TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Custos Logísticos

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Custos Logísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1 – Logística Integrada

Toda empresa possui um gestor financeiro, e seu papel dentro da empresa é maximizar o lucro líquido dos produtos vendidos, exceto as despesas fixas tais como: impostos, comissões, aluguel, água, luz, telefone, salários, Internet, manutenções em geral, despesas financeiras.

O gestor precisa conhecer os tipos de custos que podem ser: Custo variável – sobre mercadorias, produtos ou serviços, nos custos temos também, as despesas que são variáveis e fixas, as despesas variáveis podem ser impostos sobre as vendas, comissões sobre as vendas, cartão de crédito; as despesas fixas são aluguéis, água, luz, telefone, IPTU, salários, pró-labore, encargos, despesas com veículos, com alimentação, com manutenção e podem ser outras despesas administrativas.

Existe também um ponto de equilíbrio, em que a empresa não tem lucro e prejuízo, onde o que ela vende cobre as despesas variáveis e fixas.

A logística pode ser considerada uma ferramenta para aumentar as vendas e reduzir os custos, os custos logísticos e são inseridos dentro do contexto econômico, e são compostos da seguinte forma: Custos de tributação, custos com transporte, custos com administrativo, custo com embalagem.

Identificação da empresa

Espaço Santa Helena Presentes Ltda

Travessa Jacob, 92 – Vila Mazzei – SP

Segmento: Produtos de luxo para casa (eletrodomésticos, porcelanas, cristais, inox)

Porte: Médio (cerca de 230 funcionários)

Tamanho: Galpão que é um CD onde são armazenados todos os produtos para distribuição e 8 lojas.

Missão – Importação de produtos em grande quantidade, reduzindo o valor repassado ao cliente, qualidade dos produtos, entrega com agilidade no local especificado pelo cliente, mantendo a integridade, respeito e cordialidade ao cliente.

Valores – Conquistar o público, sendo uma das maiores empresas de produtos de luxo no mercado, sendo confiável, tendo a integridade e respeito como parte da política da empresa.

Público: Clientes de classe alta.

Serviços: Venda de produtos de alta qualidade entrega em domicílio ao cliente da compra feita diretamente e pela Internet ( e-commerce), ou entrega programada pelo cliente.

Responsável: Luciana – Depto. Compras

Logística da empresa

Consiste no abastecimento das lojas da rede, tendo um estoque de mínimo (1) e máximo (2) quantidade obrigatória em estoque de cada loja, contando com um sistema que emite o pedido de cada loja, assim que há uma venda feita o sistema procura primeiramente alguma loja com estoque superior, e emite a nota de transferência, e por último emite a nota ao CD para envio do produto ao local com estoque negativo. No dia seguinte os produtos são separados pelos estoquistas, conferidos com as notas fiscais emitidas e embalados em caixas grandes de plásticos identificados por loja.

A empresa trata da operação desde o momento em que o fornecedor entrega a compra efetuada, da seguinte forma: é feita a compra com os fornecedores, programada a entrega dos produtos, é feita a conferência com nota fiscal pela pessoa responsável por cada recebimento, são 9 conferentes no total cada um responsável por 4 a 8 fornecedores, feita a conferência são emitidas as etiquetas de cada produto, após esse passo, os produtos são etiquetados e armazenados pela seguinte ordem, por fornecedor, ordem numérica, durante o processo de armazenagem é feita a conferência dos produtos abrindo as caixas e verificando se há produto quebrado, faltante ou riscado, verificando assim se o produto que está dentro das embalagens são os produtos mencionados na descrição, ou seja, o produto sai do CD, chega até as lojas e o cliente fazendo o processo de recebimento, manuseio correto dos produtos, armazenagem, e saída conforme a necessidade do cliente. Antes do produto ser entregue na casa do cliente, o mesmo é separado e enviado o setor de pacote, para ser embalado com papel de presente, separado por localização onde é enviado ao carro que fará a entrega na região destinada, há 4 tipos de carros e setores, Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste e Zona Oeste.

No setor de qualidade, a empresa verifica minuciosamente a qualidade de todos os produtos, pintura, riscos, defeito do fabricante, quebras que são dadas no transporte pela transportadora, faltas ou produtos entregas para mais ou para menos.

Existem vários tipos de inventários que são feitos na empresa, os semanalmente de produtos que são enviados à assistência técnica, os produtos fora da qualidade que são devolvidos para o fabricante para troca, produtos que faltam algum item, ou quebrados, estes são solicitados reposição dos mesmos e produtos que não há condições de comercialização, estes são devolvidos aos fornecedores. O inventário quinzenal, que é feito pelo pessoal do estoque e o mensal, que consiste em vendas, quebras (perdas).

Etapa 2 – Custos logísticos: conceito e custos de armazenagem e movimentação

Identificação dos custos

Como se trata de uma empresa que revende produtos para casa, não há preocupação com datas de validade, mas existe a preocupação com o recebimento, estocagem, movimentação dos produtos por ser delicados, fácil de quebrar e trincar.

Os custos considerados

Transporte (alguns fornecedores cobram o frete e no caso dos veículos próprios temos a manutenção, combustível, IPVA, Seguro), e em alguns casos são envolvidos em plástica bolha.

Estocagem (em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com