TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Desenvolvimento Economico

Casos: ATPS De Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  3.617 Palavras (15 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO PALMAS ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ORGANIZADORES:

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

PALMAS/TO

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO PALMAS ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Trabalho de artigo apresentado ao Curso Administração de Empresas da Universidade Anhanguera - UNIDERP – Centro de Educação a Distância, para a disciplina: Desenvolvimento Econômico.

Turma: N 52

Tutor presencial:

PALMAS/TO

2014

Sumário

INTRODUÇÃO 4

CONCEITO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO 5

BRICS 8

DESENVOLVIMENTO E IDH 11

As principais evoluções dos indicadores dos BRIC’s 12

IDH PALMAS-TO 13

Economia industrial, ciencia, tecnologia e inovação 14

produção interna e externa 11

Reflexoes sobre a carga tributaria 14

A FORÇA DO ENSINO SUPERIOR 15

COMPARAÇÃO DA EVOLUÇÃO DOS BRICS 16

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 17

INTRODUÇÃO

Considerando como definição de que o crescimento de uma economia pode ser mensurado pelo aumento de alguns fatores como força de trabalho, receita nacional poupada e investida reserva de capital e aperfeiçoamento tecnológico, ou de uma forma mais simples e quantitativa pela soma de bens e serviços produzidos por uma nação e divididos por o total de habitantes. Em suma o desenvolvimento econômico é um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo. O estado de prostração econômica de diversos países revela a questão do desenvolvimento está longe de encontrar respostas adequadas para redução da desigualdade entre países ricos e pobres, onde temos mais de dois terços da população mundial vivendo em condições de extrema pobreza, ou seja, a maior parte da população do planeta permanece marginalizada dos benefícios do crescimento econômico.

CONCEITO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

O desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos países ou estado que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico. Uma vez iniciado do desenvolvimento econômico tende a ser relativamente automático ou autossustentado na medida em que no sistema capitalista os mecanismos de mercado envolvem incentivos para o continuado aumento do estoque de capital de conhecimento técnico. Isto não significa que as taxas de desenvolvimento serão iguais para todos pelo contrário, variarão substancialmente dependendo da capacidade das nações de utilizarem seus respectivos estados e sua principal instituição econômica, o mercado para promover o desenvolvimento.

Os dois fatores fundamentais a determinar diretamente o desenvolvimento econômico são taxa de acumulação de capital em relação ao produto nacional e a capacidade de incorporação do desenvolvimento capitalista é a existência ou não de uma estratégia nacional de desenvolvimento.

Na medida em que uma sociedade nacional revela suficiente coesão quando se trata de competir internacionalmente ela aproveitará melhor os recursos e as instituições de que dispõe para crescer. O crescimento da produtividade de um país depende diretamente da acumulação de capital e da incorporação de professo técnico à produção. Investimento e progresso técnico por sua vez, dependem em geral da qualidade das instituições formais (políticas, leis) e informais (práticas sociais ou usos e costumes) que cada sociedade nacional estiver adotando.

Quando uma sociedade é capaz de conformar essas instituições e políticas econômicas para que elas assumam o caráter de uma estratégia nacional de competição internacional aumenta a probabilidade de que as taxas de desenvolvimento sejam mais altas.

PIB: é o Produto Interno Bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma região, Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado é dividido pela quantidade de habitantes de um país, quanto maior o PIB, mais demonstra o quanto esse país é desenvolvido, e podem ser classificados entre países pobres, ricos ou subdesenvolvimento.

Índice de Gini: é uma medida de concentração ou desigualdade, é comumente utilizada para calcular a desigualdade da distribuição de renda, aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de "0 a 1", onde o zero corresponde à completa igualdade de renda, ou seja, todos têm a mesma renda e um que corresponde à completa desigualdade, isto é, uma só pessoa detém toda riqueza, e as demais nada tem.

Curva de Lorenz: é um gráfico utilizado para representar a distribuição relativa é variável que nos permite descrever e analisar a distribuição de renda em uma sociedade, além de permitirem que ordenem distribuições de renda sob um ponto de vista de bem-estar.

A curva Lorenz é uma curva que expressa à relação entre a proporção de pessoas com renda pelo menos tão elevada do que determinado valor e a proporção de renda recebida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com