TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De TGA

Dissertações: ATPS De TGA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  3.962 Palavras (16 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

No presente trabalho, serão apresentados diversos conceitos de Administração ao longo da história, observando as escolas de administração que surgiram e os principais autores das teorias administrativas que revolucionaram o modo de pensar das organizações de modo geral até os dias atuais.

Observando todo o contexto da Revolução Industrial, será possível compreender o quanto ainda vivemos numa constante revolução em nosso cotidiano, pois a cada dia a tecnologia se multiplica e faz com que empresas e pessoas, de maneira geral, se adequem ao sistema implantado por essa revolução.

Será abordado, baseado no filme Tempos Modernos, o estresse vivenciado por trabalhadores dentro das organizações, tanto na época em que se deu o filme, como atualmente, onde será destacado o quanto as empresas manipulam seus funcionários a fim de obterem mais resultados e reduzirem o tempo ocioso desses colaboradores.

Por fim, será mostrado um estudo de caso da Padaria Q Pão, um empreendimento que vem padecendo por conta de um mau gerenciamento por parte de seu proprietário, o Sr. Bread. Serão apresentadas soluções eficazes, baseadas nos Princípios da Escola Clássica da Administração, que o ajudaram a obter de volta todo o sucesso de seu negócio e a confiança, satisfação e respeito por parte de seus colaboradores.

ETAPA 1

Passo 1

1) O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência, ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos. Pressupõe-se a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns.

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

A Administração também é definida como a ciência social que estuda e coordena as práticas usadas para administrar. Administrar não é fácil como se pensa, envolve toda uma questão de planejamento (curto, médio e longo prazo) onde se projeta os objetivos a serem alcançados, organização dos recursos que auxiliarão a atingir o objetivo, controle destes recursos e direção dos mesmos. O administrador além de conhecimento (formal - aprendido em escolas e cursos ou informal - experiências de vida), deve ter habilidade e atitude para guiar uma empresa rumo a um objetivo determinado previamente.

A administração, como qualquer outra área, passou por uma série de mudanças ao longo do tempo:

Administração científica (Taylor): baseada no homem/máquina

Administração clássica (Fayol): introdução das necessidades do homem

Administração burocrática (Weber): burocracia para melhorar o processo

Administração de recursos humanos, dentre outras.

A Administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas, porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas uma subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privada, com ou sem fins lucrativos.

Há autores que consideram a Administração uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utiliza de métodos e saberes de diversas ciências, como Contabilidade, Direito, Economia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, etc., e sabemos que a arte de administrar está presente em todas as áreas do nosso cotidiano, porém não se deve confundir a gerência de uma casa ou da vida pessoal, com a administração de uma instituição, pois a gerência corporativa requer conhecimento e aplicação de diversos modelos e técnicas administrativas, ao passo que a gerência pessoal pode ser feita por pessoas sem qualificações adicionais.

2) Os principais administradores foram Frederick Taylor, Henri Fayol, Henry Ford e Elton Mayo, porém Taylor é considerado o pai da administração. O mesmo nasceu em 1856 nos Estados Unidos e foi um dos primeiros de sua época a considerar o tempo e as divisões de trabalho e um dos pioneiros a mostrar a importância da ciência na administração. Entre suas principais teorias destacam-se:

• Os princípios científicos ao empirismo que procura criar a prática administrativa cientifica;

• Divisão do trabalho que se determina através de normas básicas a repartição de diferentes etapas das diversas atividades;

• Divisão de autoridade e responsabilidade que discrimina as tarefas de preparação e de administração aos seus respectivos responsáveis na execução do trabalho;

• Treinamento e seleção do trabalhador que permitia a qualificação do colaborador mediante a escolha e o treinamento;

• Coordenação entre as atividades com a cooperação entre colaboradores, supervisores e administradores;

Fayol, natural da França, por sua vez buscava uma visão mais ampla das organizações e elaborou uma teoria mais global da administração, ao contrário de Taylor que se preocupava com a linha de produção nas empresas. A sua teoria baseava-se em cinco funções:

• Função técnica: assemelha-se à atividade produtiva da organização;

• Função comercial: amplia-se nas funções de compra de produtos básicos para a expansão das atividades da empresa, assim como a venda dos bens ou trabalhos por ela fabricados;

• Função financeira:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com