TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Etapa 3

Ensaios: ATPS Contabilidade Etapa 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

A principal finalidade da contabilidade é controlar a movimentação do patrimônio das entidades para fornecer informações de ordem patrimonial, econômica e financeira que deverão demonstrar com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mudanças ocorridas no ano. Essas informações, utilizadas tanto por contabilistas quanto por outros, são elaboradas com base nos registros contábeis das entidades e apresentadas em forma de mapas, relatórios, ou outros meios. As empresas são obrigadas a elaborarem, no fim de cada exercício social, o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (ou a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido), a Demonstração dos Fluxos de Caixa e a Demonstração do Valor Adicionado, que serão complementados por notas explicativas.

As demonstrações contábeis são as extraídas dos registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade. Os critérios a serem observados para a elaboração desses relatórios contábeis estão na Lei nº6.404/1976 e na Norma Brasileira de Contabilidade. Essa Lei que denomina as demonstrações contábeis de demonstrações financeiras, estabelece, que ao fim de cada ano, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da empresa ocorridas no ano:

Balanço patrimonial

Demonstração do resultado do exercício

Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados

Demonstração do valor adicionado

Demonstração dos fluxos de caixa

Notas explicativas

Essa mesma lei,dispensa as companhias da obrigatoriedade de elaborar ademonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, desde que elaborem a demonstração das mutações do patrimônio líquido. É importante também, que a demonstração do valor adicionado só é obrigatória para as sociedades anônimas de capital aberto e que a companhia fechada com patrimônio liquido, na data do balanço, inferior a dois milhões de reais, esta dispensada da elaboração da demonstração do fluxo de caixa.

As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior. Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem um decimo do valor do respectivo grupo de contas, mas é vedada a utilização de designações genéricas como diversas contas ou contas correntes.

As demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração no pressuposto de sua aprovação pela assembleia geral. As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício. O balanço patrimonial é composto por duas partes: ativo, sendo que no ativo encontra-se os bens e os direitos, e passivo, sendo que, no Passivo encontram-se as obrigações e o patrimônio liquido, onde a situação liquida corresponde a diferença entre a soma do ativo e a soma do das obrigações.

BALANÇO PATRIMONIAL

No balanço patrimonial as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a analise da situação financeira da companhia. As obrigações representam os recursos derivados terceiros, enquanto o patrimônio líquido mostra a origem dos recursos derivados dos proprietários. No ativo as contas representativas dos bens e dos direitos, serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, em dois grandes grupos, Ativo Circulante e Ativo Não-Circulante.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO

É um relatório contábildestinado a evidenciar a composição do resultado formado em determinado período de operações da entidade. As contas patrimoniais que integram a DRE são aquelas representativas das deduções e das participações no resultado. No momento da elaboração, todas as contas de resultado já estão com seus saldos devidamente zerados, então para elaborar a DRE, o contabilista deve coletar dados diretamente do livro Razão. Caso no livro Razão seja ele processadomanualmente ou por meio do computador, não estejam previstas contas sintéticas para os agrupamentos das contas de resultado, torna-se imprescindível fazer o agrupamento, para facilitar a elaboração da DRE. Esse agrupamento pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com