TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração Etapa 3

Casos: ATPS Administração Etapa 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIA DOS SISTEMAS

• Teoria dos Sistemas foi criada em por volta dos anos 30 através de um biólogo chamado Ludwig Von Bertalanffy, para tentar responder á complexidade dos organismos vivos.

• E meados da década de 1960, ao incluir a Teoria Geral dos Sistemas na administração demonstrou que nenhuma organização existe no vazio.

• Cada organização vive e opera num ambiente do qual recebe entradas (como materiais, energia, informação) e no qual coloca os seus produtos ou saídas (como, por exemplo, informação).

• A noção de sistema pode ser aplicada a qualquer objeto ou fenómeno que queiramos estudar e distingue-se do método cartesiano por colocar ênfase da análise não nos componentes do sistema, mas na relação que existe entre eles.

• Um sistema é definido como um conjunto integrado de partes, intima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e é destinada a atingir um objetivo especifico.

Existem diversos tipos de sistemas entre os quais :

Sistemas abertos e fechados;

Sistemas de energia, matéria ou informação;

Sistemas naturais e artificiais.

Propriedades dos sistemas:

Homeostase;

Entropia negativa;

Estrutura e Função;

Diferenciação e Integração;

Variedade requerida;

Equifinalidade;

Evolução.

TEORIA DA MATEMÁTICA

A Teoria Matemática na administração é conhecida como Pesquisa Operacional. A Teoria Matemática coloca ênfase no processo decisório e procura tratá-lo de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa. Ao trazer a Teoria Matemática ajudou e muito para Administração liberando novas técnicas de planejamento e controle nos recursos materiais, financeiros, humanos e, contudo, um suporte nas decisões, a caminho de aperfeiçoar a pratica de trabalhos e subtrair os riscos contidos nos planos que interferem no futuro da organização. A Teoria Matemática contribui a aplicações de projetos e trabalhos com objetivo na qualificação dos problemas administrativos, através do ponto de vista estatístico ou matemático, proporcionando técnicas de aplicação no sentido operacional localizado na esfera da execução.

TEORIAS DA TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

É a etapa de lidar com tecnologia na administração, para tira-la o maior grau de eficiência. A administração científica de Taylor e seus seguidores tenham se preocupado na época com a tecnologia, suas citações neste campo ficaram limitadas nas tarefas individuais dos operários.

A tecnologia da informação pode ser abordada como um grupo de atividades e soluções de recursos da informática. Existem varias atribuições para Tecnologia da Informação e nenhuma consegue resumi-la inteira.

Segundo Rezende e Abreu (2001, p.78), “Tecnologia da Informação são recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação”.

Ao ser um bem que some valores a uma organização ou um individuo, parte dê a necessidade de recursos da Tecnologia, sobretudo, requer utilizar ferramentas e outros mios que façam das informações contidas um diferencial competitivo. Com isso, necessita localizar a solução para os bons resultados e com baixo custo possível. A TI é uma atividade que se torna cada vez

comum dentro das organizações, atualmente a maior parte dos deveres gira em torno da informação. Portanto, a empresa que souber lidar com as Tecnologias da Informação certamente irá se diferenciar no mercado em relação aos concorrentes.

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

A Teoria contingencial é absoluta em suas tarefas Administrativas, onde tudo é relativo. Explica-se na abordagem contingencial que existe uma relação funcional através das condições do ambiente e as técnicas administrativas adequadas para atingir a eficaz dos objetivos da empresa. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na real, não tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com