TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Estatistica

Exames: ATPS De Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  3.437 Palavras (14 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 14

1 ETAPA 1:

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

Apesar de a Estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Após a idade média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

1.1 Controle Estatístico do processo de usinagem de peças automotivas: um estudo de caso em uma empresa do Centro Oeste de Minas Gerais

Este trabalho tem como objetivo um estudo de caso quanto ao sistema de CEP (Controle Estatístico de Processo) em uma empresa de usinagem, a fim de estabelecer um controle de processo durante a fabricação, evitando a ocorrência de anomalias no final do processo produtivo, pois as mesmas serão analisadas e tratadas durante o processo.

A empresa em questão está situada no Centro Oeste de Minas, onde tem como processo e produto a usinagem de peças em ferro fundido cinzento e nodular, para veículos pesados. A produção é realizada através de tornos e centros de usinagem, todos os tipo CNC, ou seja, máquinas de processo totalmente automáticas, e é onde será realizado o controle estatístico através da coleta de dados amostrais de produção. A empresa tem a capacidade produtiva diária de aproximadamente 10.000 peças dia, onde será realizado um estudo amostral de 125 peças por produto estudado.

A análise de dados enquadra-se como uma pesquisa quantitativa e, por se tratar de estudos de quantidade e frequência de anomalias de processo e uma pesquisa Teórico-empírica, onde segundo Lüdorf (2004), trata-se de uma pesquisa bibliográfica, mas que terá também uma coleta de dados na fonte do problema, de onde serão extraídas informações para a análise e estudo de causas. E segundo Marconi e Lakatos (2010), trata-se de um estudo através de amostragem probabilística, onde tem como característica primordial a submissão dos dados a um controle estatístico, na investigação e execução dos métodos de trabalho, não se deve concentrar em apenas uma técnica de análise, e sim em todos os tipos cabíveis que forem necessários ou aprimorados para a situação em questão. Através disto os resultados serão trabalhados utilizando as ferramentas do CEP e planilhas de EXCEL e software MINITAB, as quais irão auxiliar nos cálculos das amplitudes e médias de processo e confeccionados os gráficos de controle e histograma, para facilitar a interpretação dos dados, e as demais ferramentas serão utilizadas na detecção e solução das possíveis anomalias.

O processo é realizado por um torno vertical CNC (Comando Numérico Computadorizado), e ferramenta de usinagem com ponta em pastilha tipo vídia lisa. O tambor é fixado no torno com castanhas retas, apoiadas na lateral externa do tambor de freio. O sistema de usinagem é realizado com uma razão de avanço de 0,7 mm por giro.

O material do tambor de freio é em Ferro Fundido Cinzento, estrutura que favorece a troca de calor do material, mas de resistência mecânica reduzida (200 Mpa mínimo), e por este motivo causa a ovalização do diâmetro da pista de frenagem do tambor de freio, devido o seu aquecimento durante o processo de usinagem causando a dilatação e contração do metal. E como o ponto de fixação do tambor na castanha é reto e de pouca área de contato, esta não consegue prevenir a variação, e consequentemente ocorre o problema em questão (ovalização).

O controle do processo é estabelecido através do Plano de Controle, o qual é a ferramenta que define os pontos críticos do processo, onde são estabelecidas as medições a serem realizadas e também sua frequência de inspeção a ser e registro.

1.2 Obtenção de dados e Planejamento da melhoria

A coleta de dados é realizada através do Registro de Inspeção (RI), respeitando a frequência estabelecida no Plano de Controle.

Para identificação do problema, foi realizado um estudo de CEP do processo, conforme para avaliação da capabilidade e desempenho do mesmo, utilizando uma planilha de “Process Capability Certification Report” (Certificado de Verificação de Capabilidade do Processo), que utiliza a plataforma do software Excel.

Percebe-se uma grande variação entre os resultados obtidos durante o processo de produção, conforme análise do Histograma (GRAF. 1). Os índices de capabilidade e performance também não foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com