TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Análise De Investimentos - 5º Semestre

Dissertações: ATPS - Análise De Investimentos - 5º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  7.965 Palavras (32 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 32

INTRODUÇÃO

Com este trabalho iremos conhecer os tipos de investimentos saber como é a rentabilidade de cada um deles e visualizaremos as oportunidades de negócios.Conheceremos todos os elementos necessários para efetuar o cálculo de viabilidade econômica.E teremos todos os elementos necessários para a decisão a respeito da viabilidade de nosso projeto se ele poderá ser aceito ou não.

ETAPA1:

Os Tipos de Investimentos

Passo 1:

Pesquisa e análise sobre os Tipos de Investimentos. Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem.

Investimentos públicos

São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Exemplos: construção de moradias populares, saneamento básico, ou mesmo realizações de obras de infra-estrutura como estradas, hospitais, escolas, dentre outros.

Investimentos privados

São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direitos privados, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shoppings, entre outros.

Investimentos Mistos

São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direitos privados. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar pra a sociedade quanto retorno monetário. Exemplos: Petrobrás e Banco do Brasil.

A importância de investir para crescer

Considerando o momento econômico mundial que atravessamos, no qual percebemos a luta das empresas pela sobrevivência e perpetuação no mercado, falar da necessidade de investimentos que propiciem crescimento pode parecer, a princípio, contradição. No entanto, destacamos o fato de que se não houver a preocupação de crescer,quando do direcionamento das ações operacionais e estratégicas em qualquer empreendimento, podemos sacramentar a falta de condições para continuar existindo e competindo em algum nicho de mercado.Investir na empresa significa oferecer condições para que esta esteja cada vez mais preparada para novos desafios referentes ao aumento de concorrência no segmento,diferenciais no atendimento das vendas e pós-vendas, inovações tecnológicas de produtos ou serviços, guerra de preços etc.Os Investimentos também são fundamentais para as organizações. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. O investimento influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:

Expansão das organizações

As organizações, principalmente as privadas tem como objetivos crescer, expandir seu marcado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. Caso contrário nenhum investidor irá se interessar em investir na empresa.

Reposição de capital

A Organizações, mesmo que não estejam em expansão, precisam de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas maquinas e equipamentos. Caso não for feito esse reposição as maquinas e equipamentos não serão, mas tão eficientes, e o terá como consequência produtos mais caros e de baixa qualidade, que poderá afetar a sobrevivência da empresa.

Análise de Investimentos

O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. O administrador deve analisar os investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções. Para isso, ele faz três considerações que influenciam a decisão: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial.

As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são

Brasil As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte de receita para a empresa.As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são: CDB: Certificado de deposito bancário (emitidos para renda fixa com taxas pré e pós-fixadas). Pré-fixada (curto prazo); pós-fixada (Selic CDI). Caderneta de poupança: Misto de rentabilidade entre taxa pré-fixada e TR (taxa referencial).Debêntures: Títulos médios e longo prazo (3 a 5 anos) Títulos com garantia adicionais (ações); calculando a taxa pós-fixadas Selic, Ações de empresas: Títulos de renda variável Recebimento de dividendos; ganhos de capital. Fundo de investimentos: Títulos negociados por administradores (CNPJ)- Conservadores: CDBs, de bentures, títulos públicos.- Agressivos: Ações, moeda estrangeiras, derivativas.* Títulos públicos: Títulos emitidos pelo governo para financiar a divida publica;Fundo pré-fixados ou pós-fixados Selic, IGPM, IPCA, moeda estrangeira.

Passo2:

Identificar o tipo de negócio que pretende trabalhar. Anotar as principais informações: Negócios escolhido Loja de Roupas.

OS ASPECTOS ESSENCIAIS PARA TER SUCESSO NO SETOR

Para Enfrentar a concorrência do mercado externo, aposte na qualidade Inove, usem tecidos ecologicamente corretos, crie peças customizadas, foque no acabamento, adote políticas sociais: agregue valor aos produtos e divulgue ao consumidor As Confecções Terceirizadas, especializadas em um elo da cadeia, estão em alta: a demanda é maior que a oferta, pois os estilistas não dão sozinhos, conta do recado.Atenção na Hora da Compra: é preciso encontrar bons fornecedores e ter um controle do estoque para não ficar com rolos de tecido encalhados.Lembre-se que esse é um setor sazonal: são duas coleções ao ano, outono/inverno e primavera/verão.Antes de Abrir uma Loja de roupas, defina qual será o público-alvo. Só depois escolha o ponto e pense no layout e no mix de produtos.Uma Loja Deve se diferenciar pelo atendimento e não só pelas roupas. Ao acertar o cliente, o tíquete médio aumenta.

Temos aqui uma dica de uma empresaria bem sucedida "É fundamental ter conhecimento técnico e uma boa equipe de criação. Outro segredo é começar com uma empresa pequena e ir crescendo aos poucos. Ninguém começa grande.

Passo3;

Boot cut (Corte para botas): Uma variação do anti-fit tem a perna um pouco mais larga do joelho para baixo, para facilitar o uso de botas para dentro da calça. Semibaggy: por ter cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilada, de cintura fina e quadril largo.temos aqui mas um prduto de qualidade em nossa empresa.

Tight Fit ou Slim Fit: (caimento justo, apertado): com cintura baixa, tipo Saint-Tropez, marca bem os quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto.

Passo4:

O termo investimento é muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas,assim podem-se encontrar facilmente manchetes de jornais sites na internet declarações de políticos e autoridades sobre o assunto o que pode ser algo bastante confuso para quem se baseia apenas no que lê em jornais ou no que é divulgado pela mídia já que muitas coisas aparentemente diversos são tratados como investimento.a seguir são apresentados diversas situações que são igualmente tratados de forma genérica como investimento.

* Compra um carro;

*Comprar uma casa;

*fazer uma aplicação financeira;

* abrir uma empresa ;

*construir uma fábrica;

*cursar uma faculdade .

Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações, o investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente para criar mais recursos no futuro.

Dessa forma abrir uma empresa e cursar uma faculdade atos apresentados em relação Nenhuma podem ser entendidos como investimentos uma vez que neles renuncia-se a recursos no futuro. O proprietário de uma empresa ao constituir teria outras opções para utilizar os recursos gastos na compra de equipamentos instalações com treinamento ou seja desembolsos no presente contudo esse proprietário investe renunciar por certo tempo ao uso desses recursos na expectativa de obter mais recursos no futuro com o lucro da empresa, multiplicando o valor que foi gasto no presente o mesmo raciocínio é valido para cursar uma faculdade. O aluno ao longo de quatro ou cinco anos gasta recurso no presente monetários de tempo e dedicação com a expectativa de que esse investimento trará maior nível salarial e melhores oportunidades de carreira no futuro ou futuro ou seja a renúncia a recursos no presente em prol de mais recursos no futuro.

ETAPA2:

Passo1:

O fluxo de caixa facilita a gestão de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento. Denomina-se saldo a diferença entre os recebimentos e os pagamentos, Essa analise de investimento se resume em verificar se esse fluxo de caixa do projeto tem viabilidade econômico-financeiro de realização, vendo assim se o investimento é viável ou não.O fluxo de Caixa pode ser resumido em, entrada e saída de caixa, em determinadas datas no tempo, ele é representado da seguinte forma: Fluxo de Caixa Positivo: seta para cima.Fluxo de Caixa Negativo: seta para baixo.O tempo é representado por uma reta com as indicações das datas (dias, meses,anos) que representam cada fluxo.

Passo2:

Tabelas de Cálculos e Estimativas

VALOR E VENDAS

QUANTIDADE R$

Unidade 1 90,00,00

Mensal 200 18,000,00

Anual 240 216,000,00

FATURAMENTO

Ano R$

1° R$ 216.000,00

2° R$ 432.000,00

3° R$ 648.000,00

4° R$ 864.000,00

5° R$ 1.080.000,00

Custo e Despesas (Mensal) R$

Custo compra Mercadoria R$ 6.000,00 p/ mês

Despesa com aluguel da loja R$ 1.000,00

Despesa com pagamentos R$ 3.000,00

Despesa com Energia Elétrica R$ 200,00

Despesa com Água R$ 100,00

Despesa com Telefone R$ 90,00

Custos R$ Despesas R$

Mensal 6.000,00 Mensal 4.390,00

Anual 72.000,00 Anual 52.680,00

Passo3:

O alto grau de competitividade e que vem sendo exigido pelas empresas e rapidez das mudanças,vem se acirrando e levando milhares de empresas e insistirem e novas tecnologias e formação continuada de seus profissionais.tais investimentos têm se tornado o diferencial no âmbito empresarial,já se tornou bastante comum o discurso da turbulência econômica e da instabilidade do mercado financeiro refletindo nos processos decisórios que estão se tornando cada dia mas duvidosos e incertos,gerando imprevisibilidade diante das ações de todos os indivíduos envolvidos,diante dessa realidade,surgem dificuldades para planejar,gerar organizar e principalmente administrar,abreviando cada vez mas a confiabilidade para empreendimentos e previsões Daí entra a importância do fluxo de caixa relevante,com uma da mas importantes ferramentas gerenciais ,pode-se para uma previsão elaborada com base nos levantados nas projeções financeiras induzindo as previsões sobre o setor financeiro .

Os fluxos de caixa que ocorrerão durante a útil de um projeto é uma das tarefas mais difíceis na analise de investimento de capital.essas projeções geralmente envolveram inúmeras variáveis e em empresas maiores muitos indivíduos e diversos departamentos, as projeções de preço e quantidade de vendas geralmente são fornecidas pelo setor de marketing ,baseado no conhecimento das elasticidade de preço dos efeitos da publicidade propaganda do ambiente macroeconômico,todas as principais técnicas de análise de investimento se baseiam no conceito de fluxo de caixa o qual tem diferença em relação ao conceito de lucro que é um conceito contábil.

A primeira diferença é a que o fluxo de caixa da analise de investimentos deverá ser um fluxo de caixa projetado ou seja uma estimativa de ganhos ou perdas futuros uma vez que o projeto de investimento ainda não foi implantado,é apenas uma possibilidade futura. Em ultima instância a analise de investimento se refere a verificar se esse fluxo de caixa do projeto tem viabilidade econômica financeira de realização definido assim se o investimento é viável ou não o lucro contábil por sua vez não atende esse critério visto,visto aqui por definição só se contabilizam valores já ocorridos.em outras palavras o fluxo de caixa projetado trata do futuro ao passo que o lucro contábil trata do passado.

Existem dois conceitos diferentes quanto à data a ser considerada de determinado valor:

*Conceito de competência é o conceito utilizado nas demonstrações financeiras (balanço patrimonial DRE) e adotado pela contabilidade, controladoria. Esse conceito implica considerar os valores por apropriação ou seja a referencia e quando há ocorrência do fato gerador do valor a que período de tempo ele compete daí o nome principio de competência.

*Conceito de caixa financeiro é o conceito utilizado para o gerenciamento das operações diárias da empresa e no fluxo de caixa, esse conceito é adotado pela tesouraria da empresa e implica considerar os valores por data de pagamento ou recebimento, nesse caso entrada e saída de caixa independente de quando foram gerados,o fluxo de caixa como próprio nome insinua utiliza sempre o princípio de caixa considerando os valores apenas quando são pagos ou recebidos tal premissa é utilizada de forma a permitir uma justa comparação com outras opções de investimentos tais como ações,renda fixa e outros projetos.

ETAPA3:

PASSO1:

Taxa SELIC apurada no movimento de

Data Taxa (%a.a) Fator diário Base de cálculo (R$) Estatísticas Média Mediana Moda Desvio padrão Índice de curtose 14/03/201410, 651, 00040168321.644.216.991,2210,6510,6410,650,03499,16.

PASSO2:

PAYBACK

Existem diversas técnicas de analise de investimentos, das mais simples as mais sofisticadas, porem, destacam-se três principais, as quais são as mais utilizadas e disseminadas:Período de retorno ( pay back)Valor Presente Liquido (VPL)Taxa Interna de Retorno ( TIR)Técnica de avaliação 1:Período de Retorno ( Pay back)O método do pay back tem como pressuposto avaliar o tempo que o projeto demorara para retornar o total do investimento inicial. Quanto mais rápido o retorno, menor o pay back e melhor o projeto.

Assim, o pay back sempre deve ser mensurado EME tempo- dias, semanas, meses, anos-, quanto menor o tempo de retorno, mais interessante será o investimento. Essa técnica e bastante conhecida, sendo ate repetida popularmente o tempo para recuperar o investimento

, exatamente a idéia do pay back.A melhor forma de calcular o payback e construir uma tabela com o valor do investimento inicial, os períodos, o fluxo de caixa de cada período e o valor acumulado dos fluxos de caixa. No momento em que o valor acumulado dos fluxos de caixa atingir o valor do investimento inicial, atingiu-se o pay back.

VPL

O Valor Presente Líquido (VPL) é utilizado para calcular atratividade de investimentos. Supondo que você faça um investimento inicial de R$100 mil reais em um projeto e espera fluxo de caixa de R$10mil mensais, dada a taxa de atratividade (juros), você deseja saber se o projeto é viável ou não.Embora o cálculo seja bem direto, precisamos observar uma coisa importante. Como os fluxos são mensais, a cada mês os R$10 mil vão perdendo valor. Contudo, os R$100 mil investidos inicialmente foram investidos com valores correntes.Desta forma, precisamos descontar cada fluxo de caixa que ocorrerá para saber o quanto ele vale, hoje, e comparar este resultado com o valor investido.

TIR

A Taxa Interna de Retorno e um método similar ao VPL, ou seja, utiliza a mesma lógica de calculo, contudo, apresenta os resultados em porcentagem, e não em valores monetários. Dessa forma, e bastante popular, uma vez que muitos investidores preferem mensurar retornos em porcentagens, e não em valores absolutos. Esse método também e conhecido por seu nome em inglês, ou seja Internal Rate of Return, cuja sigla utiliza da e IRR . A taxa interna de rendibilidade (TIR) representa de rendibilidade gerada por determinado investimento (muito utilizada com um dos indicadores chave em estudos de análise de viabilidade), ou seja, representa uma taxa de juro tal, que se o capital investido tivesse sido colocada a essa taxa, obteríamos exatamente a mesma taxa de rendibilidade final.

Cálculos: TIR

R$ 400.000,00 CHS g CF

R$ 216.000,00 g CFj

5 g N

0,75% i

f NPV= R$ 656.118,90

Então nesse caso o projeto deverá ser aceito pelo VPL,pois o retorno foi aceito

Em R$ 656.118,90

Cálculo: PAYBACK

Invest. Inicial Projeto Acumulados

R$ 400.000,00 R$ 400.000,00 R$ 400.000,00

ANO

1R$ 216.000,00 R$ 216.000,00

2 R$ 216.000,00 R$ 432.000,00 Payback

3 R$ 216.000,00 R$ 648.000,00

4 R$ 216.000,00 R$ 864.000,00

5 R$ 216.000,00 R$ 1.080.000,00

O projeto deverá ser aceito pelo payback pois o investimento se apaga somente no 3 ano.

PASSO3:

Então Concluímos que nosso projeto é viável, que podemos aceita-lo no cálculo do TIR, no VPL e no Payback porque em ambos o resultado é positivo.

Após o debate sobre a montagem dos fluxos de caixa e os tipos de projetos os quais serão os componentes básicos da resolução dos problemas de analise de investimentos faz-se possível apresentar as técnicas de análise de investimentos.

Existem diversas técnicas de análise de investimentos das mais simples às mais sofisticadas, porém destacam-se três principais as quais são as mais utilizadas e disserminadas:

*Período de retorno PAYBACK

*Valor presente líquido VPL

*Taxa interna de retorno TIR

O método do payback tem como pressuposto avaliar o tempo que o projeto demora para retornar o total do investimento inicial.quanto mas rápido o retorno menor o payback e melhor o projeto.Assim o payback sempre deve ser mensurado em tempo,dias,semanas mais interessante será o investimento essa técnica é bastante conhecida sendo até repetida popularmente o tempo para recuperar o investimento exatamente a idéia do payback.

O método do valor presente líquido é um método alternativo do payback,visando corrigir as principais deficiências apresentadas por este,a sua sigla mais utilizada é VPL para utilizar o VPL faz-se necessário construir o fluxo de caixa do projeto sendo os seus principais componentes:

*Investimentos inicial e investimentos adicionais;

*fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno;

*valor residual do investimento se houver TMA taxa mínima de atividade.

A taxa mínima de atividade deve ser representada pelo retorno mínimo exigido,em porcentagem para o investidor concordar em realizar o projeto.em geral essa taxa representa o custo do dinheiro no tempo para esse investidor ou ainda o custo das oportunidades perdidas o chamado custo de oportunidade já que esses recursos poderiam ser utilizadas em outro investimento.

A taxa interna de relatório é um método similar ao VPL ou seja utiliza a mesma lógica de cálculo,contudo apresenta os resultados em porcentagem e não em valores monetários.Dessa forma é bastante popular uma vez que muitos investidores preferem mensurar retornos em porcentagens e não em valores absolutos.

ETAPA4

PASSO1:

O análise de investimento por um motivo muito sempre com um período tempo de diversos anos,a inflação acumulada pode distorcer totalmente o análise se não for considerado corretamente ,uma vez que a inflação é cumulativo em progreção geométrico ,ou seja funciona como o juro, especialmente em investimento por período mais longos de dez ou quinze anos qualquer análise de investimento seria dessa forma deve incorparar o efeito da inflação ao logo do tempo no investimento.

O imposto de renda é uma tributo cobrado na maioria dos países do mundo.Essa tributo tem cm base de cálculo normalmente o lucro contábil,ou seja,a diferença entre receitas e custos despesas.Na análise de investimento contudo ,não estamos preocupados com o lucro contábil,mas com o fluxo de caixa gerado pelo projeto de investimento.

A depreciação é uma despesa contábil que reconhece que um ativo perde valor ao longo do tempo esses reconhecimento gera uma despesa que abate o lucro operacional e, portanto diminui a base de cálculo do imposto de renda contudo ,essa é uma despesa Chamado de “não caixa”, ou seja, não há fluxo de caixa negativo,saída de dinheiro do caixa.Novamente ,devemos nos lembrar de que o análise de investimento se preocupa com o fluxo de caixa,e não com resultados contábeis .

PASSO2:

A inflação e o seu efeito na analise de investimentos inflação é definida como aumento contínuo e generalizada dos preços na economia. Esse é um processo conhecido como processo inflacionário, que se estende a todos os bens econômicos. A inflação é medida pelos chamados índices de preços. Esses índices são a média ponderada dos preços de uma cesta de bens escolhidos, em determinado período e em certas regiões, A inflação é medida como o aumento de índice de preços, isto é o aumento dos preços da cesta de bens.

Há, basicamente, dois tipos de índices de preços:Índices Gerais de Preços (IGP): são índices que buscam medir a inflação como um conceito amplo na economia, envolvendo preços de atacado, de varejo e de construção civil. Os principais IGP são os medidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV),conhecidos como IGP-M e IGP-DI.IGPDI: tem como composição 60% de preços no atacado (IPA), 30% de preços no varejo (IPC) e 10% de preços da construção civil (INCC). É medido do dia 1 aos 30 de cada mês. IG M: tem a mesma composição do IGP-DI, porém é medido do dia 21 de um mês são o dia 20 de mês seguinte.Índices de Preços ao Consumidor (IPC): são índices que buscam medir a inflação do varejo que atinge diretamente os consumidores (pessoas físicas). Os principais índices são: Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): calculado pelo IBGE, é o índice oficial de inflação no Brasil;Índice de Preços ao Consumidor (IPC): calculado pela FIPE da USP na cidade de São Paulo;Índice de Custo de Vida do Dieese (ICV): calculado pelo Dieese, ligado aos sindicatos.

As causas da inflação são diversas, porém há três tipos principais: Inflação de demanda Toda economia tem certa capacidade produtiva determinada pelo seu numero de fábrica, trabalhadores, máquinas, equipamentos etc. Há mesmo um índice que mede a utilização dessa capacidade conhecida como índice de utilização da capacidade instalada que varia de 0% a 100%.

PASSO3:

Hoje calculando sobre uma inflação de 5% ao ano em cinco anos teríamos uma inflação acumulada de aproximadamente 27,63% visto que a taxa interna do retorno projeto apresenta um resultado de 70,33% o projeto continua sendo atrativo,pois o VPL também apresenta um valor positivo 783.900,13 por isso o projeto toma se viável para os próximos 5 anos,pois a inflação acumulada de 5 anos ainda não fará com que o VPL fique negativo e não chegará no valor da taxa interna de retorno.

TMA=8,75% a.a TMA=70,75%a.a

VPL= R$ 983.900,19 VPL= -2.027,23

Esta análise de sensibilidade nos mostra que o nosso projeto apresenta um lucro bastante atrativo, pois suporta uma grande variação na TMA pois,para o VPL ficar negativo é necessário chegar a uma taxa de 70,75%.

PASSO4:

Esta atividade foi desenvolvida pelo grupo com intuito de criar um projeto que fosse viável e trouxesse boa rentabilidade.

A rentabilidade as idéias estavam desorganizadas e havia muitas opiniões divergentes porém após o estabelecimentos das atividades e dos projetos comercializados as idéias começaram a tomar forma como provavelmente ocorre em uma situação real de iniciativa de um novo negocio.

Investimentos significa a aplicação de capital em meios de produção visando o aumento da capacidade de produtiva,instalações,máquinas,transportes,infra-estrutura ou seja em bens de capital.o investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual a taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com os bens de capital, máquinas e equipamentos e formação de estoques. o investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças depreciação de equipamentos e instalações,como esta diretamente ligado à compra de bens de capital e portanto à ampliação da capacidade produtiva o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.investimentos também pode referi-se à compra de ativos financeiros tipo ações,letras de câmbio e outros papéis.

Existem três tipos de investimentos classificados em:investimentos públicos,investimentos privados e investimentos mistos.

Os investimentos públicos são realizados por meio de recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social;investimentos privados são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado a fim de gerar retorno monetário aos investidores.os investidores mistos são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidade públicos.eles tem uma importância fundamental tanto para a economia quanto para organizações.

A economia de qualquer país só crescer com fluxo contínuo de investimentos a lógica dessa afirmação é que para a economia crescer faz-se necessário aumentar a produção das fábricas,empresas ,fazendas das unidades produtivas o que se mede mas tradicionalmente pelo produto interno bruto PIB ,uma vez que as unidades produtivas têm capacidade de produção limitada ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas máquinas e instalações.para aumentar o PIB a longo prazo é fundamental criar novos unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes o que só é possível por via de investimentos.

Dessa forma abrir uma empresa e cursar uma faculdade atos apresentados em relação Nenhuma podem ser entendidos como investimentos uma vez que neles renuncia-se a recursos no futuro. O proprietário de uma empresa ao constituir teria outras opções para utilizar os recursos gastos na compra de equipamentos instalações com treinamento ou seja desembolsos no presente contudo esse proprietário investe renunciar por certo tempo ao uso desses recursos na expectativa de obter mais recursos no futuro com o lucro da empresa, multiplicando o valor que foi gasto no presente o mesmo raciocínio é valido para cursar uma faculdade. O aluno ao longo de quatro ou cinco anos gasta recurso no presente monetários de tempo e dedicação com a expectativa de que esse investimento trará maior nível salarial e melhores oportunidades de carreira no futuro ou futuro ou seja a renúncia a recursos no presente em prol de mais recursos no futuro.

A taxa mínima de atividade deve ser representada pelo retorno mínimo exigido,em porcentagem para o investidor concordar em realizar o projeto.em geral essa taxa representa o custo do dinheiro no tempo para esse investidor ou ainda o custo das oportunidades perdidas o chamado custo de oportunidade já que esses recursos poderiam ser utilizadas em outro investimento.

A taxa interna de relatório é um método similar ao VPL ou seja utiliza a mesma lógica de cálculo,contudo apresenta os resultados em porcentagem e não em valores monetários.Dessa forma é bastante popular uma vez que muitos investidores preferem mensurar retornos em porcentagens e não em valores absolutos.

Os fluxos de caixa que ocorrerão durante a útil de um projeto é uma das tarefas mais difíceis na analise de investimento de capital.essas projeções geralmente envolveram inúmeras variáveis e em empresas maiores muitos indivíduos e diversos departamentos, as projeções de preço e quantidade de vendas geralmente são fornecidas pelo setor de marketing ,baseado no conhecimento das elasticidade de preço dos efeitos da publicidade propaganda do ambiente macroeconômico,todas as principais técnicas de análise de investimento se baseiam no conceito de fluxo de caixa o qual tem diferença em relação ao conceito de lucro que é um conceito contábil.

Os produtos no Brasil são vendidos a preços considerados altos devido à quantidade de impostos que são embutidos, ou seja, mais da metade do preço dos produtos são impostos. Sendo assim, a margem de lucro aumenta duas ou três vezes a mais para que possa competir com a carga tributária que é considerada uma das mais altas do mundo. Existe ainda um problema sério no Brasil. O país não desenvolve como deveria, mesmo com as altas taxas tributárias, pois esses impostos não são retornados a população de maneira justa e ainda as empresas deixam de investir e contratar diminuindo desenvolvimento do país.

O índice de falência das empresas é muito alto, devida os impostos e a pouca lucratividade. As empresas deixam de investir e contratar, gerando menos emprego e dinheiro na região.

CONSIDERAÇÃOES FINAIS

Analisando, todas as etapas do projeto concluímos que, o projeto apresenta uma rendibilidade muito atrativa,pois,oferece uma taxa de retorno bem acima do que as taxas oferecidas pelo mercado.Mesmo depois de passar pelos cálculos de depreciação e imposto de renda a taxa de retorno do projeto continua superando a taxa oferecida pelo mercado com isso concluiu que é interessante aprovar e investir neste projeto pois o projeto apresenta um retorno garantido para os próximos cinco anos.

BIBLIOGRAFIA:

MARTINELLI, Dante P.. Negociação Empresarial : enfoque sistêmico e visão estratégica.

1ª ed. São Paulo: MANOLE, 2010.

MELLO, Jose Carlos Martins F. de. Negociação baseada em estratégia. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2009.

C.M.F. DE MELLO, José. Negociação Baseada em Estratégia. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

...

Baixar como  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »