TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Economia

Artigos Científicos: ATPS De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É ECONOMIA E QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS?

Economia é a ciência que estuda como a sociedade decide empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços a fim de satisfazer as necessidades humanas. É uma ciência social que ajuda a sociedade a empregar seus recursos “salários, bens e serviços”.

Seus principais conceitos são escolha, escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição.

QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ECONÔMICOS E OS PRINCIPAIS SISTEMAS ECONÔMICOS?

São problemas econômicos:

a)o que e quanto produzir: a sociedade precisa escolher quais os produtos a produzir e a quantidade para ser fabricada, esta situação acontece devido a escassez de recursos de produção.

b)como produzir: os produtores escolhem os recursos e os menores custos para realizar a produção.

c)para quem produzir: a sociedade que faz parte desta distribuição, decorrem da oferta e da demanda e também dos salários.

São sistemas econômicos:

a)sistema capitalista ou economia de mercado: é o mercado que controla é uma propriedade privada.

b)sistema socialista ou economia centralizada ou até mesmo economia planificada: são controladas por um órgão competente de planejamento, é uma propriedade pública.

CONCEITUE MERCANTILISMO E FISIOCRACIA

Mercantilismo: regulava e controlava as riquezas de um país, tinha seus métodos para o acúmulo de metais, que de acordo com a política mercantilista a força de um país era medida devido o estoque de metais preciosos.

Fisiocracia: para os fisiocratas a maior riqueza de um país era a terra a natureza, de onde provinham os bens maiores, a lavoura, a pesca, a mineração. A teoria acreditava que não era nenhuma organização que iria aumentar as riquezas e sim somente a terra teria esta capacidade.

A TEORIA NEOCLÁSSICA E A TEORIA KEYNESIANA

Foi através da teoria clássica de Adam Smith e David Ricardo que surgiu a teoria neoclássica.

No período neoclássico eles defendiam os aspectos da microeconomia. Neste período a economia era auto regulada, eles não visavam à macroeconomia.

Já a teoria Keynesiana teve inicio com a publicação do livro de Keynes “Teoria Geral do emprego, dos juros e da moeda”. Para Keynes o mercado não é auto regulado como pensam os neoclássicos ,Keynes defende que o Estado deve interferir na economia. Esta teoria regulou os benefícios de padrões mínimos de vida para os trabalhadores.

REFERÊNCIA

VASCONCELOS, Marco Antônio Sandoval de; GARCIA, Manuel E. Fundamentos de Economia, 2013. Ed. Especial Anhanguera – São Paulo: Saraiva, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com