TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração De Cargos Salarios E Beneficios

Ensaios: ATPS Administração De Cargos Salarios E Beneficios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1 - PASSO 1

SALÁRIO MOTIVA?

O salário é uma forma de compensação para a pessoa que trabalha, ou seja, é um rendimento que recebemos em troca do nosso trabalho, nada mais é que o valor dele. Por isso afirmamos que salário NÃO motiva. É uma necessidade fisiológica como pagar contas.

Já a motivação é aquilo que nos move, é algo pessoal e interior. Cada um se motiva de uma maneira diferente, conquistando resultados e superando obstáculos.É querer sempre ir além, daquilo que já se conquistou anteriormente.

PASSO 2

Quadro Comparativo Aspectos teóricos de

Abraham Maslow: Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

Frederik Herzberg: Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivacionais de Herzberg.

David MacClelland: Teoria da Motivação pelo êxito e/ou medo de MacClelland.

Teoria de Maslow

A Hierarquia de Maslow conhecida como a pirâmide define uma divisão proposta pelo mesmo em que as necessidades mais simples devem ser satisfeitas antes das necessidades de alta realização. Sobretudo Maslow propôs que cada um deve ter essa escala, para atingir autoestima, auto realização na vida pessoal como na profissional.

Com isso foram cinco necessidades descritas.

· Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;

· Necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;

· Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;

· Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;

· Necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: “O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza”.

Maslow por si considera primeiro que a pessoa deve considerar o ultimo patamar, onde coincide com a sua realidade. Sempre lembrando que os outros quatro, vão ser alcançados no decorrer do nosso aprendizado, força de vontade, potencial para aquilo que é considerado objetivo e meta para a vida.

"... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver o nosso potencial”.

Teoria de Herzberg.

Definidos dois fatores higiênicos e motivacionais, para Herzberg o funcionário deveria estar satisfeito com esses dois fatores, estar capacitado para determinada função e procurar crescer dentro da organização, buscando aprendizado, motivação para que assim possa suprir suas necessidades higiênicas.

· "Fatores motivadores" (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com