TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE APO

Casos: ATPS DE APO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  9.127 Palavras (37 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 37

1 Etapa 1 – Administração de Produção e Operações.................................................3

2.1 Evolução Histórica da APO...............................................................................3

2.2 Principais Conceitos...........................................................................................4

2.3 Desafio Proposto................................................................................................6

2 Etapa 2 – Localização de Empresas. O Produto......................................................7

3.4 Consórcio Modular – Conceito..........................................................................7

3.5 O Novo Paradigma do Modelo de Produção.....................................................7

3.6 Consórcio Modular Como Fator de Competitividade........................................9

3.7 Consórcio Modular – Parceiros da Mann.........................................................11

3 Referências...............................................................................................................12

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA APO DESDE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ATÉ OS DIAS DE HOJE 

Sempre houve ex: Muralhas da China, As Piramides Egipcias, Os arqueodutos, as estradas do Império Romano, enfim os grandes monumentos, atestam a indústria dos povos da Antiguidade. Os sistemas de produção anteriores a 1700 eram chamados de sistemas caseiros, sendo que a produção era realizada em residencias ou em cabanas, onde os artesãos ensinavam a população a realizarem trabalhos manuais, fabricando assim dos produtos. 

O sistema caseiro foi substituído com a Revolução Industrial na Inglaterra a partir de 1700. O motor a vapor forneceu força às fábricas e estimulou outras invenções; essas novas máquinas de produção foi possível conseguir trabalhadores para as fábricas ; surgiu então a necessidade de organizar de maneira lógica os trabalhadores para a produção., que estava surgindo a todo vapor.

Já no período pós-guerra civil nos EUA (1812) também tivemos um cenário de grande expansão da capacidade de produção no século XX. Surgiram modernas formas de capital por meio de companhias com ações em comum: o capitalista separou-se do empregador; os administradores tornaram-se assalariados dos financistas que possuíam o capital. Vieram as ferrovias, novos territórios são criados, dando início ao desenvolvimento dos transportes e da comunicação. 

O desenvolvimentos mais importante do nosso tempo foi disseminação dos serviços da economia, acelerada após a Segunda Guerra Mundial. Estes e outros fatores continuam a combinar-se com desenvolvimentos históricos para modelar as maneiras pelas quais administramos os sistemas de produção. 

Atualmente, a Administração da Produção e Operações (APO) administra o sistema de produção, de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da organização. Insumos são matérias-primas, pessoal, máquinas, prédios, tecnologia, dinheiro, informações e outros recursos. O processo de transformação chamado de produção é a atividade predominante de um sistema de produção. 

PRINCIPAIS CONCEITOS 

Just in time - é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é utilizado pela empresa AVON, que é uma das marcas de cosmésticos mais conhecida do mundo,. A Avon foi a pioneira no modelo de vendas de seu produto a qual hoje é cópiada por várias outras empresas do mesmo ramo. A Toyota tambem tem como seu principal sistema o Just in Time. 

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exacto em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. 

Engenharia Simultânea - é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes. 

Tecnologia de Grupo - é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos similares (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.), são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.). 

Consórcio Modular - é uma estratégia única construída em termos de conceitos logísticos que procuram utilizar de forma eficiente e criativa as ferramentas, os processos e soluções conhecidas na prática para criar um novo conceito de produção, no qual fornecedores são partes do processo de produção. 

Células de produção - É um conceito que divide uma fabrica em pequenas fabricas mais ou menos independentes e não obrigatoriamente no mesmo prédio. A soma dos produtos dessas unidades compõe o produto final. 

Desdobramento da Função Qualidade - é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria. Possibilita “ouvir” a voz do cliente e ordená-la de modo a facilitar a análise de suas necessidades que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto na forma de especificações técnicas do mesmo. 

Comakership - é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada. 

Sistemas Flexíveis de Manufatura - sistemas de produção altamente automatizados, capacitados a produzir uma grande variedade de diferentes peças e produtos, usando o mesmo equipamento e o mesmo sistema de controle. 

Manufatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com