TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Trabalho Escolar: ATPS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  5.029 Palavras (21 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

Introdução 4

Etapa 1 5

A Historicidade da Produção 5

Planejamento e Controle da Produção 6

Conceitos Teóricos 7

A Importância do PCP para as Empresas 8

Controle 9

Etapa 2 9

O que é Planejamento e Controle da Produção 9

As quatro etapas do processo administrativo do PCP 10

Finalidades e Funções do PPCP 10

Sistemas de PCP 11

O Impacto Estratégico das Decisões Resultantes de um Sistema de PCP 14

O Conceito de Sistema de Programação da Produção com Capacidade Finita 15

Etapa 3 12

Aspectos Técnicos e Operacionais Ligados ao Controle da Produção 16

Planejamento de Recurso de Longo Prazo 20

Considerações Finais 21

Bibliografia 22

Planejamento e Controle de Produção

Introdução:

Para que sejam obtidos melhores resultados e aumento da competitividade de mercado, as indústrias metalúrgicas em geral possuem como metas atingir a máxima produtividade, minimizar todos os custos e aumentar constantemente a qualidade final dos seus produtos, atendendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos.

De acordo com o tamanho da indústria, do estilo de produção e da diversidade e quantidade de produtos fabricados, cada indústria necessita de um modelo particular de PCP, totalmente estruturado de acordo com as suas necessidades.

Várias ferramentas podem ser utilizadas dentro do contexto do planejamento e controle da produção, todas com o objetivo principal de auxiliar a gerência na tomada de decisões em casos de acontecimento de imprevistos e na análise do estudo comparativo entre o planejamento inicial e a realização efetiva dos processos de fabricação.

ETAPA 1

A Historicidade da Produção

A produção começou a ser mais difundida nos meios empresariais na Revolução Industrial, quando as indústrias passaram a produzir em grandes escalas. Desde então, a produção continua em fase de mudanças, pois vem acompanhando os avanços tecnológicos que cada vez mais facilitam e modernizam os sistemas produtivos. Aliada a tecnologia de informação (TI), com desenvolvimento de software e sistemas de informações, procuram juntos otimizar e gerenciar todas as cadeias produtivas. A produção está presente em todas as esferas dos negócios sendo vista como a atividade principal na produção de bens e serviços.

Dependendo do porte da organização e da complexidade do mercado, toda empresa é classificada quanto ao tipo de produção:

 Empresas primárias ou extrativas: Estas são as que desenvolvem atividades extrativas. Exemplo: as agrícolas, pastoris, de pesca, de mineração, de prospecção e extração de petróleo, salinas. Essas são chamadas primárias porque se dedicam basicamente à obtenção e extração de matérias-primas, o elemento primário de toda a produção.

 Empresas secundárias ou de transformação: São as que processam as matérias-primas e as transformam em produtos acabados. São conhecidas como empresas produtoras de bens (ou mercadorias), isto é, de produtos tangíveis ou manufaturados, ou seja, todas as indústrias em geral.

 Empresas terciárias ou prestadoras de serviços: São aquelas que executam e prestam serviços especializados. Aqui se incluem os bancos, as financeiras, o comércio em geral, os hospitais, as escolas e universidades, os serviços de comunicações (rádio, TV, imprensa, telefonia, internet), e toda a extensa gama de serviços realizados por profissionais liberais (como advogados, contabilistas, engenheiros, médicos, dentistas, consultores).

Outro ponto relevante que a produção tem é de ser multidisciplinar, movimentando várias atividades por meio de subsistemas e sistemas entendidos por alguns autores por subprocessos e processos.

Na produção existem três tipos de sistemas de produção.

 Produção sob Encomenda: Sistema utilizado pela empresa que produz somente após ter recebido um pedido ou encomenda de seus produtos ou serviços. De acordo com a estratégia de venda, a empresa oferece o seu produto ou serviço ao mercado e quando recebe o pedido do cliente, elabora toda a programação para a confecção do produto ou serviço requisitado.

 Produção em Lotes: Sistema de produção utilizado por empresas que produzem uma quantidade limitada de um produto de cada vez. Essa quantidade limitada é denominada lote de produção. Terminado um lote de produção a empresa inicia imediatamente outro lote de produção e assim por diante.

 Produção Contínua: Sistema de produção utilizado por empresas que produzem um determinado produto, sem mudanças por um longo período de tempo. O ritmo da produção é acelerado e as operações são executadas sem interrupção. Por ser sempre o mesmo produto, o processo de produção não sofre mudanças e pode ser aperfeiçoado continuamente.

A produção faz parte de todas as cadeias da logística simultaneamente cumprindo com vários papéis, bem como satisfazer necessidades do cliente, gerar riqueza, agregar valor, distribuir a riqueza gerada, respeitar o meio ambiente e colaborar com a comunidade, promovendo a sustentabilidade.

Planejamento e Controle da Produção (PCP)

“Planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão do futuro influencia as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro”. Assim sendo, para que se tenha um bom processo de planejamento, deve-se ter uma visão adequada do futuro, de acordo com a eficácia dos estudos relacionados às simulações dos processos de fabricação.

Qualquer empresa que venha pensar em reduzir custo e maximar lucro deve ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com