TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Gerencial

Monografias: Atps Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  1.264 Visualizações

Página 1 de 9

1.INTRODUÇÃO

Nesta ATPS será demonstrado na primeira etapa através de um questionário informações sobre a importância da contabilidade gerencial na atuação profissional dos contadores e a relevância das informações fornecidas.

A segunda etapa teve seu desenvolvimento através da leitura do capitulo 9 que trata do Gerenciamento Contábil e no capitulo 10 que define os diferentes tipo de custos, onde foram definidos alguns conceitos que estão ligados diretamente a contabilidade gerencial.

Já na terceira etapa, foram coletadas informações no texto “O Custo Variável e o Custo Alvo como suporte às decisões de investimentos no desenvolvimento de novos produtos” que são de fundamental importância para a tomada de decisões na contabilidade gerencial.

E por fim, na quarta etapa foi elaborado um quadro contendo os principais componentes do orçamento de uma empresa industrial que é de vital importância à introdução dos valores futuros dentro do sistema de informação contábil.

2.DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

1.Qual o objetivo principal da contabilidade Gerencial?

Os principais objetivos da contabilidade gerencial são: controle, avaliação de desempenho, facilitar o planejamento e a tomada de decisões. Proporcionar um melhor gerenciamento e auxiliar os empresários nas tomadas de decisões com a finalidade de controlar, planejar e corrigir falhas.

2.Quais os três Macroconjuntos de informações? Explica-los.

a) Gerenciamento Contábil Global

Serve para satisfazer a alta administração da empresa, possibilitando ao administrador uma visão conjuntural se tratando de informações sobre o todo empresarial.

b) Gerenciamento Contábil Setorial

Objetiva suprir a demanda da média Administração, contendo informações mais detalhadas, mas com elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos.

c) Gerenciamento Contábil Específico.

Fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, inexistindo a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

3.Quais são os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais?

O objetivo é gerar informações e produzir relatórios de controle interno e acompanhamento de operações através de programas e subprogramas desenvolvidos para aplicação em áreas específicas das empresas.

4.Onde termina a contabilidade financeira e começa a contabilidade gerencial?

A contabilidade financeira está relacionada ao fornecimento de informações para os usuários externos e internos, já a contabilidade gerencial é relacionada as informações somente para os usuários internos (administradores), que são responsáveis pela direção e controle de suas operações.

5.Enumerar dez funções do contador gerencial.

1º-Propor medidas corretivas a fim de melhorar a eficiência da empresa.

2º-Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa;

3º-Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação;

4º-Avaliar e assessorar os gerentes e o presidente;

5º-Organizar o sistema de informação gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados;

6º-Comparar o desempenho esperado com o real;

7º-Pensar e planejar a administração tributária;

8-Elaborar relatórios para o governo e entidades oficiais;

9º-Proteger os ativos da empresa;

10º-Fazer avaliação econômica para tomada de decisões;

6.Quais são as características que o contador gerencial deve apresentar?

O contador gerencial deve ser uma pessoa altamente qualificada, com profundo conhecimento dos princípios contábeis, pois é ele quem definirá e controlará todo o fluxo de informações da empresa, fazendo com que, como já foi citado anteriormente, as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a administração superior só receba informações úteis à tomada de decisões.

Entende-se que o contador gerencial também deve ter conhecimento de tecnologia sofisticada, ter padrão de exigência, ser adepto a operações virtuais, desburocratizado, empreendedor, possuir uma equipe de trabalho de alta confiança, ser orientado para informação, auto-motivado, negociador, corajoso, consciente, altamente produtivo, democrático, saber se comunicar com facilidade, ser comprometido com o sucesso da empresa e estar sempre em processo de aprendizagem continuada.

ETAPA 2

DEFINIÇÕES

1-CUSTOS

Os custos são tudo aquilo que é referente ao esforço econômico, ou seja, os esforços realizados com um objetivo operacional: pagamento de contracheques, um financiamento, a administração, etc. Para que estes custos sejam úteis no caso de uma empresa, esta sempre tem que apresentar ganhos, senão estes custos serão considerados prejuízos.

2-CUSTOS DIRETOS

Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos (ou identificados) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.

 Matérias Primas;

 Mão-de-Obra Direta;

 Materiais Indiretos: Energia Elétrica, Depreciação de equipamentos, telefones.

3-CUSTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com