TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Exames: ATPS DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Essa Atividade Prática Supervisionada, nos dará, uma oportunidade de compreendermos um pouco mais sobre o Desenvolvimento Econômico, esperamos concluí-la com exatidão, desenvolvendo as etapas de forma clara e correspondente com o que se pede. Esse desafio é de muita valia e importância no aprendizado do EAD.

PRODUTO INTERNO BRUTO ( PIB )

No final dos anos 80, os resultados de estudos originais elaborados por Fernando Fajnzylber se tornaram a base do projeto de transformação produtiva com equidade. Utilizando-se de informações do Banco Mundial, Fajnzylber investigou o ritmo de crescimento anual do PIB ( per capta ) de diversos países caracterizadas como industrialização tardia, incluindo os países latino-americanos, no período de 1965 a 1986, bem como a variação no nível de equidade desses países, medido pela relação entre a renda de 40% da população de renda mais baixa e 10% da população de renda mais alta. Para países avançados essa relação de equidade resultou num quociente de 0,8, o que significa que os 40% da população de renda mais baixa tinha uma renda equivalente a 80% da renda dos 10% mais ricos, e o crescimento anual médio do PIB para o período analisado foi de 2,4% ( Fajnzylber 1990ª ).

Para comparar analiticamente a evolução dos países de industrialização tardia nesses dois critérios, procedeu-se ao cruzamento dessas duas variáveis, tendo como linha divisória do dinamismo o crescimento médio do PIB per capta dos países avançados no período de 1965 a 1986 – 2,4% -, e como linha divisória da equidade a relação entre os 40% mais pobres e os 10% mais ricos, tomando o cuidado de utilizar como meta somente a metade do nível da equidade prevalecente nos países industrializados, ou seja 0,4. Cruzando essas duas variáveis, gerou-se uma matriz de dupla entrada que mostrava quais países havia alcançado ( ou não ) a taxa de crescimento definida como meta e o nível de distribuição considerado desejável.

ÍNDICE DE GINI

O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador de grau de concentração especial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica - um estado, uma região ou mesmo todo um país. Neste caso, verifica quais atividades são regionalmente mais concentradas.

O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz - um dos investimentos analíticos mais usados para compreender e desigualdade.

A CURVA DE LORENZ

A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem os seguintes passos:

a) Ordena -se a população por renda domiciliar per capta

b) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%

c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.

Cálculo e Análise do Índice de Gini

O Índice de Gini é calculado a partir da área formada pela Curva de Lorenz e a linha da perfeita igualdade. Dividindo essa área a pela área de plena desigualdade, formada pela área do triângulo ABC.

a

G =--------

a + b

A análise do Índice de Gini para o Brasil revela que o país possui, historicamente, uma das piores distribuições de renda do mundo. Com base nos dados do Índice de Gini, o Relatório do Desenvolvimento Humano de 2006 aponta o Brasil como um exemplo de melhoria na distribuição de renda se comparado aos anos anteriores, dada a queda apresentada pelo índice, o que retrata uma melhoria na distribuição de renda do país.

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ( IDH )

O Índice de Desenvolvimento Humano IDH ) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sem, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem-estar de uma população. Desde 1991 vem sendo atualizado e divulgado pelo programa das Nações Unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países.

Trata-se de um índice que se contrapõe a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto ( PIB ) per capta, e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana.

O IDH varia de 0 ( zero ) a 1 ( um ) e representa uma medida conjunta de três dimensões de desenvolvimento humano:

1. a renda, medida pelo PIB per capta, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada pais;

2. a longevidade, medida pelos números der expectativa de vida ao nascer:

3. a educação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.

Deve-se mencionar, no entanto, que o índice não é uma medida abrangente do desenvolvimento humano, pois deixa de incluir indicadores importantes como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e a desigualdade.

No Brasil, o índice pode ser consultado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

Para calcular o IDH

O cálculo do IDH de uma localidade faz-se com a seguinte média aritmética:

IDH = L + E + R/3

Em que:

L = Longevidade

E = Educação

R = Renda

. L = EV – 25/60 ( em que EV = expectativa de vida )

. E = 2TA + TE / 3 ( em que, TA = taxa de alfabetização e TE = taxa de escolarização )

. R = log10PIBpc – 2 / 2,60206 ( em que, log 10PIBpc = logaritmo decimal do PIB per capta

PAÍSES QUE COMPÔEM O BRICS

O BRIC é considerado um grupo de países em desenvolvimento que possuem, em comum, potencial para obtenção de um acelerado crescimento econômico. No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com