TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS-APO

Pesquisas Acadêmicas: ATPS-APO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Etapa 1

Atividade prática supervisionada que visa identificar as principais funções da administração da produção, bem como evolução histórica e conceitos relacionados..

Professor: Edson

BELO HORIZONTE

2013

PASSO 1

A função produção, entendida como o conjunto de atividades que levam a transformação de um bem tangível em um outro com maior utilidade, acompanha o homem desde a sua origem. Com o passar do tempo, muitas pessoas revelaram extremamente habilidosas na produção de certos bens, e passaram a produzi-los conforme solicitações e especificações apresentadas por terceiros.

A produção em massa aumentou de maneira fantástica a produtividade e a qualidade, e foram obtidos produtos bem mais uniformes, em razão da padronização e da aplicação de técnicas de controle estatístico da qualidade.

JUST-IN-TIME: processo que gerencia a produção, objetivando o maior volume possíveis da produção, usando o mínimo de matéria-prima, embalagens, estoques intermediários, recursos humanos, no exato momento em que requerido tanto pela linha de produção quanto pelo cliente.

ENGENHARIA SIMULTANEA: conceito que se refere a participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto.

TECNOLOGIA DE GRUPO: uma filosofia de engenharia de manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes- com roteiros de fabricação semelhantes – agrupando os em processos produtivos comuns.

CONSÓRCIO MODULAR: Permite a redução nos custos de produção e investimentos. Diminui ainda os estoques e o tempo de produção dos veículos, aumentando a eficiência e a produtividade, alem de tornar mais flexível a montagem dos veículos. A primeira fabrica no mundo a utilizar esse conceito foi a Volkswagen.

CÉLULAS DE PRODUÇÃO: Unidade de manufatura e/ou serviços que consiste em uma ou mais estações de trabalho, com mecanismos de transportes e de estoques intermediários entre elas. As estações de trabalho, são geralmente dispostas em forma de “U” com objetivo de haver maior velocidade de produção.

DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE: metodologia que visa levar em conta, no projeto de produto, todas as principais exigências do consumidor a fim de não somente atende-las como também suplanta-las.

COMAKERSHIP: O mais alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor, representado por conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada.

SISTEMAS FLEXIVEIS DE MANUFATURA: conjunto de maquinas de controle numérico interligados por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte.

MANUFATURA INTEGRADA POR COMPUTADOR: integração total da organização manufatureira por meio de sistemas de computador ES e filosofias gerenciais que melhoram a eficácia da empresa.

BENCHMARKING:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com