TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciências Sociais.

Artigo: Atps Ciências Sociais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  3.358 Palavras (14 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .......................................................................................................... 4

DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. 5

- A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE ............................................. 5

- A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAISO ................................................... 7

- DESIGUALDADE SOCIAL ............................................................................. 9

- EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ....................................................... 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................... 12

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 13

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado o que são Indivíduo, cultura e sociedade, como uma pessoa adquire suas opiniões, gostos e valores, por que essas três coisas vão mudando com o tempo.

Como é formada a sociedade e os grupos dentro delas de uma maneira breve e objetiva.

E grandes partes resumidas do livro: A construção social da realidade, o tratado de conhecimento do autor Berger Luckmann.

O filme A classe operária vai ao paraíso, que nos mostra como os empresários não se importavam com seus funcionários, e queriam aumentar muito a produção sem que seus salários acompanhassem tal produção, com uma meta injusta. Conta a história de Lulu que era o exemplo em produção para os outros funcionários, mesmo acabando com sua saúde. E que infelizmente atualmente existem empresas como a BAN, que exigem muito dos seus funcionários pagando pouquíssimo, é claro que uma produção boa é necessária pra que as coisas avancem, mas até que ponto é essa produção?

A desigualdade é mais um dos assuntos abordados neste trabalho, por que ela ocorre?

Por que existem muitas pessoas sem ter o que comer e outras pessoas com tudo o que precisam e muito mais? Por que as pessoas são julgadas e discriminadas por não terem nada, já não bastando passar por dificuldades?

O que acontece na Ilha das flores Aqui no Brasil onde pessoas vivem praticamente abaixo da linha da miséria. Além disso, também será abordado sobre a exploração do meio ambiente, onde a civilização invade a natureza sem se preocupar.

A construção social da realidade, o tratado de conhecimento

Uma pessoa adquire seu conhecimento através da sociedade, por suas experiências, convivência com seus pais, criação, influenciado pelo resto do mundo, mas sua personalidade não é formada apenas pela sociedade.

A relação que uma pessoa tem com a sociedade se criou através da percepção que essa pessoa tem do mundo e pelo que ocorre em sua vida pessoal, aplica seus valores nessas experiências e então constrói seu conhecimento e sua personalidade. Essa construção de conhecimento depende de três coisas, grupo, indivíduo e sociedade. Os indivíduos formam os grupos que formam a sociedade, geralmente os grupos têm alguns valores em comum, ou pensamentos em comum, mas por mais que sejam parecidos em algumas coisas, um indivíduo nunca poderá compreender o outro totalmente, nem que este lhe conte toda sua história, pois o modo como foi criado, seus pensamentos, experiências, e personalidade não são iguais.

Uma pessoa pode achar que é de vários grupos dentro de uma sociedade, e cada ideia da pessoa, ajudará a formar uma ideologia, mas tanto a sociedade pode influenciar o indivíduo, quanto o indivíduo pode influenciar a sociedade.

Um indivíduo é formado por pensamentos, experiências, criação, personalidade, genética, faz parte da sociedade, formando uma ideologia com suas opiniões e pensamentos.

O homem não é como os animais com uma conduta formada do que vai fazer, a medida que vai crescendo vai se formando aos poucos na sociedade e decidindo o que ele vai ser, pois a própria sociedade é formada pelas atividades humana.

Tudo o que as pessoas pensam está objetivado na sociedade, aquilo que as pessoas acreditam que são, é fruto do relacionamento delas como mundo objetivado e claro de algumas outras coisas já citadas como genética e família.

Existem dois tipos de socialização a primária e secundária, a primária é na infância formação da personalidade, é nessa fase que o indivíduo aprende a se comunicar e a entender algumas regras da sociedade.

Na fase da socialização secundária o indivíduo começa e participar de outras coisas, e agora ele não aceita mais tudo passivamente como fazia já acha que tem o direito de contestar sobre o que acredita.

O que realmente é interessante em uma sociedade é que quanto mais conhecimento as pessoas tem, muito maiores as chances de haver conflitos e de não haver socialização (opiniões diferentes, discordância). Grupos e indivíduos alguns com cultura e tradições iguais, às vezes até com alguns pensamentos e opiniões parecidos, mas cada um com sua personalidade e características diferenciadas.

Um indivíduo tem sua personalidade, mas geralmente em uma sociedade a cultura é igual, cultura tem haver com várias coisas dentro de uma sociedade, comida, mitos, linguagem, e até a forma de se vestir, são basicamente os valores, não são regras, cultura e tradição pode ser passada de geração em geração, ajudando o indivíduo a construir mais conhecimentos sobre seu povo.

A cultura na sociedade se refere a modos de vida da sociedade ou somente de alguns grupos na sociedade. Cultura é tudo que inclui conhecimento, arte, crenças, lei, moral costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem dentro de sua família e dentro da sociedade.

A cultura é passada de geração a geração, mas conforme o tempo ela vai se modificando e a principal característica são essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com