TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANTROPOLOGIA

Dissertações: ATPS ANTROPOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.779 Palavras (12 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 12

O PAPEL DA POLITICA: SOCIAL, CULTURAL E HISTÓRICA NAS NAÇÕES.

Resumo

A política está presente em nossas vidas em diversos segmentos da nossa historia, entretanto podemos entender e compreender a política como parte fundamental deste processo histórico-social-cultural do contexto do que se entende como nação, não vivemos sem ela, mas somos agente transformadores desta política.

Palavras Chaves

Política- Social – Constituição de 1988 – Contexto – Historia – Nação – Povo – Definição – Agente – Construção.

Conteúdo

Falar de políticas e descrever o que é políticas algo que se constrói do dia para noite, pois é necessário alguns argumentos convincentes de definem essa ciência tão falada, porem extremamente difícil,compreender política requer estudo de casos e seu contexto histórico social e cultural, baseando nisso nosso artigo fez um paralelo, sobre três pontos fundamentais para explicar a junção dos três na efetivação e cumprimento das políticas publicas nacionais, buscamos aqui apresentar definições sobre políticas por alguns teóricos, após falamos sobre a o papel da política no meio social baseando no filme de Gandhi e buscamos fazer uma analise critica sobre a constituição de 1988 e suas repercussões nos últimos 20 anos, fazendo um paralelo sobre suas ações e reações.

Entretanto, é necessário primeiramente compreender o que é política, e para que serve esta política, visando entender o contexto social e cultural da sua criação ate as definições atuais, sabemos que não será algo fácil porem buscamos entender política como meio social, cultural e histórico, vejamos abaixo alguns conceitos:

“A política surge na Grécia clássica, período da história humana no qual o pensar mítico é fago citado pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política. O surgimento da polis (cidade-estado) foi o elemento norteador para que a política fosse criando suas bases no mundo grego, e assim, nas cidades, nascesse a grande preocupação em como administrar bem a polis.

Aristóteles, através de suas obras "Política" e "Ética a Nicômaco" vai esboçar um novo tipo de política, principalmente por suas idéias de participação popular e por defender que toda boa política deve visar sempre ao bem comum. Há de se dizer, também, que Aristóteles questionou as formas de Governo da época, mostrando de maneira contundente suas falhas.

Enfim, a política na Grécia antiga nasceu pela necessidade de administrar as cidades. “De polis surgiu a política.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_ci%C3%AAncia_pol%C3%ADtica ) Acesso:01/09/2013 ás 10:00

“Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo.

Assim, a política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo, tanto mais perfeitos, quanto seja o desejo de conduzir o Estado ao cumprimento de suas precípuas finalidades, isto é, em melhor proveito dos governados.

“A política mostra o corpo de doutrinas, indispensáveis, ao bom governo de um povo, dentro das quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado.” ( Artigo Acadêmico: POLÍTICA E POLÍTICA SOCIAL

Ednéia Maria Machado & Renato ObikawaKyosen - CPG/UEL)

"Política é quase tão excitante quanto a guerra, e quase tão perigosa. A diferença é que na guerra você só pode ser morto uma vez, mas, em política, muitas vezes".( Politics are almost as exciting as war, and quite as dangerous. In war you can only be killed once, but in politics many times.The Churchill wit - página 5, Sir Winston Churchill, Bill Adler, Editora Coward-McCann, 1965, 85 páginas)

Estamos vivendo em um momento em que política é “questionada”, pois ela é confundida com diversas outras ações, sendo assim podemos dizer em que vivemos em um período onde não se sabe realmente, a definição precisa do que é política.

Falar de política nos dias de hoje para com o povo não é fácil, pois disseminarammuitos outros conceitos deturpados do que é política e suas ações, sendo assim podemos dizer que há uma controversa nas políticas atenienses e nas políticas atuais, pois o povo esta carregados de desconfianças em relação aos homens do poder.

Nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas, mas o povo não conseguem distinguir estas ações, demonstrando no entanto conceitos como cidadão politizado e apolitizado, isso faz com que as pessoas questionem mas sobre os conceitos e sobre o papel desta política na sociedade.

Buscamos compreender o contexto histórico social do surgimento da política desde o nascimento nas Pollis gregas e seu contexto histórico até os dias atuais"O homem é um animal político".- Aristóteles in: Política, Livro I, 1253.a2. A idéia de política e de coisa pública surge pela primeira vez na polis (cidade) grega antiga antes do nascimento de Jesus Cristo. Esse local que fica na Europa é considerado o berço da democracia. O conceito de política que conhecemos nasceu na cidade grega de Atenas e está intimamente ligado à idéia de liberdade que para o grego era a própria razão de viver.O entendimento dos gregos antigos sobre política é de que "A política baseia-se no fato da pluralidade dos homens e mulheres", portanto, a política deve organizar e regular o convívio das pessoas diferentes e não dos iguais. Para os antigos gregos não havia distinção entre política e liberdade e as duas estavam associadas à capacidade das pessoas de agir, de agir em público que era o local original do político. Sendo assim podemos dizer após Atenas, muitos outros contextos históricos sobre políticas foram criados, pois se perdeu a essência da política ateniense, criando contextos pessoais, que se fossemos analisar o papel da mulher na política ficou bastante deturpado durante séculos, voltando a sua origem somente no final do século XVIII pra inicio do século XIX.

A política é algo muito importante para a vida humana e, na verdade, tanto para a vida do indivíduo como para a sociedade. Como as pessoas dependem umas das outras em sua existência, precisa haver regras, normas, leis relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio. “Tarefa e objetivo da política é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com