TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CUSTOS LOGÌSTICOS

Artigos Científicos: ATPS CUSTOS LOGÌSTICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Esta ATPS foi elabora a fim de identificar os itens que compõem os custos logísticos, tendo como empresa convidada a Valeo Sistemas Automotivos LTDA, foram levantados importantes dados do processo inbound, planta e outbound, os seus custos fixos e variáveis.

Também podemos ver algumas operações e seus custos que envolvem o patrimônio da empresa, ainda podemos ver as taxas e impostos cobrados e o nível de serviço prestado.

SOBRE A EMPRESA

A Valeo tem sua matriz na França, se encontra em várias partes do mundo, fornece vários tipos de peças de veículos leves para grandes empresas, tem certificado de qualidade em todas Valeo’s do mundo e é uma grande empresa bem conhecida no mercado automobilístico mundial.

No Brasil, a Valeo possui nove unidades fabris, estando presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, é uma empresa de grande porte, mas a citada nesta ATPS será a Valeo Campinas, divisão de Limpadores (VWS, Valeo Sistemas de Limpadores), localizada na Rodovia Santos Dumont, Km 63,5, bairro Helvetia, Campinas-SP, que produz limpadores de pára-brisas dianteiro e traseiro, é uma empresa verticalizada, ou seja, possui diretor geral, diretores, gerente geral, gerentes, supervisores, líderes e operadores de linha.

O nosso contato com a Valeo é o analista de sistemas Rodrigo Donizete Bertelli, está na Valeo desde 2004 e neste cargo a mais de dois anos.

A Valeo tem como maior objetivo ser a maior e a melhor empresa de autopeças de todo o mundo.

Segmento de atuação: A Valeo fornece vários tipos de peças de veículos leves para grandes empresas como: Volkswagem, Chevrolet, Fiat, Ford e Hyundai e está com novos projetos para ganhar mais cliente no mercado como exemplo a Jac Motors.

A Valeo busca melhoria e crescimento contínuos, qualidade de vida e segurança é prioridade no seu seguimento. A Valeo Campinas tem o maior índice de acidentes de todas Valeo’s do mundo, este ano de 2014 o foco será detectar falhas nos nossos processos de produção para reduzir e/ou acabar com esses problemas.

• Missão: Fornecer produtos e serviços com qualidade e comprometimento, respeitando o meio ambiente, os clientes externos e internos, visando alcançar os objetivos e metas propostas.

• Visão: Ser a melhor opção na indústria automotiva.

• Valores: Atitudes que enriquecem nossas ações;

Atitude de servir;

Espírito de luta;

Inovação;

Melhoria contínua;

Trabalho em Time;

Austeridade (rigor no controle de gastos);

Responsabilidade Social.

• Princípios: Eles são o fundamento das nossas ações;

Todos nós devemos vivê-los;

Respeito pelas pessoas;

Honestidade e integridade;

Confiabilidade.

A Valeo possui um alto nível de serviço, possui garantia de qualidade onde segue todos os processos de qualidade.

ALGUMA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS PELA VALEO

Metodologia 5S: Etapa inicial e base para implantação da qualidade total, o Programa 5S é assim chamado devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.

Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:

• Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;

• Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração;

• Melhoria da qualidade de produtos e serviços;

• Menos acidentes do trabalho;

• Maior satisfação das pessoas com o trabalho.

Just In Time, que é um sistema de administração que coordena precisamente a produção com o tempo mínimo de atraso. O sistema de “puxar a produção a partir da demanda, produzindo em cada estágio somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário”. O Just In Time é muito mais que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, é considerado como uma ferramenta que inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, organização do trabalho, gestão de recursos humanos, entre outros.

Milk Run, que é um sistema de coleta programada de materiais, que utiliza um único equipamento de transporte, para realizar as coletas em um ou mais fornecedores e entregar os materiais no destino final, sempre em horários pré-estabelecidos, tanto para coleta nos fornecedores quanto para o carregamento para entrega nos clientes.

QRQC, Quick Response Quality Control (Resposta Rápida do Controle de Qualidade) tem como objetivo tratar um problema e eliminá-lo definitivamente, o QRQC trabalha com um conjunto de ferramentas da qualidade usadas seqüencialmente atuando na contensão do problema e a imediata investigação e atuação direta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com