TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE EDUCAÇAO PROFISSIONALE EM AMBIENTES NAO ESCOLARES

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP POLO DE CERES-GO

CURSO DE PEDAGOGIA

CURSO : PEDAGOGIA

7° PERIODO

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

PROFESSORA EAD: KATE OLIVEIRA KUMADA

PROFESSORA PRESENCIAL: JUSCELINA ALVES DOS SANTOS

ARLEUSA RODRIGUES NAVES – RA – 363792

FLÁVIA MARTA DOS SANTOS – RA - 336320

VALQUÍRIA SATIEU DE OLIVEIRA – RA – 375432

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

CERES

Março/2015

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera – Uniderp Curso de Pedagogia, como requisito parcial da disciplina de Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares, sob a Orientação do tutor Presencial:  Juscelina Alves dos Santos.

CERES-GO

2015

SUMÁRIO[pic 4][pic 5]

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

RELATÓRIO. ............................................................................................................04

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................12

INTRODUÇÃO

O atual estudo sobre Educação Profissional em Ambientes Não Escolares, nos apresenta apreciação a respeito de a educação não formal que precisa ser abrangida como a educação que se estuda no compartilhamento de conhecimentos no decorrer de toda a vida do aluno, em ambientes e atuações coletivas, deste modo constituído no cotidiano.

Portanto, o presente trabalho tem como objetivo a produção de um relatório sobre a temática da Educação não formal e da Educação Profissional.

RELATÓRIO

A Educação não formal no entender do Ministério da Educação/MEC consiste em ser a educação correspondente com as ações estabelecidas de aprendizagem que ocorrem no exterior dos sistemas de ensino, uma vez que a informal e a incidental são as que acontecem no decorrer da vida do ser humano, analisado um aprendizado proeminente. 

Procedimentos educacionais organizados fora da coerência do preceito regular de ensino, ou, não siga um currículo pré-definido fundamentado nas regras e diretrizes do governo federal. Ao oposto, o conteúdo é deliberado a partir da pretensão e das precisões das pessoas abrangidas. Contudo, essas atividades educacionais, ainda de haverem desígnios intensos.

Deste modo, pode-se pronunciar que tudo que é agregado, passa a ser repertório para a constituição do aprendizado e prometida existência, isso tem a capacidade de ser desde um infantil jogo de tabuleiro ou circunstâncias habituais, até mesmo afrontar os reptos de um negócio oportuno.

Logo, a Educação não formal na sociedade contemporânea e seu aprendizado nas diferentes frações sociais. A respeito da a escola e a educação não formal no Brasil, pode-se descrever que no Brasil e no mundo vem suportando várias  modificações  incentivadas pela democratização do ascensão e pela procura da qualidade como aspecto relevante, como pode-se notar: Com uma transformação apreciável nos modelos econômicos e sociais em implicação do desenvolvimento nacional, a educação como elemento de qualidade humana indispensável ao desenvolver, constituiu padrões inovados de ação frente às novas ações e requisições da sociedade e do mercado. Assim, uma dessas modalidades, a educação não formal, apresentou amplo desenvolvimento na última década especialmente estimulada pela atuação das Organizações Não Governamentais/ONG’s. (BENDRATH, 2010).

No entanto, em meio aos elementos de suma importância  para o aparecimento da educação não-formal, permanecem tanto as transformações incididas na composição familiar burguesa, quanto as decorrente das transformações nas afinidades favoráveis do trabalho. As quais atraem atenção por evidenciarem como a escola e a família - instituições que possuem responsabilidade pela educação e de modo legitimo estabelecidas e admitidas pela sociedade - desempenhavam a sua função de modo insatisfatória e incerta.

Assim, considera-se distintivo da educação não formal, outra capacidade de instituir e atingir a relação ensino-aprendizagem, educador/educando, produção de conhecimento no procedimento educacional.

             Diante da pesquisa a ser desempenhada a respeito do que é Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais, primeiramente, responde-se com uma pesquisa efetivas referente a ação do pedagogo nesses ambientes não escolares, entretanto em ambientes de inclusão social, definido em projetos sociais. 

Associação é uma ação formal ou informal que agrupa pessoas físicas ou diferentes sociedades jurídicas com finalidade comuns, tendo em vista exceder problemas e determinar benfeitorias para os seus associados. Sendo está, uma maneira jurídica de regularizar uma união de pessoas afim de seus interesses.

O associativismo e apresentado como uma das aprimoradas probabilidades, uma vez que faz com que uma troca de conhecimentos e o convívio em meio as pessoas se instituam em conveniências de desenvolvimento.  No artigo 174, § 2º, da CF está estabelecida a liberdade de associação quando fazer constitui que "a lei sustentará e excitará o cooperativismo e outras forma como associativismo ".

Cooperativismo é uma ação que se refere a filosofia de vida e modelo socioeconômico o qual possui a capacidade de vincular o desenvolvimento econômico e independência social de todos. E são essas diferenças que faz com que o cooperativismo seja uma opção socioeconômica que leva o indivíduo a obter o sucesso com estabilização e honestidade em meio aos participantes.

Cooperativa é uma associação autônoma de indivíduos que fazem uma união, voluntariamente, para atender anseios e precisões econômica, social e cultural comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e de acordo com a democracia regulada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (445 Kb)   docx (290.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com