TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CUSTO

Casos: ATPS CUSTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

1- Defina custeio por absorção?

Custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais da Contabilidade, consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

2- Como se dá o esquema básico de custeio no modelo de custeio por absorção?

No sistema de custeio por absorção apropriam-se a produção todos os custos fixos e variáveis tanto direitos quanto os indiretos. Assim os custos fixos e variáveis são estocados e lançados ao resultado apenas quando da venda dos produtos correspondentes.

3- Em qual caso os custos incorridos irão integralmente para o Resultado do Período?

Os custos incorridos num período só irão integralmente para o resultado do período caso toda a produção elaborada seja vendida, não havendo, portanto estoques finais.

4- Onde serão debitadas as despesas (administrativas, vendas, financeiras, etc.) no sistema de custeio por absorção?

As despesas de administração, vendas, financeiras, sempre serão debitadas ao resultado do período em que são incorridas.

5- Aponte os inconvenientes do custeio por absorção?

O grande inconveniente do custeio por absorção diz respeito aos custos fixos, pois os custos fixos são necessários para que a industria esteja em condições de produzir.São custos incorridos independentemente do volume de produção, não sofrem alterações.Outro inconveniente é os custos fixos unitários eles variam de acordo com as quantidades produzidas, com o aumento do volume de produção, ocorre a redução do custo fixo unitário.

6- Ele é permitido pela legislação do Imposto de Renda, se positivo, explique por quê.

Sim, porque ele segue os Princípios Fundamentais de contabilidade por isso é um sistema aceito pela legislação comercial e fiscal.

CUSTEIO ABC, PRODUÇÃO POR ORDEM E PRODUÇÃO CONTÍNUA

1- Defina Custeio ABC?

É um método de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos. O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos, os custos tornam-se visíveis e passam a ser alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes.

2- Qual o grande inconveniente do Custeio ABC?

• gastos elevados para implantação;

• alto nível de controles internos a serem implantados e avaliados;

• necessidade de revisão constante;

• levam em consideração muitos dados;

• informações de difícil extração;

• dificuldade de envolvimento e comprometimento dos empregados da empresa;

• necessidade de reorganização da empresa antes de sua implantação;

• dificuldade na integração das informações entre departamentos;

• falta de pessoal competente, qualificado e experiente para implantação e

acompanhamento;

• necessidade de formulação de procedimentos padrões; e

• maior preocupação em gerar informações estratégicas do que em usá-las;

3- Distinção entre Produção por Ordem e Produção Contínua?

A principal distinção entre ambas é lembrar que se a empresa trabalha produzindo produtos iguais de forma contínua (um ou vários), fundamentalmente para estoque, isto é, para venda, terá já caracterizada sua natureza; a produção contínua pode ser pura ou discreta, esta última quando sujeita a modificações em termos de volume, tempo de processamento, já a Produção de Ordem pode ser repetitiva ou não repetitiva; neste caso, quando as ordens são muito diferentes umas das outras, tais como encomendas e projetos específicos.

4- Quais as diferenças no tratamento contábil de Produção por Ordem e Produção Contínua?

A diferença na Contabilidade de custos é o seguinte: na Produção por Ordem, os custos são acumulados numa conta especifica para cada ordem ou encomenda, essa conta só para de receber custo quando a ordem estiver encerrada, enquanto a Produção Contínua, os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção; são encerradas essas contas sempre no fim de cada período.

5- Faça uma analise sobre “Danificação de Materiais” e “Danificação de Ordens Inteiras”?

Danificação de Materiais=é quando há danificações de matérias-primas ou outros materiais diretos ou também indiretos,quando da elaboração de determinadas ordens, dois procedimentos podem ser utilizados: apropriação à ordem que está sendo elaborada ou concentração dentro dos Custos Indiretos para rateio à produção toda do período.

Danificação de Ordem= ocorre a danificação de uma ordem inteira ou pelo menos em estado adiantado de produção, do ponto de vista contábil, o procedimento mais correto é a baixa direta para perdas do período, sem a acumulação aos novos custos de reelaboração da ordem.

6- (INSS/CESPE-UNB) Julgue os itens a seguir, relacionados a custos por ordens e por processo contínuo, apropriação de custos diretos e indiretos .

a) (E)As refinarias de petróleo e as indústrias de produtos químicos e de cimento são tipicamente atividades que utilizam o sistema de custos por ordens.

b) (C)Os custos diretos ou variáveis são normalmente alocados aos produtos com base em medições objetivas, enquanto os custos indiretos dependem de critérios de rateios, normalmente sujeitos a críticas e contestações.

c) (C)É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com