TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Engenharia De Metodos

Pesquisas Acadêmicas: ATPS De Engenharia De Metodos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 2

2. Objetivo

Estudar a operação de paletização das caixas do produto PJB-47 e elaborar um método

eficiente de trabalho, com o desenvolvimento de um programa de treinamento para essa

operação.

3. Desafio

A empresa JB atua no segmento de componentes plásticos para a indústria automobilística e, nos últimos anos, fechou vários novos contratos, o que a levou a uma expansão da planta industrial e contratações de novos funcionários.

Recentemente, foi criada uma nova linha para distribuição de um de seus produtos, chamado de PJB-47, que, na realidade, é uma montagem composta por outras peças plásticas. As peças que a compõem são separadas e levadas até a área de montagem, são embaladas e colocadas em caixas de papelão com 10 kg cada, nas dimensões de 60 x 40 x 20 cm; em seguida, paletizadas, transportadas e colocadas em racks porta-paletes no depósito. A paletização das caixas é realizada no próprio local onde são embaladas, e quatro funcionários/turno fazem a operação no mesmo setor de embalagem onde trabalham em dois turnos, de 2ª. a 6ª. feira, com muitas faltas e rotatividade de funcionários.

A JB foi criada na década de 1990 por um ex-funcionário de uma empresa do mesmo segmento e, recentemente, teve um aumento considerável na produção e fornecimento desses materiais. O filho mais velho do proprietário está no início do curso de Engenharia de Produção e insiste com o pai para introduzir novas ferramentas de gestão e produção; porém, ainda sofre resistência,pois, na visão do pai, o negócio está bem, sempre trabalhou dessa maneira e funcionários de produção são assim mesmo. Porém, de tanto insistir, o pai resolveu dar uma oportunidade para o filho solucionar o problema que está enfrentando com esses funcionários que fazem a paletização dessas caixas.

4. . Etapa 1

Aula-tema: Fundamentos da Engenharia de Métodos/Resolução de Problemas

Esta atividade é importante para que você observe operações e, a partir dessas observações, identifique os problemas relacionados a essa atividade.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

4.1 Passo 1 (Aluno)

Pesquisar, em sites e livros da área de Engenharia de Métodos, sobre a evolução dos estudos ao longo do tempo, obtendo informações sobre:

1. Histórico

Durante muito tempo houve discussões relativas ao que era mais importante estudo de tempos ou de movimentos, então percebe-se que não há distinção, entretanto um completa o outro. O que se recomenda é a realização do estudo de movimentos antes do estudo de tempos, movimentos racionalizados levam a um melhor resultado em tempo.

É importante ainda, entender que a aplicação do estudo de tempos e de movimentos de maneira rígida, utilizadas as melhores ideias de Taylor e de Gilbreth.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com