TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIENCIAS SOCIAIS

Tese: ATPS CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Tese  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

CIÊNCIAS SOCIAIS

ETAPA 2

PASSO 1 e 2

O FILME “A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAISO” se passa nos anos 70, Que retrata um período em que o fordismo já começa sua fase de decadência, mostrando o retorno da insatisfação do operário italiano, por meio dos sindicatos, a atuação dos estudantes, e a situação desse trabalhador tanto dentro do ambiente de trabalho como fora.

Lulu é um operário metalúrgico, que perde um dedo em acidente de trabalho e é envolvido em movimento de protesto. Descobre assim a vida sindical. Ele divide-se entre as tentações da sociedade de consumo e as convocações da esquerda tradicional, ao mesmo tempo em que Lulú se politiza e é influenciado pela sociedade de consumo suas referências no processo de politização, sendo: o discurso extremista dos estudantes, a postura moderada e pragmática dos sindicalistas e, sobretudo, seu velho companheiro de trabalho, Militina, que devido ao trabalho da fábrica acabou enlouquecendo.

Hoje em dia as pessoas trabalham para pagar o que consomem, na maioria das vezes, o consumo é bem mais elevado do que se pode pagar, desde que o trabalho se transformou, em uma mercadoria tem sido medido, avaliado e remunerado pela sua duração.

O trabalho sempre existiu baseado nos primórdios da humanidade, a qual se tem que trabalhar para comer, trabalhar para viver o avanço da vida, ao invés de trabalhar para viver, o trabalho esta relacionado a acumulo tanto de fortuna quando a de consumo, ou seja, quanto mais trabalhar, mais dinheiro logo consumindo em grande quantidade.

A remuneração proporcionada pelo trabalho tem sido a motivação essencial da produção na sociedade, os indivíduos sujeitos a necessidades básicas, ou ao receio de perderem o seu bem-estar, são levados ao comportamento disciplinados e organizados que a produção na sociedade impõe.

Podemos dizer que o trabalho e o consumo tem uma função na identidade do individuo, sendo, atividades comuns, consumo dos mesmos bens, status, associação da imagem e da dignidade da pessoa à sua profissão, os moldes sobre os quais se dão o trabalho e o consumo afetam a coletividade, em patamares social, psicológico e cultural, individual e coletivo.

A necessidade do trabalho e do consumo nos dias atuais são forjado num certo modelo neoliberal,globalizante e uniformizado, sendo que o centro valorativo é o capital monetário, expresso na produção e circulação de bens e serviços.

A evolução social transformou tanto o trabalho quanto o consumo, gerando uma sociedade que não sabe obter o resultado esperado, mesmo com todos os avanços a qual o trabalho mais o consumo geram, a humanidade tem a obrigação de trabalhar para seu sustento e sobrevivência, levando o fator trabalho ao extremo, tanto nas empresas, nas ruas ou em casa ou qualquer lugar que se possa ganhar dinheiro através do trabalho. Essa mistura trabalho, consumo e sociedade foram umas das causas a qual mexeu com todo o planeta levando as grandes guerras e desastres naturais tudo isso, mas a obsessão do ser humano de ganhar mais e mais está levando ao caos e desordem pelo resto do futuro Capitalista.

Passo 3

Em relação ao filme o operário tinha chegado ao seu limite não aguantava mais, a revolução na época só estava gerando mais misérias, os burgueses praticamente não deixava nem migalhas no prato para os trabalhadores se alimentarem, já não existiam limite de horário de trabalho, benefícios, simplesmente se tornaram escravos do trabalho.

Passo 4

Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual?

Nos dias atuais o mundo pode ser visto como um processo histórico-social de vastas proporções, abalando mais ou menos drasticamente os quadros sociais e mentais de referência de indivíduos, sociedade, trabalho e consumo. Muito do que parecia estabelecido em termos de conceitos, categorias ou interpretações, relativos aos mais diversos aspectos da realidade social, parece perder significado, tornando-se anacrônico ou adquirindo outros sentidos, os regimes políticos e os estilos de vida, as culturas e as civilizações parecem mesclar-se, tencionar-se e dinamizar-se em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com