TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CIENCIAS SOCIAIS

Casos: ATPS DE CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

O filme retrata a vida de um operário consumido pelo capital e cujo trabalho consome sua vida, que se passa na década de 70, cujo período foi de grandes transformações no capitalismo do mundo todo.

O resultado seria que muitos dos direitos conquistados seriam postos a prova pela burguesia da época, que com intuito de diminuir os custos introduzem inovações tecnológicas poupadoras de força de trabalho e o papel do trabalhador na geração de riqueza passa a ser questionada.

A crise capitalista faz com que a organização dos trabalhadores se depare com o aumento de desemprego. O filme tem como cenário principal uma fábrica que produz peças para motores e lá eles utilizam o sistema de metas de produção, sendo que o desenvolvimento tecnológico que leva ao aumento da produção não acompanha o crescimento salarial.

Lulu é o nome de um operário-padrão da fábrica, que sofre um acidente na máquina que esta operando, e é hostilizado por seus companheiros. E com isso vai evidenciando cada vez mais na cabeça de Lulu que o homem tem que se adaptar com a máquina.

Após este ocorrido Lulu adota uma atitude crítica ao modelo de exploração no trabalho ao sentir na pele, com a perda do dedo, o preço do “desamor” da máquina de produção. Então ele desenvolve interesse em participar do movimento sindical da cidade e lutar pelos direitos do trabalhador. O preço que Lulu paga por suas facetas politizadas é alto, é demitido da fábrica e sua esposa deixa a casa por não aceitar o comunismo.

Ao passar todo o conflito Lulu é outra pessoa , finalmente acordou para realidade do mundo, e ao analisar as mercadorias inúteis que comprou por muito anos de trabalho faz contas de quantas horas de trabalho se dedicou a gastar com o consumismo supérfluos.

Lulu batalhou com o sindicato, conseguiu melhoria no sistema de metas de produção, diminuição de carga horária e conseguiu seu emprego de volta na fábrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com