TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ESTATISTICA

Casos: ATPS DE ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  6.551 Palavras (27 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUÇÃO

Cara professora Giseli esse trabalho foi importantíssimo para nós alunos, pois, juntos aprendemos o conceito da Estatística Descritiva, definindo como organizar e descrever o conjunto de dados e compreender a importância da Estatística, para obter resultados plenamente satisfatórios hoje e amanhã. Nessa atividade, esperamos mostrar com clareza como é usada a estatística a partir de uma amostra descritiva, as distribuições de frequências, suas classes e seus gráficos.

Com todas as etapas concluídas, chegando o mais próximo da perfeição, temos certeza que com o aprendizado que recebemos colocaremos em prática com profissionalismo e dedicação o que foi nos aprestado pela senhora.

Nosso trabalho consiste em entender e aplicar a Estatística nas mais diversas situações. A elaboração deste trabalho nos permitiu adquirir conhecimento sobre esta ciência e nos possibilitou uma habilidade de raciocinar de forma mais rápida. Sabemos que a Estatística está presente no nosso cotidiano.

O que queremos obter com esta ATPS é um maior aprofundamento dessa ciência que nos proporciona infinitas variáveis possíveis. O desafio que nos foi imposto só irá contribuir ainda mais para o nosso aprendizado. A estatística fornece ferramentas importantes para definição de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada funcionário, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em varias áreas do saber.

As etapas a seguir mostrarão com mais detalhes e em pesquisas o nosso aprendizado com a Estatística de modo que os propiciou um entendimento rápido e lógico para a tomada de decisões em no cotidiano que iremos vivenciar ao administramos empresas.

ESTATÍSTICA

O que é estatística?

Estatística é a ciência das probabilidades, ou seja, é o conjunto de regras matemáticas que permite fazer previsões sobre um determinado universo estudado, a partir de uma amostragem significativa. É uma área que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais.

Pra que serve a estatística?

Os estudos estatísticos são muito importantes em situações de planejamento, coleta de dados, organização e análise de informações coletadas, interpretação e divulgação de dados e resultados. A estatística pode ser aplicada junto com métodos de pesquisas, como pesquisas de opinião ou pesquisas de mercado.

VAs estatísticas contam com medidas incertas e métodos com base na teoria da probabilidade. Assim, é possível conceituarque a estatística serve para coletar, analisar e interpreta dados numéricos.

A estatística pode ser dividida em duas:

Estatística descritiva: é a parte que procura os melhores métodos para coletar, ordenar e sumarizar os dados dos experimentos.

Estatística experimental: é a parte que fornece os métodos de análise e interpretação dos resultados dos experimentos.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO?

A estatística em nossa opinião é uma ferramenta muito importante para a administração, sendo ela na criação e no entendimento de gráficos. Na era do conhecimento, os métodos estatísticos têm um papel crucial, além de uma poderosa ferramenta, passam a ser vistos como um poderoso método de gestão. Por isso a necessidade de avaliar e reconhecer se uma evidência estatística apoia, realmente, uma conclusão apresentada. Com este trabalho, pretendem-se mostrar que cada vez mais as organizações exigem de seus administradores amplos conhecimentos nas mais diversos setores.

O uso da estatística incentiva a reagir de modo inteligente às informações que lê ou escuta, passando a refletir, analisar e questionar as informações encontradas, facilitando, assim, o trabalho dos administradores de organizar, dirigir e controlar as organizações. Estatística é a parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, análise e interpretação dos dados e para a utilização dos mesmos nas tomadas de decisões. Uma média rigorosamente calculada é considerada muito mais confiável do que um censo completo, com contagens exaustivas e sem controle nos levantamentos.

O uso de estatísticas é necessário à obtenção dos resultados visados pelas organizações, e não somente para medir os avanços rumo a esses resultados. Os dados estatísticos são importantes para o início, o desenvolvimento e manutenção das organizações, pois não somente monitoram o progresso como também contribuem para a obtenção.

Reconhecer a importância da estatística é uma coisa; tomar providências e decisões nesse sentido é outra. Ainda resta muito a fazer para garantir o melhor uso das estatísticas, a fim de criar um ambiente propício ao desenvolvimento, adaptando-se a nova realidade internacional dos mercados de produtos e serviços globalizados.

A evolução vertiginosa de novas tecnologias e o acesso às informações caracteriza um novo cenário de crescentes complexidades e incertezas, onde a questão da competitividade torna-se imperativa, exigindo que as organizações qualifiquem seus processos produtivos, tendo em vista um novo paradigma do consumidor: qualidade e custo. Sempre visando melhorar a qualidade para propiciar maior competitividade em busca de ampliar o mercado consumidor, as organizações estão sempre pesquisando fatores.

Os bancos universitários devem inserir em seus conteúdos instrumentos estatísticos que venham a preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho, visto a importância do desenvolvimento do pensamento estatístico frente às necessidades de todas as áreas do conhecimento.

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

A Estatística hoje consiste numa metodologia científica para obtenção, organização e análise de dados, oriundos das mais variadas áreas das ciências experimentais, cujo objetivo principal é auxiliar a tomada de decisões em situações de incerteza. A Estatística Descritiva tem como objetivo fundamental coletar, apresentar, analisar e interpretar dados numéricos através da utilização de meios e técnicas adequadas tais como: Gráficos descritivos, descrições tabulares e descrições paramétricas. No conceito da teoria Estatística é importantíssimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com