também conhecido por mancal e casquilho, é utilizado para reduzir o atrito e servir como apoio e guia de peças giratórias de um conjunto mecânico.

Existem diversos materiais e combinações de materiais que podem ser usados na fabricação de uma bronzina. Por exemplo a liga de alumínio Geralmente as bronzinas feitas com esse material não têm capa de aço e são conhecidas como bronzinas de alumínio sólido. O alumínio apresenta a característica particular de ter um coeficiente de expansão térmica aproximadamente duas vezes maior do que a do aço ou a do ferro.

Bloco

Geralmente é construído com uma liga de ferro fundido cinzento ou nodular, o bloco do motor pode ser dito como corpo do motor. O bloco do motor é moldado e fundido de tal maneira que no seu interior já está o espaço para alojamento dos pistões denominado de cilindros.

Cabeçote

Construído em uma liga de Alumínio (Al), para dissipar o calor, o cabeçote é constituído de um corpo fundido com dutos ou vias por onde a mistura de ar mais combustível é direcionada até as sedes das válvulas. Internamente o cabeçote possui galerias que dão a continuidade daquelas que vem do bloco para a circulação da água e também do óleo.

Eixo comando de válvulas

O comando de válvulas em geral é fabricado em ferro fundido nodular embora em alguns casos seja construído com algumas ligas leves.

Este componente tem uma das funções mais importantes no motor que é a de fazer o comando de abertura das válvulas de admissão e escape.

        MUDANÇA DE MATERIAL DO CASQUILO – LIGA DE ALUMÍNIO PARA LIGA DE COBRE

        

  • Escolha do material

Existem diversos materiais e combinações de materiais que podem ser usados na fabricação de uma bronzina. Cada um deles apresenta combinção diferente dessas sete propriedades discutidas. Por exemplo, um material “A” pode apresentar um bom deslizamento, mas baixa resistência à fadiga, enquanto que um material “B” pode ter boas qualidades de resistência ao calor e ao desgaste, mas ser muito limitada a sua capacidade de deslizamento (ação de superfície).

[pic 2]

Liga de Alumínio

As bronzinas de alumínio-silício surgiram muitos anos após considerável pesquisa de ligas de alumínio. Isso resultou no desenvolvimento de uma liga fundida de estanho, cobre, níquel e alumínio (ML-83). Geralmente as bronzinas feitas com esse material não têm capa de aço e são conhecidas como bronzinas de alumínio sólido. O alumínio apresenta a característica particular de ter um coeficiente de expansão térmica aproximadamente duas vezes maior do que a do aço ou a do ferro. Esta peculiaridade apresenta problemas no projeto das bronzinas e, como conseqüência, elas devem ser montadas com uma folga maior para compensar essa característica. Paralelamente, devem ser fabricadas com espessura de parede mais grossa, a fim de manter a capacidade de carga. Conseqüentemente, as bronzinas de alumínio sólido não podem ser usadas nos motores em que os diâmetros do alojamento (mancal) e do virabrequim exigem uma parede fina. Normalmente, as bronzinas de alumínio sólido são fabricadas com uma camada de revestimento de estanho-chumbo eletrodepositada.

Ligas de Cobre-Estanho (PTFE)

As peças de material PTFE são constituídas por três camadas. A primeira é uma capa de aço. Sobre essa capa de aço é sinterizada uma camada de cobre-estanho poroso com uma espessura, geralmente, de 0,30 mm a 0,35 mm. Essa camada é impregnada por uma mistura composta basicamente por politetrafluoretileno (PTFE) e pó de chumbo que preencherá os poros. Acima disso há, adicionalmente, uma camada superficial, normalmente de 10μm a 30μm, de mistura PTFE/chumbo. Essa mistura é depois curada. A capa de aço e a estrutura de bronze sinterizada dão ao material uma alta resistência à compressão e uma boa condutividade térmica, sendo também auto-lubrificante. As principais aplicações típicas desse material são as seguintes: equipamentos agrícolas; eixos de acionamento de freios, embreagem e acelerador; braços de suspensão veicular; hastes de amortecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.5 Kb)   pdf (261 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com