TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração Da Produção E Operações - Etapa 1

Artigo: ATPS Administração Da Produção E Operações - Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  1.259 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

 Passo 1:

A história da Administração surgiu há muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 a.c., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surgiu a arte e o exercício de administrar.

Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.

A Igreja pode ser considerada uma organização mais formal, mais eficiente da civilização Ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre o comportamento pessoal de seus fiéis.

As Organizações Militares, evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.

O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final dos séculos XVIII e se estendeu o longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

A partir disso, vamos descrever alguns conceitos dessa evolução histórica:

 Just in time:

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo Just in time é em inglês, e significa na hora certa.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo é relacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.

 Engenharia Simultânea:

É uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado de produtos que enfatiza o atendimento das expectativas dos clientes. Inclui valores de trabalho em equipe, tais como cooperação, confiança e compartilhamento, de forma que as decisões sejam tomadas, no início do processo, em grandes intervalos de trabalho paralelo incluindo todas as perspectivas do ciclo de vida, sincronizadas com pequenas modificações para produzir consenso.

 Tecnologia de Grupo:

É uma filosofia de manufatura na qual, peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificadas e agrupadas para se aproveitar as vantagens de suas similaridades, nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.).

 Consórcio Modular:

Ele permite a redução nos custos de produção e investimentos, diminui os estoques e o tempo de produção dos veículos, aumentando a eficiência e produtividade, além de tornar mais flexível a montagem de veículos. Foi utilizada pela primeira vez na Empresa Volkswagen.

 Células de Produção:

É uma ferramenta gerencial originária do sistema Japonês Just in time, usada atualmente por empresas de todos os ramos de atividade, no mundo inteiro.

O trabalho, das células de produção consiste em: Definição da capacidade de produção instalada da fábrica; elaboração de layout alternativa, para o sistema de célula; orientar na locação das máquinas, conforme especificadas no layout; fazer funcionar o sistema no início de sua operação; orientar os operários, sobre o funcionamento do sistema; treinas as pessoas encarregadas de produção e gerente de produção, etc.

Com isso temos os seguintes resultados: Facilita o gerenciamento do processo; melhor aproveitamento de espaços físicos do ambiente de trabalho; redução de custos com pessoal e materiais; redução do tempo de entrega de produtos vendidos; aumento da produtividade e melhoria da qualidade na fabricação dos produtos, etc.

 Desdobramento da função qualidade:

O QFD (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria, ou seja, é uma ferramenta que possibilita “ouvir” a voz do cliente e ordená-la de modo a facilitar a análise de suas necessidades que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto na forma de especificações técnicas do mesmo.

 Comakership:

É uma forma evoluída de relacionamento entre clientes e fornecedores, através de uma visão integrada da cadeia de suprimentos, abordando estratégias, políticas e aspectos operacionais, relacionados à questão da qualidade, escolha e avaliação de fornecedores e logística que promovem a competitividade global da cadeia.

 Sistemas Flexíveis de Manufatura:

Podemos definir os Sistemas de Manufatura Flexíveis, de uma forma geral, como sendo sistemas de produção altamente automatizados, capacitados a produzir uma grande variedade de diferentes peças e produtos, usando o mesmo equipamento e o mesmo sistema de controle. Pode-se ainda, e sob a mesma ótica geral, afirmar que as FMS'Ss devem apresentar ao menos três subsistemas:

• Sistema de Armazenamento e Processamento de Material: Equipamentos automatizados ou robotizados que fornecem e gerenciam material.

• Sistema de Processamento: Grupo de máquinas com comando numérico (CN) ou comando numérico computadorizado (CNC).

• Sistema de Controle Computadorizado: Realiza o controle operacional do conjunto.

 Manufatura Integrada por Computador:

Desenvolve as atividades de geração, transmissão e controle de execução dos programas de comando numéricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com