TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Etapa 01 E 02

Trabalho Universitário: ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Etapa 01 E 02. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 7

Administração da Produção e Operações

5º e 6º de Administração de Empresas

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DE

PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Componentes do Grupo:

SUMÁRIO

ETAPA 1

Introdução.................................................................................................................3

Fatores e Localização da empresa...........................................................................4

Pesquisa....................................................................................................................5

Fluxograma do Projeto Inicial..................................................................................6

ETAPA 2

Estudo de Tempos e Métodos ...........................................................................7 e 8

Esquema de Retrato...........................................................................................8 e 9

Fluxograma de Trabalho.........................................................................................10

Layout.....................................................................................................................11

Layout e Fluxo de Trabalho....................................................................................12

Considerações Finais...............................................................................................13

ETAPA 1

Introdução

Esta ATPS, tem como finalidade elaborar um relatório, que diz à respeito as atividades desenvolvidas por uma empresa visando atender seus objetivos de curto, médio e longo prazo, essas atividades se inter-relacionam, muitas vezes, de forma extremamente complexa. Orientadas para produção de um bem ou de prestação de serviço, na tentativa de transformar os insumos, como matéria-prima, em serviços acabados.

 Produção: voltadas para as atividades industriais

 Operações: refere-se às atividades desenvolvidas em empresas de serviços

É objetivo da Administração de Produção e Operações uma gestão mais eficaz de tais atividades.

A gestão dos processos é feita pela utilização de indicadores de desempenho, em que são discutidos e aceitos por todos os colaboradores que tiverem ligados aos objetivos estratégicos e táticos da empresa;

Projetos dos produtos e dos processos: os projetos dos produtos são desenvolvidos juntamente com os processos onde serão fabricados.

Qualidade e análise de falhas: assegura maior qualidade e confiabilidade aos produtos.

Layout: é o elemento determinante da fábrica do futuro.

Comunicação visual: cada vez mais presente em fábricas e escritórios.

Administração da Produção e Operações

FATORES

Notas médias por fator

PESO FATOR SUL NORTE LESTE OESTE

10 Disponibilidade de Pessoal 9,5 7,0 6,0 5,0

15 Aspectos Sindicais 8,0 7,0 5,0 6,5

15 Restrições ambientais 8,5 6,00 4,0 9,0

15 Qualidade de Vida 10 7,0 5,0 9,5

20 Suprimento de materiais 10 7,5 5,5 3,0

15 Inserção de impostos 5,00 6,5 7,0 8,0

10 Desenvolvimento regional 10 8,0 6,5 7,0

TOTAL 867,5 697,5 550,0 675,0

Localização de Empresa

Para a localização de uma empresa, é preciso determinar o local onde será a sede administrativa dos empreendimentos operações, e onde serão fabricados os produtos ou serviços que serão prestados à comunidade. Deve-se considerar uma forma de medir a capacidade, determinando a demanda para os anos que viram e a capacidade ao instalar. O local escolhido para a implantação de uma empresa, ou fábrica é uma decisão ligada à estratégia empresarial.

Fatores que influência na localização são tais como: globalização, concorrência, buscar por competitividade, aspectos negativos e positivos.

Objetivos da decisão de localização atingir o equilíbrio entre três subjetivos relacionados, ao custo espacialmente variável com a localização, ou seja que se altera com a localização geográfica.

Serviço que a empresa é capaz de prestar ao cliente, receita potencial da operação.

Fábrica de Hambúrguer: Porque escolhemos Região SUL

Pensando nos fatores descritos na tabela acima, fizemos uma pesquisa de bairros e então resolvemos escolher a região Sul pelo seguintes critérios:

- Maior número de bairros industriais;

- A zona Sul nos oferece maior número de opções de imóveis para locação;

- A região possui um maior número de população, o que significa uma maior renda;

- Região de fácil acesso;

- Rede de transporte;

- Rede de comunicações;

- Proximidade com o maior de número de clientes;

- Facilidade de comunicação com os clientes;

- Localização dos concorrentes.

FLUXOGRAMA DO PROJETO INICIAL

ETAPA 2

Estudos de tempos e métodos

O estudo do tempo que um operador leva para produzir uma unidade de um determinado bem é de suma importância para a indústria, pois é possível verificar se o método do trabalho empregado corresponde a expectativa no que se refere a custos padrões de produção eficiência e eficácia na utilização dos recursos, tendo em vista que a demora ou a rapidez que um produto leva para ficar pronto impacta em sua venda, quanto mais rápido ficar pronto um produto, mais rápido poderá ser vendido, tudo isso sem perder a qualidade, o estudo tem tanta importância que já vem sendo feito há muito tempo e ainda hoje não perdeu sua característica, como pioneiro temos F.W Taylor. Essas medidas são importantes para estabelecer padrões para os programas de produção, permitindo o planejamento e a melhor utilização com eficácia dos recursos que estão à disposição, podendo assim avaliar o desempenho padrão existente, fornecendo dados para os custos estimado que uma unidade pode ter, comparar roteiros de fabricação e analisar o planejamento de capacidade.

No estudo de tempos são utilizados diferentes metodologias, esses dados são escolhidos de acordo com a necessidade de cada empresa e os dados que têm disponíveis para consulta. Os tempos padrões que serão medidos servem também como referência futura, como dito anteriormente para avaliar o desempenho de uma determinada tarefa (célula de produção), para determinar o tempo padrão primeiro é necessário conversar com todos envolvidos para obtenção da colaboração de todos e acertar qual será o método utilizado, fazer um esboço prático com o esquema do local de trabalho, realizar uma cronometragem preliminar para obter os dados necessários e o número de cronometragens ou ciclos, determinando isso temos, o tempo médio, tempo normal, devem ainda levar em consideração as necessidades fisiológicas do funcionários, bem como tolerâncias para fadiga, recomenda-se que os dados obtidos sejam lançados em gráficos afim de verificar a sua qualidade.

Vejamos um esquema de forma simples, porém prática para visualização do referido acima.

Diego está deitado na cama assistindo filme enquanto a máquina de lavar lava suas roupas, a máquina é daquelas que lava e torce, no entanto, as roupas tem que ser estendidas no varal para que sequem completamente, a lavanderia fica a uns 8 metros de onde Diego se encontra. A máquina completou seu ciclo e agora Diego precisa estender as roupas, para isso ele deve se levantar ir até a lavanderia tirar a roupa da máquina e estendê-las.

Vimos que para essa pequena tarefa existe um processo, e esse processo demanda tempo e um certo trabalho (o de estender as roupas), vamos dividir o caso a cima em dois elementos:

Elemento 1: tempo que a máquina leva para terminar o procedimento de lavagem.

Elemento 2: levantar da cama, ir até a lavanderia e estender as roupas.

Caso tivesse que ser cronometrada, as atividades, teríamos um pouco de dificuldade, pois como vimos no capítulo quando a tarefa envolve a intervenção humana os resultado não são tão precisos, mas como esboço para entendimento é possível verificar que a tarefa pode ser dividida em partes (elementos da ação) e ciclos de duração, no caso os ciclos a serem cronometrados.

Esquema do retrato da Fábrica de Hambúrguer

A carne fica aguardando no almoxarifado (câmaras de resfriamento), em seguida é transportada para os moedores, a carne em peças desossadas é colocada em um moedor. Ela passa por uma “peneira” para retirar pequenos pedaços de ossos, depois de moída uma vez, a carne é analisada para ver se está dentro das especificações de quantidade de gordura. Uma amostra é retirada para se fazer análise microbiológica, então a carne é moída pela segunda vez, ela é colocada na linha de montagem onde será moldada em hambúrgueres uniformes. Os hambúrgueres moldados são congelados em uma câmara fechada e saem prontos pra ser embalados. Após embalados o mesmo passa por um detector de metais e depois um funcionário o coloca em caixas, que vão direto para as lojas. Todo o processo citado abaixo é feito em uma esteira que leva a carne nos setores respectivos que na verdade está na mesma sala. O único processo feito manualmente é de tirar as carnes da câmara no almoxarifado e colocá – las no moedor, e no final do processo o de embalá – las em caixas.

Fluxograma de Trabalho – Fábrica de Hambúrguer

1 – Carne no almoxarifado

2 – Transportar para os moedores

3 – Moer a carne no moedor

4 – Inspecionar a carne

5 – Moer a carne pela segunda vez

6 – Para linha de montagem

7 – Moldar

8 – Para câmara fria

9 – Aguardar para ficar congelado

10 – Para setor de embalagem

11 – Embalar

12 – Para detector de metais

13 – Embalados em caixas vão diretos

para distribuição nas lojas.

Layout

Antes de chegar a um layout adequado, é primordial que se tenha a localização da empresa, bem como a determinação da capacidade da mesma. Como já se falou de localização na etapa 1 vamos somente falar referente a capacidade e o Layout. Para tal é necessário levar em consideração, se essa capacidade será a nominal, máxima ou um valor para atender demandas futuras, levar em consideração também o número de turno de trabalho, será um, dois ou três? Todas as decisões deverão ser analisadas de acordo com a situação financeira da empresa. Após definir a capacidade e a quantidade de turnos de trabalho ai podemos dar início aos procedimentos para o desenvolvimento do layout. Então a sequência lógica para se ter um layout é: determinar a localização, em seguida sua capacidade como dado inicial para o layout.

Figura 5.1 – A sequência lógica a ser seguida para layout

Fonte: Martins, Petrônio G., 2011, p. 136

Como dito anteriormente a quantidade de equipamentos a serem utilizados depende do número da capacidade produtiva e números de turno.

Como se trata de uma fábrica de hambúrguer o layout mais adequado é o layout em linha, onde as máquinas são colocadas de acordo com a sequência das operações e são feitas de acordo com uma sequência pré – estabelecida sem caminhos alternativos. O material vai

percorrer um caminho que já foi determinado no processo de fabricação, no caso como dito anteriormente o hambúrguer percorre toda a linha em uma esteira rolante. O layout em linha é o mais adequado, pois economiza espaço na fábrica sendo posto no formato de serpentina, e é indicado para produção que tem pouca ou nenhuma diversificação. Como a preparação do hambúrguer é bem simples e feito todo por máquinas o processo é rápido e com poucas possibilidades de erros.

Layout da Empresa/ Fluxo de Trabalho

Recebimento

Início

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos que todas as partes de uma empresa têm seus próprios papeis, para desempenhar, a fim de chegar ao sucesso em curto, médio ou longo prazo, e para isso, necessitamos projetos dos produtos e processos, qualidade e análise de falhas, layout, comunicação visual e fatores tais como: Localização da empresa, globalização, concorrência, logística e clientela, para alcançar o sucesso.

...

Baixar como  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »