TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Planejamento E Controle De Produção

Pesquisas Acadêmicas: ATPS De Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO 6º Semestre

Planejamento e Controle da Produção

Tutor da disciplina: Kelly Alves de Oliveira

Professora da Disciplina:

Tutor à Distancia: Elaine Oliveira Foster Reis

Brasília-DF

/10/2014

SUMÁRIO

1. Introdução á Planejamento e Controle da Produção (PCP)¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-----------------3

1.1 Planejamento e Controle da Produção_______________________________________3

2. Importância do Planejamento e Controle da Produção____________________________3

3. Objetivos do Planejamento e Controle da Produção______________________________4

4. Quando e como utilizar o PCP______________________________________________4

5. Resumo________________________________________________________________6

6. Relatório_______________________________________________________________8

7. Leitura de Sistemas de PCP_______________________________________________10

8. Sistema de programação da produção_______________________________________11

9. O Impacto estratégico das decisões resultantes de um sistema de PPCP____________11

10. O conceito de sistema de programação da produção___________________________12

11. O Impacto resultado da Implantação de um sistema da programação da produção___13

12. Uma proposta de classificação dos sistemas de programação daprodução_________13

13. Conclusão____________________________________________________________14

14. Relatório Final___________________________________15

15. Bibliografia_____________________________________________18

Introdução

O planejamento é uma função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos da melhor maneira. O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focalizar o futuro.

Sendo assim as empresas precisam realizar o planejamento de forma antecipada e de controlar de forma adequada sua produção.

O Planejamento e Controle de Produção (PCP) planejam e programam a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, para tirar o melhor proveito possível em termos de eficiência e eficácia da empresa, além de manter uma rede de relações com as demais áreas da empresa.

PCP - Planejamento e Controle da Produção

Idalberto Chiavenato, aborda o planejamento e o controle da produção são necessários para se atingir os objetivos pretendidos pelas organizações e empresas e proporcionar desenvolvimento. Planejamento e controle são, respectivamente, a primeira e a última etapa do processo administrativo. O planejamento determina os objetivos e como atingi-los de forma eficiente; o controle verifica e assegura o desempenho. Aliar planejamento a controle é comparar o programado e o realizado, é agregar qualidade, flexibilidade e melhor custo. O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. (MOREIRA, 1999, p. 7). Slack et al (1997, p. 322) afirmam ainda que “planejamento e controle é o processo de conciliar demanda e fornecimento”.

2. Importância do Planejamento e Controle da Produção

O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Os planos são baseados em expectativas, durante sua implementação as coisas nem sempre acontecem como esperado, pois os consumidores mudam de ideia sobre o que querem e quando querem, os fornecedores nem sempre cumprem a pontualidade de entrega, as máquinas podem quebrar , funcionários podem faltar , e assim pode acontecer diversos problemas que interfere no planejamento, é ai que entra o controle de Produção , que é um processo que lida com essas variações, esse processo cuida da reformulação do planejamento a curto prazo.

3.Objetivos do Planejamento e Controle da Produção

O Planejamento da Produção tem como propósito, fazer a ligação entre suprimento e demanda que garantirá que os processos produtivos ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços requeridos pelos consumidores. (ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO . Nigel Slack, stuart chambers , Robert Johnston. Pg.283).

Em tudo é necessário planejamento. Na Produção quando não há um planejamento bom, há falta de materiais, eficiência baixa, pouca produtividade, podendo até entrar nesse campo a falta de motivação de um funcionário, já que se a qualidade de desempenhar seu trabalho é escassa ele perde a vontade de fazer um trabalho adequado, pois não se sabe até quando dará para realizá-lo sem problemas. A função do PCP requer um modo de pensar que objetive responder a indagações referentes aos diversos questionamentos sobre o que será feito, como, por quem e com que recursos, bem como onde e quando será executado. O objetivo global do PCP não envolve somente o planejamento, mas também a programação (definição de quando fazer) e o controle do que foi estabelecido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com