TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Estatistica

Artigos Científicos: ATPS De Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  3.426 Palavras (14 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo

Denominada do latim, a palavra estatística significa “estado”. Este termo provém do primeiro uso da estatística eu tinha como função o registro de dados, como nº de habitantes da população, nº de casamento e a elaboração de tabelas e gráficos para descrever resumidamente um determinado país em números.

Passar do tempo a estatística evoluiu, tornando-se uma ampla e complexa ciência, tirando conclusões sobre o conjunto todo a partir de amostras representativas.

A estatística é definida por ser um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, à apresentação (organização, resumo e descrição), à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão.

A estatística trabalha com dois conjuntos de dados: o universo e a amostra. Apesar de a estatística se preocupar em obter informações sobre a população, dificilmente ela estuda todos os componentes da mesma (censo).

Não existem estatísticas especiais, como bioestatística e estatística econômica, mas sim aplicações específicas de estatística em determinadas áreas, o que leva a dividir a estatística especificamente para questões didáticas.

Abstract

Named from the Latin, the word statistics means "state". This term comes from the first use of statistics as a function I was recording data such as number of inhabitants of the population, number of marriages and drafting tables and graphs to describe briefly a country in numbers.

Over time the statistic has evolved, becoming a large and complex science, drawing conclusions about the whole thing from representative samples.

The statistic is defined to be a set of methods specially suited to the collection, presentation (organization, summary and description), the analysis and interpretation of observational data, aiming at understanding a specific situation for making the decision.

The statistical works with two sets of data: the universe and sample. Although the statistical worrying about getting information about the population, hardly she studies all the same components (census).

There are no specific statistics, such as biostatistics and economic statistics, but specific applications of statistics in certain areas, which leads to split statistics specifically for didactic purposes.

1. INTRODUÇÃO

O estudo à Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Analisa parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

Esta ciência nos fornece técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, tem por objetivo extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

Embora recente na área de pesquisa, a Estatística remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Após a idade média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença.

Na área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidos de forma ruidosa e incerta.

As informações estatísticas são concisas, epecíficas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar seu desempenho, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

1. A ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO

A utilização da Estatística deve ser estudada por todo e qualquer profissional que queira ter lugar no mercado de trabalho, visando que na sociedade moderna instauraram-se novas exigências de leitura dos códigos e linguagens nos meios de comunicação e no cotidiano das organizações.

Hoje em dia quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e Internet lançam mão de modelos estatísticos como gráficos, diagramas, tabelas e pesquisas para integrar e enriquecer seus conjuntos de informações a serem divulgadas para a população. E nisso inclui o sistema empresarial que se utiliza da estatística como ferramenta para gerenciar seus atos comerciais.

Atualmente, a empresa é uma das vigas-mestras da Economia. A direção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com