TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Ensaios: ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

Estatística

Para alguns estudiosos o nome estatística tem origem da palavra estado, já para outros vem da palavra grega statizein, que significa verificar e dá origem a palavra statistik, usada no século XVIII.

Estatística é uma área da matemática que obtém, organiza e analisa informações.

Estatística Descritiva é aquela que recolhe, organiza e dá tratamento aos dados do grupo escolhido, colocando em evidência todas as contidas e extraindo conclusões do grupo observado.

Estatística Indutiva ou Inferência Estatística é o conhecimento do grupo observado a partir da estatística descritiva, procura conclusão para todo o estudo, quantificando erros cometidos na inferência.

• Estatística - é um conjunto de atividades (recolher, apresentar, analisar e Interpretar) que, através da criação de instrumentos (tabelas, gráficos e medidas) resolvem problemas.

Fases de uma Análise Estatística

1. RECOLHIMENTO DE DADOS - Realização de inquéritos e entrevistas, consulta de bases de dados informativos, observações diretas, etc...

2. ORGANIZAÇÃO DOS DADOS - Contagem de dados e seu agrupamento, construção de tabelas e gráficos para facilitar a compreensão da situação.

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS - Análise cuidadosa dos gráficos e tabelas já feitas e constitui-se as conclusões usando as medidas como média, mediana, moda e outras que ainda serão estudadas.

• POPULAÇÃO

É o conjunto de elementos com características em comum.

• UNIDADE ESTATÍSTICA

É cada elemento da população.

• VARIÁVEL ESTATÍSTICA

Propriedade a ser estudada.

• AMOSTRA

É um subconjunto finito da população (representativa da população).

• AMOSTRAGEM

É o processo de obtenção de amostras.

• AMOSTRAGEM ALEATÓRIA SIMPLES

É quando cada um dos elementos da população tem a mesma probabilidade de ser escolhido.

CAMPOS DE APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA

 Bioestatística - é um campo da biologia que estuda fenômenos e observações biológicas por meio de análise estatística, e inclui a estatística médica.

 Ciência atuarial - é a disciplina que aplica métodos matemáticos e estatísticos para avaliar riscos nas indústrias de seguros e finanças.

 Demografia - é o estudo estatístico de todas as populações. Pode ser uma ciência muito geral que pode ser aplicada a qualquer tipo de população dinâmica, que seja uma que se altere no tempo ou espaço.

 Ecologia de Populações - é um subcampo da ecologia que lida com a dinâmica de populações de espécies e como estas populações interagem com o ambiente.

 Econometria - é um campo da economia que aplica métodos estatísticos ao estudo empírico de teorias econômicas e seus relacionamentos.

 Epidemiologia - é o estudo de fatores que afetam a saúde e doenças afetando uma população, e serve como a fundação e lógica de intervenções feitas no interesse da saúde pública e medicina preventiva.

 Estatística Ambiental - é a aplicação de métodos estatísticos a ciência ambiental. O clima, a qualidade do ar e da água, são incluídos como são estudados as populações de plantas e animais.

 Finanças Estatísticas - algumas vezes chamada econofísica, é uma tentativa empírica de deslocar as finanças de suas raízes normativas para uma estrutura positivista usando exemplos de física estatística com uma ênfase sobre propriedades emergentes ou coletivas do mercados financeiros.

 Física Estatística - é uma das teorias fundamentais da física e usa métodos de estatística na solução de problemas físicos.

 Geoestatística - é um campo da geografia que lida com a análise de dados e disciplinas tais como a geologia do petróleo, hidrologia, meteorologia, oceanografia, geoquímica e geografia.

Investigação Operacional (ou Pesquisa Operacional) - é um campo interdisciplinar de matemática aplicada e ciência formal que usa métodos tais como a modelagem matemática, estatística, e algoritmos para chegar ou aproximar soluções ótimas de problemas complexos.

 Mecânica Estatística - é a aplicação da teoria de probabilidade, a qual inclui ferramentas matemáticas para tratar grandes populações, ao campo da mecânica, o qual é relacionado com o movimento de partículas ou objetos quando sujeitos a uma força.

 Psicometria - é a teoria e técnica da medição educacional e psicológica do conhecimento, habilidades, atitudes e traços de personalidade.

 Quimiometria - é a ciência de relacionar medidas feitas sobre um sistema ou processo químico ao estado do sistema via a aplicação de métodos matemáticos ou estatísticos.

 Termodinâmica Estatística - é o estudo de comportamentos microscópicos de sistemas termodinâmicos usando teoria da probabilidade e fornecendo uma interpretação a nível molecular de grandezas termodinâmicas tais como trabalho, calor, energia livre, e entropia.

PROBLEMAS QUE SÃO RESOLVIDOS COM DADOS ESTATÍSTICOS

ARTE - Determinar paternidade de obras de arte anônimas.

MEDICINA - Para testar eficácia de vacinas e alguns medicamentos.

FÍSICA - Descobertas de novas partículas.

SOCIOLOGIA - Resultados de sondagem de opiniões públicas, efetuados pelo estado ou por empresas e publicados em jornais ou televisão.

SEGUROS - Definição de tipo e custo de seguros a pagar por cada um, sem haver prejuízos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com