TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Educação em Ambientes não Escolares

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.568 Palavras (11 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

ALINE CRISTINA ZANOTTI RA: 5762161257

ANA PAULA DE SOUZA VIANA RA: 4930925903

ROSÂNGELA B. FERNANDES RA:3808615784

HELENA CRISTINA ORTEGA RA: 4930932574

NATÁLIA M. CARDOSO DE ASSIS RA: 5318985721

CAMPINAS

ABRIL/2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

ALINE CRISTINA ZANOTTI RA: 5762161257

ANA PAULA DE SOUZA VIANA RA: 4930925903

ROSÂNGELA B. FERNANDES RA:3808615784

HELENA CRISTINA ORTEGA RA: 4930932574

NATÁLIA M. CARDOSO DE ASSIS RA: 5318985721

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares”, sob orientação do professor-tutor a distância Mestra Rejiane Platero Ferreira e presencial: Elisângela Monteiro de Almeida.

CAMPINAS

ABRIL/2015

INTRODUÇÃO

O presente estudo sobre a Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares nos possibilita compreender a importância da aprendizagem, estimula pesquisas e estudos voltados para a temática em questão.

Esta atividade será desenvolvida com base na importância as práticas da educação não formal que se desenvolvem geralmente fora dos muros da escola, nas organizações sociais, nos movimentos e nos programas de formação sobre os direitos humanos, cidadania, práticas indenitárias e lutas contra a desigualdade e a exclusão social. A Educação não formal é entendida como a educação que se aprende no compartilhamento de conhecimentos ao longo da vida do aluno, em espaços e ações coletivas estabelecidas no cotidiano. Essa educação difere da Educação formal, aprendida institucionalmente na escola, e da Educação informal, em que o aluno aprende com as outras instâncias: família, bairro, amigos.

O presente desafio torna-se relevante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade, ao cotejarem as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico e ao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências.

O QUE É EDUCAÇÃO NÃO FORMAL ?

Não conhecemos hoje em dia uma definição única para “educação não formal” ou (de “aprendizagem não formal”.). O termo tem interpretações de acordo com as diferentes culturas, tradições nacionais ou contextos político-educativos de acordo com cada país ou região.

Atualmente a educação não formal passou a ser entendida como a educação que ocorre fora da escola. Ela se distingue da educação formal (educação tradicional) pela estrutura e forma como ele é organizada e pelo tipo de qualificação e reconhecimento que este tipo de aprendizado confere.

A educação não formal é vista como educação complementar a educação formal, diferente do entendimento inicial sobre essa forma de aprendizagem, ela não é contraditória e nem alternativa a educação formal.

Enquanto a educação formal tem lugar em escolas, nos colégios e instituições de ensino superior, tem currículo e regras de certificação bem definidos, a educação não formal antes de tudo é um processo de aprendizagem social, centrado no educando, através de atividades que têm lugar fora do sistema de ensino formal, sendo complementar a este.

A educação não formal tem formato diferenciado quanto ao tempo e localização, número e tipo de participante, avaliação e aplicação de seus resultados.

É preciso entender que essa maneira de desenvolver o conhecimento embora não seja formal não que dizer que a aprendizagem não seja estruturada e com objetivos efetivos preparados e implementados por educadores altamente qualificados.

Na educação não formal a avaliação é inerente ao próprio processo de aprendizagem e integrada ao programa de atividades construídas para a aquisição do conhecimento.

O principal objetivo da educação não formal é o desenvolvimento dos saberes e competências, valores sociais e éticos, tais como a tolerância e a paz, a solidariedade e a justiça social e a cidadania entre outros.

Finalmente entendemos que a educação não formal designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos; a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor; a educação desenvolvida na mídia e pela mídia, em especial a eletrônica etc. Em suma, a educação não formal é como um dos núcleos básicos de uma Pedagogia Social. É uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com