TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PCP ETAPA 01

Dissertações: ATPS DE PCP ETAPA 01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 6

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO E SUA IMPORTANCIA NA ADMINISTRAÇÃO.

Conceito de PCP

A administração se baseia em princípios e não em leis. Se ela fosse uma ciência exata, poderia se dedicar ao estudo das leis que regem as coisas, contudo, a administração é uma ciência que lida com fenômenos sociais e humanos e, portanto, sujeitos a uma enorme variabilidade. Daí dedica-se ao estudo de princípios gerais e fundamentais que explicam fenômenos típicos de sistemas abertos. Também o PCP se baseia em princípios fundamentais e não em leis. Quando trata de planejamento da produção, o PCP utiliza os princípios fundamentais do planejamento e, quando trata de controle da produção, utiliza os princípios fundamentais do controle.

Planejamento e controle de produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo produção e tem o objetivo de traçar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados muito mais satisfatórios, então significam garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequada. O planejamento e controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição, rapidez, menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipular o momento em que essas ações devem ocorrer. “gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores”. Um plano não garante que aquilo vá acontecer como esquematizado, pois muitas variáveis estão envolvidas na sua realização. É aí que entra o controle. O planejamento e controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, no prazo e com qualidade de produtos, por que o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas, planejar e controlar, então significam garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momentos e no nível de qualidade adequados, o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo ao objetivo a serem alcançados.

O controle envolve a avaliação do desempenho dos empregados, de setores específicos da empresa e da própria como um bloco, e a consequente aplicação de medidas corretivas se necessário. Em resumo o objetivo do planejamento e controle da qualidade é, então obtê-la e mantê-la. São importantes porque levarão a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção. Os resultados alcançados com o planejamento e controle de produção são muitos: altos índices de produtividade, menor índices de falha e erros, e consequentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas objetivos traçados: decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis, melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente, planejamento e controle da produção leva a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

O planejamento e controle são utilizados em todo o processo de produção desde antes dele e após estar concluído, isso por que todas as etapas do processo produtivas demandam planejamento e controle. Os mais utilizados pelas indústrias são: de estoque, de cadeia, de suprimento, MRP, just in time, de projetos.

“planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder a demanda”.

O planejamento e controle de estoque são importantes para garantir a continuidade de produção e a satisfação da demanda. Toda empresa precisa acumular recursos materiais para o processo produtivo, já que a demanda é oscilante, assim, o planejamento e controle compensas as diferenças de ritmo entre fornecimento e demanda de recursos materiais, além de evitar desperdícios e prejuízos econômicos.

O MRP (material requirements plannings)

O MRP, permite que as empresas calculem quantos matérias de determinados tipo e em que momento serão necessários ao processo produtivo. Ele utiliza os pedidos em carteira, prevendo outros que a empresa possa receber e então, verificar os matérias necessários para completar esses pedidos. O MRP permite conhecer a quantidade de cada item necessário ao processo produtivo, assim, está ligado estritamente ao planejamento e controle da produção de estoques, o MRP é um sistema que ajuda as empresas a fazer cálculos de volume e tempo similares a esses.

Just in time

Just in time, significa produzir bens e serviços apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com