TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Custos Logísticos

Casos: ATPS Custos Logísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo

Podemos ver que o país está diante de um grande desafio, inovar mesmo antes de termos dominado o modelo baseado no custo, qualidade, flexibilidade e confiabilidade. E sabemos que o principal investimento na tecnologia de produto para o administrador da loja é conhecer muito bem a dinâmica de seu lançamento e o quanto é importante para a execução dos objetivos estratégicos da empresa.

Com esses novos centros de distribuição as empresa conseguiu estoques com o máximo de retorno e benefícios em relação ao capital e os recursos investidos.

Com a redução de custo referente aos novos centros de distribuição terão muito lucro no sentido de redução de estoque e controle.

Então foi simples, uma estratégia para reduzir o custo é a concentração de novos centros logísticos em áreas estratégicas para isso foi feito uma pesquisa detalhada dos estoques, e essa ação se tornou de importância vital, e que se faz necessário a todo administrador de materiais.

Tendo de mais rapidez e precisão no atendimento aos clientes, as empresas irão obter conseqüentemente resultados no retorno do seu capital envolvido e ainda com isso consegue uma enorme vantagem competitiva, vital em nossos dias.

INTRODUÇÃO

A carência de informações sobre custos logísticos no Brasil torna freqüente a utilização de dados defasados. O grande problema é que estes dados não necessariamente representam a nossa atual realidade, tornando difícil, entre outras coisas, a comparação com outros países. Além de tudo, a falta de um histórico acaba inviabilizando a análise da evolução do nosso custo logístico.

Os custos logísticos representam um tipo de custo muito significativo dentro das empresas que são identificados nos estoques, inventário, embalagem, fluxo de informações, movimentação, aspectos legais, planejamento operacional, armazenagem e serviço ao cliente, até suprimentos, transportes e planejamento estratégico. Assim é de suma importância para a empresa saber identificar e mensurar esse tipo de custo que pode significar muitas vezes a própria existência da empresa.

No decorrer do curso e na execução desta pesquisa aprendemos que somente através de uma análise muito bem elaborada da logística de uma empresa pode levá-la a obter vantagens competitivas na sua maneira de distribuição, fazendo com que a mercadoria chegue mais rapidamente ao cliente final e entregando-as em perfeitas condições.

Estaremos ainda apresentando uma análise da cadeia de relacionamentos entre fornecedor, empresa e cliente, de uma organização inserida no contexto de uma cadeia de suprimentos. Com um importante alicerce garantiu-se a base de sustentação para a formulação dessa pesquisa.

O nosso intuito também, neste estudo foi analisar as alternativas para redução de custos de distribuição de produtos de uma rede de lojas de varejo, da cidade de São Paulo. Os dados coletados no texto mostraram que uma das formas para chegar a essas vantagens foi encontrar a alternativa correta de logística modal rodoviária, fazendo as devidas cotações, analisando seu custo, tempo e possível causa de prejuízos, conseqüentemente o produto chegaria com custo bem menor ou a empresa obteria um percentual de lucro maior, como esperado.

Processos Logísticos

Nos tempos de hoje, o principal foco da gestão empresarial são os processos. Processos esses que são compostos por diversos subprocessos, onde toda qualquer atividade ou tarefa se relacionam, em prol de um só objetivo, agregar valores, geração de bens ou serviços que buscam atender as necessidades dos clientes, sejam esses internos ou externos.

Quando se adota um procedimento que sua base é o processo, as empresas reconhecem sua importância a fim de gerenciar suas produções, visando ao apenas as questões ligadas á hierarquia. Um processo quando bem elaborado agrega valor ao cliente.

Tratamos a logística como um macro processo, que é composto por três processos básicos:

Abastecimento obtenção de todo e qualquer material e componente seja ele nacional ou importado

Planta suporta á manufatura

Distribuição é a entrega do produto para o cliente, tanto ao mercado interno (nacional) como no externo. Onde se inclui as atividades que estão voltadas para o pós venda.

Em todos os processos deve ser adicionados subprocessos e atividades. Os exemplos de subprocessos são Armazenagem, Movimentação e Transporte, uma seqüência de atividades, acondicionamento de materiais movimentação e o carregamento do caminhão

Nakagawa descreve as atividades de forma com que a empresa gasta seu tempo e seus recursos a fim de cumprir suas metas e objetivos.

De acordo com Brimson (1996), a capacidade de alcançar e manter a excelência empresarial requer a melhoria contínua e deliberada de todas as atividades dentro de uma empresa. Nesse sentido, o autor aponta como elementos-chave, a eficácia em custos, a integração de atividades, a coerência interna em todas as unidades da empresa, a satisfação do cliente e a alocação correta de custos.

CADEIA DE SUPRIMENTOS

INBOUND LOGISTICS (LOGISTICA DE ABASTECIMENTO)

A Logística de abastecimento é um conjunto de ações e processos que possibilitem que o produto chegue ao cliente e que com isto possa agregar valor ao produto, esses processos devem ser integrados com todos os outros, não ficando apenas na movimentação de materiais, tais como: localização da organização, distribuição física, administração de estoque, modo de transporte, fluxo de informações, estimativas, relacionamentos, ou seja comprar, produzir e distribuir.

De acordo com Ballou o termo obtenção é usado para referi-se aos aspectos de compras que tem impacto considerável nas atividades de Armazenagem, Movimentação. O que podemos observar é que a logística não é responsável no que se diz a respeito à negociação com fornecedores ou no resultado dos processos de compras, mas é responsável pela armazenagem, movimentação e transporte dos produtos e materiais.

O entendimento desse processo entende que a relação com o ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com