TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciencias Sociais

Dissertações: ATPS Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  2.466 Palavras (10 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 10

Curso Ciências Contábeis

Ciências Sociais

Atividade apresentada como requisito para conclusão da disciplina de Ciências Sociais do 2º Semestre do curso de Ciências Contábeis, tendo como orientadora Professora Ma. Cláudia Regina Benedetti e Tutora presencial, Rosangela dos Santos Schu.

Guaíra - PR

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................6

2 SOCIOLOGIA NO COTIDIANO.............................................................7

2.1 Cultura......................................................................................................7

2.2 Individuo e a Sociedade...........................................................................8

3 CIÊNCIAS SOCIAIS:ASPECTOS,CONTROLE E ESTRUTURA ........9

3.1 A Classe Operária vai ao Paraíso..............................................................9

3.2 Interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual................10

3.3 Identidade social.....................................................................................10

4 DIVERGÊNCIAS SOCIAIS....................................................................11

5 MEIO AMBIENTE E SUA EXPLORAÇÃO..........................................13

5.1 Pajerama ................................................................................................13

6 CONCLUSÃO...........................................................................................15

REFERÊNCIAS...........................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

Sociologia no cotidiano: o indivíduo em sociedade e sua interação como outros povos, culturas, adaptações, suas diferentes identidades, diferenciando uns dos outros.

Indivíduos, esses que, em sociedade encontram desigualdades sociais (miséria, desemprego, violência).

Eles que também presenciam, participam para a degradação do meio ambiente, que segundo o “homem” é para o progresso do país. Será?

2 SOCIOLOGIA NO COTIDIANO

2.1 Cultura

A Cultura pode ser entendida como os valores, normas, língua, religião, costumes de um dado grupo de pessoas. É uma forma aprendida de vida que os membros de uma sociedade comparti lham, como atitudes, crenças, motivações, técnicas, maneira de se vestir, costumes de casamento e vida religiosa, formas de trabalho, as ocupações nos tempos livres Abrange também os bens que criam e se tornam importantes para eles, diz respeito a modo de vida dos grupos ou membros de uma mesma sociedade.

Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade e nenhuma sociedade existe sem cultura, como a sociedade é um sistema de inter relações entre indivíduos em conjunto, a cultura por sua vez seria o relacionamento entre essas pessoas, a língua que falam, as crenças, os costumes.

A cultura é um diferencial entre o homem e o animal, pois ao nascer, o homem já este inserido dentro de um Sistema Social, criado pelas gerações já existentes, não existindo indivíduo desprovido de cultura, a não ser aqueles que foram criados por animais. A criança quando nasce começa a ter os primeiros contatos com outras pessoas, iniciando seu processo de socialização, que também é um processo de aquisição de cultura.

Dentro de uma Cultura pode existir Subculturas, que seria uma cultura dentro de outra cultura, como exemplo podemos citar a cultura brasileira, que no mesmo país pessoas possuem culturas diferentes. Um morador do estado do Ceará possui costumes, maneira de falar, sotaque, maneira de se vestir bem diferente de um morador do Estado do Rio Grande do Sul.

2.2 Indivíduo e sociedade

Sociedade pode ser entendida como um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, costume, preocupações e que interagem entre si, constituindo uma comunidade. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com pessoas do mesmo grupo. O significado geral de sociedade diz respeito a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

Não a como pensar a sociedade sem pensar os indivíduos que a compõe, ela se da numa relação de interação, se constrói e se estrutura, economicamente, politicamente, culturalmente, porque o homem faz parte dela como e se ajusta as suas estruturas organizacionais. Pensar sem estar inserido no seu contexto histórico é estar fora dela, da cultura que a sustenta, como ciência. Podemos afirmar que a vida em grupo é que transforma o homem em um ser humano. Sem contato com o grupo social, o homem dificilmente pode desenvolver características humanas.

O individuo ao interagir com os outros passa por um processo de socialização, que é aonde aprende as maneiras de agir, pensar, viver em sociedade. A socialização é um processo constante, continuo, não para nunca, muitas vezes começa antes da pessoa nascer. É o resultado do convívio com as pessoas e grupos sociais dos quais fizemos parte dentro de um determinado espaço e um tempo. O processo de socialização é um processo cultural, no sentido de que a definição da cultura é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros da sociedade.

3 CIÊNCIAS SOCIAIS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com