TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - CONTABILIDADE GERENCIAL

Artigo: ATPS - CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Contabilidade Gerencial

Disciplina: Contabilidade Gerencial

Ciências Contábeis

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado ao Curso

de Graduação em Ciências Contábeis da

Universidade Anhanguera Uniderp, como

requisito para a obtenção de conhecimento

e atribuição de nota da disciplina

Competências Profissionais

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04

2. OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO E JUSTIFICATIVA 06

3. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 07

4. SUPRIMENTOS E FORNECEDORES 09

5. ESTIMATIVA DE PREÇOS E CUSTOS 11

6. CONCLUSÃO

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

13

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os estudos e análise de viabilidade da criação de um supermercado, que terá seu foco na venda de produtos de gêneros alimentícios, como frios, bebidas, frutas, legumes e verduras, carne e pão, entre outros e, facilitar as compras de pessoas que vivem nas cercanias do bairro onde este empreendimento será implantado.

A elaboração desta atividade foi muito importante para todos os integrantes do grupo que, contribuíram ativamente com os conhecimentos adquiridos ao longo destes anos de estudos. Os desafios e, às vezes as divergências de opinião surgidas e até mesmo os conflitos, foram necessários no sentido de que, através deles, buscam-se novas soluções e aprimoram-se o aprendizado de modo concreto e fundamentado em práticas.

Participar ativamente deste desafio foi essencial para o desenvolvimentos das competências e habilidade que requerem a atuação de novos profissionais no mercado de trabalho.

2. OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO E JUSTFICATIVA

O objetivo deste é a apresentação da abertura de um empreendimento por cinco sócios que, após vários estudos, pesquisas e consultas ao SEBRAE, decidiram pela exploração do ramo de comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, ou seja, um Supermercado.

Todo bom empreendedor entende que, para iniciar qualquer ramo de negócios são necessários estudos antecipados, visão de mercado, conhecimento completo da área em que se pretende investir, alguns cursos de capacitação para melhorar o campo de conhecimento, cautela e uma certeza total e ampla do que se pretende empreender. Nenhuma empresa de sucesso nasce e progride sem esses fatores essenciais e, considerando esses fatores básicos, os sócios intencionaram criar uma empresa, com a qual já tenham certa afinidade e conhecimento para que possa se transformar em um grande negócio, decidindo então, por unanimidade, pelo setor do comércio de vendas varejistas.

A localização deste novo empreendimento foi decisiva para a tomada de decisão, pois, está centrada em uma zona residencial, e os novos empreendedores esperam que seja o ponto de compra das famílias que moram nas redondezas já que, um dos objetivos é facilitar as compras das pessoas que vivem neste bairro e, sabendo que, o setor de gêneros alimentícios é o mais procurado, eles intencionam suprir as necessidades diárias dos futuros clientes com bom atendimento, produtos de qualidade e melhores preços. Além da excelente localização, a concorrência local a princípio, não oferece maiores preocupações, a região do entorno está em franca expansão e com vários melhoramentos que proporcionam conforto e tranqüilidade aos moradores, garantindo sua permanência no bairro.

A estrutura da futura empresa será simples, dentro dos padrões modernos de racionalização, utilizando na maioria das vezes e sempre que for possível, materiais ou produtos que não venham a agredir ainda mais a natureza e o meio ambiente.

3. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Um plano de negócio é um documento que descreve os objetivos para a implantação de um negócio e os passos que devem ser dados para se alcançar estes objetivos, diminuindo os riscos e as incertezas, restringindo os erros.

Com base nesse entendimento serão apresentadas as etapas de um plano de negócios para a abertura de um supermercado, cujo local escolhido é estratégico, por ser um bairro residencial, com fluxo considerável de pessoas, situando-se à rua Eduardo Peixoto, bairro Nova Canaã, número 550. Consultas realizadas no SEBRAE confirmam que qualquer empreendedor deve procurar se instalar em uma área onde há necessidade do seu produto ser comercializado, pois, empresas instaladas em determinadas áreas sem um pré-estudo resultam em um grande número de falências, (31% no primeiro ano e 6)% até o segundo).

Nosso Supermercado se chamará ”Compre Bem” e contará com uma enorme variedade de produtos de gêneros alimentícios, latarias, perfumaria, enlatados, produtos de higiene e perfumaria e muitos outros serviços indispensáveis, como açougue, padaria correspondente bancário, conforto para idosos como cadeira de rodas e carrinho para bebes.

Os sócios são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com